quarta-feira, 24 de abril de 2013

OUTRA NATUREZA




     LIVRO REVELA OLHAR DE ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS SOBRE A NATUREZA

Outra Natureza – 6 diálogos sobre a Amazônia é uma publicação que reúne a produção dos artistas Danielle Fonseca, Keyla Sobral, Luciana Magno, Melissa Barbery e Victor de La Rocque em diálogo com o curador Orlando Maneschy que será lançada na quarta-feira, dia 24 de abril, 19h, na Kamara-kó Galeria.
            Fruto do Projeto Outra Natureza, mostra selecionada pelo edital do  programa de exposições do Banco da Amazônia e realizada em seu Espaço Cultural, que reuniu esses cinco artistas sob a curadoria de Maneschy e apresentou a relação destes artistas com o ambiente em que atuam, o lançamento do catálogo amplia a reflexão e se dá dentro da mostra de Keyla Sobral – Tudo Tão Breve, criando uma ponte e um diálogo entre as mostras, ativando o circuito cultural de Belém.
            Em Outra Natureza – 6 diálogos sobre a Amazônia é apresentado um conjunto de obras de cada um desses artistas que revelam sua relação com a natureza e a paisagem, desdobrando, em textos e imagens, o território que foi apresentado na exposição. O projeto pretende por meio desse conjunto dar a ver a produção desses autores, facultando ao público, que terá acesso ao livro, obras e procedimentos empreendidos nos projetos de cada um dos artistas. Além disso, textos produzidos pelo curador ao longo dos últimos anos sobre a produção desses artistas viabiliza uma visão mais global da obra de cada um.
Assim, mais do que ser um recorte de um momento específico de uma exposição, a publicação consegue expandir seu escopo e reunir obras que foram realizadas ao longo dos últimos anos pelos artistas, formalizada no livro, expondo densidades e coerências desenvolvidas pelos mesmos em seus projetos individuais. Nesse sentido, temos um conjunto de obras de Danielle Fonseca que se debruça sobre a paisagem e sua relação com a literatura, filosofia e também o esporte, levando o leitor a observar como alguns ícones visuais vem se fazendo presentes em sua obra, como o farol, o mar e a ação performática da artista no ambiente natural, bem como convida-nos a perceber a sutileza e complexidade de suas ações dentro do ambiente natural. Já Victor de La Rocque, que vem desdobrando seu projeto Gallus Sapiens ao longo dos últimos cinco anos, lança um olhar arguto sobre o consumo desenfreado que vem se desenhando no país, articulando por meio da metáfora o pensar sobre o sujeito que nasce e vive para o consumo.
Um delicado conjunto de obras de Luciana Magno revelam processos de busca de contato e mimetização com corpo da artista com o elementos da natureza, como árvores e o rio, em que a artista busca a fricção com elementos orgânicos, em experimentações de corpo nesses ambientes documentadas em fotografia e video. Também buscando uma relação mais sensorial com a natureza, Melissa Barbery projeta seu olhar para o universo da baixa tecnologia, dos objetos luminosos “made in china” para pensar um jardim: seu Low-Tech Garden, projeto que nasce em 2007 e que se estendeu em intervenções urbanas, fotografias, e instalações, que recebe diversos desenhos de acordo com o local no qual é exibido; sendo que temos aqui um conjunto das diversas apresentações do trabalho, expondo a delicadeza contida no projeto e nas pequenas mudanças presentes nas diversas montagens. E detendo-se em uma paisagem interior, Keyla Sobral reúne cartografias, desenhos, pequenas frases, que constituem ambientes sentimentais, mapas e que ganham nova espessura nas páginas do livrinho.
Todos esses trabalhos colecionados na publicação constituem um documento importante desta recente produção artística, dando a ver o desenvolvimento dos projetos desses artistas ao longo dos últimos anos, bem como o acompanhamento por parte de Maneschy dessa produção, visualizada em textos escritos sobre o trabalho desses artistas, o que só foi possível de realizar graças ao patrocínio do Banco da Amazônia e que chega ao público no lançamento em parceria com a Kamara-kó Galeria.
Com design assinado por Breno Filo e direção de arte de Orlando Maneschy e Keyla Sobral, o livrinho pretende mostrar um recorte temporal da produção desses artistas e ser um estímulo a publicação da produção artística local. “Temos uma produção artística excelente na Amazônia, mas pouquíssimas publicações que deem conta dessa produção, ainda mais quando se pensa na produção dos artistas dentro de um determinado período, ou dentro de um recorte em torno de uma questão. É algo raro. Daí termos optado por fazer algo assim e termos encontrado, no Banco da Amazônia, a abertura para a realização disto”, afirma Maneschy.
Ao realizar o lançamento da publicação dentro da mostra de Keyla Sobral, reafirmamos as relações entre processos e obras dentro do fluxo do circuito cultural belenense a ampliamos as questões presentes tanto no livro, quanto na mostra da artista, buscando favorecer a reflexão sobre a produção artística contemporânea local, sendo uma ação expandida da mostra Outra Natureza, realizada no Espaço Cultural do Banco da Amazônia e com seu patrocínio.

SERVIÇO:
Lançamento da publicação Outra Natureza – 6 diálogos sobre a Amazônia
Local: Galeria Kamara-Kó
Rua Frutuoso Guimarães, 611
DATA: 24 de abril, (quarta-feira), 19h.
ENTRADA FRANCA.

Nenhum comentário: