domingo, 16 de junho de 2013

São Paulo vai parar, ô-lê, ô-lê, ô-lá!














Foto de uma das várias intervenções realizadas em São Paulo pelo movimento Passe Livre

Nossa colaboradora Amanda Jones, relata nesse texto sua percepção do momento em que vivemos, tendo como guia, o olhar de quem mora na cidade de São Paulo e é afetado pela crise que atravessamos. 





Pensamentos de uma observadora brasileira professora de classe média-baixa que usa transporte público
















               Durante a greve dos professores estaduais e municipais de São Paulo deste ano eu particularmente me deparei com algo que pensei só existir em mentes com mania de perseguição ou mesmo em filmes; a tal da manipulação das mídias.

 Não que eu desconhecesse o poder e a maneira distorcida de se contar a história presente nos meios midiáticos, porém, não acreditava que um país pudesse ser tão manipulável.

Charge de Marco Marilungo

        Trocar 1 por 2, omitir algumas coisas, não se comparam ao boicote (isso sim, boicote!) que houve durante a greve dos professores. 6 mil professores se tornaram 800, mais de 15 reivindicações sobre necessidades básicas para o funcionamento de uma escola, acabaram se tornando uma só; a salarial. E assim uma manifestação importante do estado de SP se tornou alguns gatos pingados chorando por um ‘aumento’.

Foto da manifestação na Av. Paulista no dia 12/06


E olhem só como a coisa não mudou. Agora com os atos do passe livre, a imprensa passou logo a fotografar e publicar SOMENTE as pontuais cenas de transgressão de alguns manifestantes. Por que, em nenhum outro jornal eu vi uma foto mostrando a dimensão e a organização que os atos estão apresentando? Por que somente depois de 5 dias de divulgação negativa em massa e jornalistas covardemente feridos, que alguns jornais mudaram o substantivo “vândalos” por “manifestantes”? Por que será que, ao mostrar o “confronto” entre o choque e os manifestantes, ninguém lembrou de falar sobre a tática do choque de bloquear as transversais da paulista e atacar por trás? E os argumentos deprimentes de alguns comentaristas que poderiam utilizar bem melhor suas habilidades de oratória? BOICOTE SIM.

Facilmente podemos encontrar no Youtube ou redes sociais vídeos feitos por manifestantes mostrando atos completamente covardes por parte da polícia, incluindo um que mostra manifestantes gritando em coro “sem violência”, desarmados, sem cometer nenhum ato de infração serem agredidos com balas de borracha, bombas de efeito moral, de gás lacrimogênio etc. O link segue ao final do texto.
Já não é difícil encontrar nos círculos sociais, família e mesmo no trabalho uma maioria de pessoas que além de apoiar os protestos tem uma boa percepção da diferença entre o noticiário e a realidade. É animador ver que tem muita gente atenta aos acontecimentos desta última semana.

E aí me vem uma mente preguiçosa que encontrou no discurso Jaborniano um argumento pronto: “a grande maioria dos manifestantes são filhinhos de papai, andam de carro, nem precisam de ônibus”. Tá ‘serto’, como diria um famoso meme por aí. Começa que, como foi que o seu Arnaldo descobriu a classe social dos manifestantes? Teve algum censo? E desde quando que a classe média deixou de fazer parte da população? Desde quando o transporte PÚBLICO é direito apenas de uma ou duas classes sociais?


De qualquer maneira, o transporte público não foi feito para “filhinhos de papai”, nem pra quem pode e tem um carro na garagem. Pelo menos não o desta cidade. Porque se fosse, não haveria tantos carros congestionando as inúmeras avenidas, tantas pessoas na parada de ônibus tentando entrar em um. As estações, os trens e o metrô seriam ambientes mais humanos, mais fáceis de respirar, mais respeitosos. Eu não teria que ver todos os dias os fiscais de empresas de ônibus empurrando as costas de alguém, que se pendura na porta do ônibus na esperança de chegar em casa cedo.  O transporte público aqui não é público. O transporte público aqui ofende a pouca dignidade de quem depende dele para se locomover. De quem tem o seu direito de ir e vir atropelado por um ônibus caindo aos pedaços com corpos encaixados entre os bancos como se fossem peças de Tetris, enquanto você, depois de pagar R3,20 (por mês, cerca de 30% do salário mínimo ida e volta)  para passar pela roleta, vê seu ponto ser ignorado porque o motorista, que acelera como se fosse fugir de suas frustrações, quis assim.
.

Estação da Sé em um fim de dia ‘normal’.
      
E novamente a vozinha do Jabor no meu ouvido perturbando “vão procurar algo mais importante para protestar, olha a PEC-37, a inflação, a alta do dólar”. Ai ai... Sendo bem didática, como uma boa professora: Como alguém que se diz preocupado com o rumo político deste país pode rejeitar completamente um movimento organizado, empenhado, determinado e APARTIDÁRIO que já se tornou nacional, simplesmente porque julga haver assuntos mais importantes? E há assunto mais importante agora do que a população retomar seu poder político? Um país acordar de uma apatia de anos e defender o que acredita? Isso é o que o senhor chama de ignorância política?
Afinal de contas, PEC-37, copa do mundo, lamaçal do congresso são questões que dependem desse nosso movimento. Logo, se essa fagulha apareceu, eu me recuso a jogar água, pelo contrário, vou buscar toda a lenha que eu encontrar pelo caminho.
E não me venham falar de partidarismo. Mania mais demodê essa do brasileiro de acreditar que não existe outra posição política além de esquerda e direita. Inclusive, eu já nem consigo identificar uma direita ou uma esquerda nessa bagunça toda. Logo, saia do seu quadrado enquanto você não é o último, senão um dia, ter essa polaridade política vai pegar tão mal quanto usar suspensórios.
Eu poderia aqui escrever mais um rio de palavras sobre a viabilidade da tarifa zero, mas nada seria tão objetivo, claro e concreto do que a fala de Lúcio Gregori, ex secretário de transportes de São Paulo, sobre sua proposta de tarifa zero na cidade. Então, segue o link:

 http://www.jornalggn.com.br/blog/ex-secretario-de-transportes-de-sao-paulo-afirma-que-tarifa-zero-e-possivel



Porque ironia às vezes cai bem
E para completar, mais alguns links interessantes:


Arnaldo Jabor me dando ânsia de vômito

Vídeo que mostra parte da agressão desmedida sofrida 
pelos manifestantes (infelizmente só encontrei 
no Facebook)

El Pais mostrando que sabe mais de nosso país que 
os brasileiros

Movimento Passe Livre