sexta-feira, 20 de abril de 2012

Luvas para pedalar


Texto adaptado do site http://www.ireneposch.net/index.php?/arttech/early-winter-night-biking-gloves/


Aumentar a visibilidade é um grande problema para os ciclistas urbanos. As luvas com LEDs acendem quando a mão do ciclista é levantanda de punho fechado para ligar as luzes.
Nas Luvas Biking da noite originais, são feitas de: Um par de (lã) as luvas, fio condutor, 5 LEDs e uma bateria tipo moeda.

w,jejgndkjfbgndfglndf,bgnfd,nd,fvn,fdvn,dnv,dfnv,dfnv,fdnv,mnv,nfd,vnfd,vnfd,vndf,vmn


Encontrei esse texto em um blog de um professor de Fortaleza.Ele disponibiliza algumas traduções de textos e esse abaixo especificamente nos põem pra pensar em relação a produção teórica européia, especificamente, a pretensiosa produção francesa atual e seus buracos. Em outras palavras eu te amo S.H.    

Inflação, Urgência e Doutrina
Há um aspecto que venho insistindo com meus alunos já faz algum tempo quando o tema recai sobre teorias e exegeses contemporâneas: vivemos numa época de extrema inflação de discurso.
Quer dizer, há uma verdadeira febre por se produzir interpretações da realidade. E por se reproduzi-las com pequenas variações fazendo de conta que se está inaugurando uma nova linha de pensamento. Seja na filosofia, na sociologia, na história, na literatura.
O ponto é que a maioria dessas interpretações constituem tão-só modelos teóricos ocos, incongruentes ou perfeitamente datados.
São elaboradas para suprir uma demanda constante da academia. Uma espécie de sistema de moda do tipo que se retroalimenta cada vez mais em doses cavalares, já que as universidades mais e mais se assemelham a grandes empresas que se regem pela lógica do lucro – da usura, se diria no Medievo. O certo é que não retêm nenhum compromisso mais cerrado com a realidade e com a história. Com a verdade. Com sua busca.
Aqui no Brasil isso é ainda mais caricato, porque, claro, vivemos de macaquear os modelos teóricos europeus. Lévi-Strauss, discorrendo sobre o esquema mental dos alunos da USP de seu tempo, em certas páginas lapidares de Tristes Trópicos, nos dá testemunho disso já àquela altura, quando nos assegura que eles se compraziam em ostentar novas teorias como roupas novas. Ou declinar o nome de um novo teórico, desconhecido pelos demais colegas, com um gozo todo próprio. Como se possuíssem a receita de um novo prato. Uma guloseima que os outros ainda desconheciam, não haviam degustado. 
E, no entanto, o conhecimento que tinham dos clássicos, da tradição e de uma formulação menos empacotilhada de pensar era sofrível. Ou seja, esse zelo cosmopolita pela teoria nova os tornava ainda mais provincianos. Coisa que, aliás, num certo sentido, São Paulo prossegue sendo. O próprio Lévi-Strauss aponta para o fato de seus estudantes paulistas estarem pelo menos seis meses mais “adiantados” que ele próprio na recepção de novas teorias. Mas serem inteiramente incapazes de se dedicar a um assunto com um mínimo de zelo monográfico ou por meio de um recorte mais profundo, menos refém desse sistema de modas acadêmicas e dessa erudição de pacotilha.
Há, de outro modo, aqui, uma distância abissal entre os teóricos europeus que experimentaram as agruras das guerras mundiais e os que vieram depois. Os primeiros, por viverem em tempos sombrios e de escassez, eram forçados a produzir um conhecimento muito mais refinado – no sentido de também muito mais urgente. Ou seja, é como se tivessem de sumarizar algo a cada página, a cada linha, a cada vírgula, pois eles próprios não tinham a certeza de amanhecer vivos no dia seguinte.
Muito diversa é a atitude dos que ainda não eram maduros nessa situação-limite. Ou dos que nasceram e cresceram sem tê-la vivido na carne: a fome, a pobreza, a falta de agasalho e esperança, as violências e incertezas da guerra, os invernos mais rigorosos, o medo. Tudo tão ao largo do virtual ou da "dobra". Do preciosismo rococó do pensamento ensimesmado e, no fundo, narcisista de nossos dias. Esse mesmo - que é produzido pelos que foram, enfim, pouco ou nada afetados por essas urgências - não confere também urgência ao pensamento. Pouco se empenha em pregueá-lo em torno de essências. Costuma, do contrário, ser mais cínico, prolixo. Abertamente sem compassividade, como um coração se encontra até num cínico daqueles tempos [penso, aqui, em Bataille, por ilustração]. 
Obviamente esses pensadores do depois se envergonham dos crimes praticados durante as guerras. Mas, em geral, como não é tão improvável presumir, envergonham-se do modo equívoco. Não tomam esse opróbrio como fator de sincera releitura daquele momento histórico de vexame. Preferem, de algum modo, mascarar esse vexame de formas diversas. E não permitir, assim, que ele seja a chave inarredável para a abertura de novos limiares de entendimento do passado. O que é essencial para a saúde do presente. A leitura que fazem está muito mais a serviço de legitimar uma pan-Europa oca, que se compraz ainda mais em consumir bens que os norte-americanos. Que dá voltas em torno do próprio umbigo. Que segue vampirizando as delicadas especificidades de cada cultura nacional (no que esse conceito tem de menos obtuso, de menos patriotada, etc.) em prol de uma unificação econômica que sufoca a diferença e padroniza. Sobretudo a vida dos países menores ou menos centrais. 
Quase por toda parte na Europa Continental houve essa conspurcação dosLager nazistas de um lado e dos Gulags de Stálin (ou algo que o valha) do outro. Esbirros do nacional socialismo e do comunismo de estado grassavam por toda parte. Ambos são sintomas também do paroxismo a que chegou a adoração cega do Estado laico. E também não se deve olvidar que uma considerável fração dos crimes de guerra foram praticados pelos próprios aliados. Monstruosidades que passam pelo bombardeio de Dresden. Ou por varrer do mapa por bombas atômicas duas cidades japonesas.
Em países como a França o fantasma do colaboracionismo, da traição – que passa longe de ser uma prerrogativa de um punhado de intelectuais sequiosos por não se ver desvestidos de seus privilégios - deixou fundas marcas, porque foi abraçado por considerável parcela da população. E nem por sombras tudo isso foi plenamente dimensionado. Daí que seja justamente a França o centro irradiador máximo dessa perspectiva inflacionária do discurso do pós-guerra.
Isso, apesar de haver produzido, só uma geração antes, autores fundamentais para a compreensão de nosso tempo (e dentro dessa perspectiva da urgência). Entre outros, o historiador Marc Bloch, o poeta Paul Valéry, a filósofa Simone Weil, o escritor Albert Camus, o cineasta Robert Bresson, o romancista George Bernanos.
Impressiona a ênfase que todos esses escritores ou artistas depõe sobre a necessidade da pobreza. Da pobreza de meios. Dos perigos do número. Da necessidade de construir uma mundividência não enciclopédica mas recortada sobre umas poucas, parcas referências. E também de não tomar arte e cultura como sucedâneas de um ímpeto espiritual análogo ao religioso. Uma espécie de fetiche tão presente nos dias de hoje, em que a figura do curador, do professor de pós-graduação, do artista multimídia (que mais discorre sobre seu trabalho que o realiza) parece cristalizar a presença do sacerdote ou do xamã. Ao menos aos olhos de uma classe-média ávida por demonstrar sua recém-adquirida “erudição”. Mas uma erudição de consumidores. Que se pode tomar prêt-a-porter. Eventos como bienais de arte, feiras do livro, mostras de pintura, encontros e simpósios acadêmicos, oficinas (sic) de arte, cursos de redação criativa ou instalações de arte visual ganham uma dimensão sacra. Análoga à dos sínodos católicos. 
A internet ampliou desmesuradamente essa inflação de discurso ao tornar o que já vinha sendo arrasado pelos pós-estruturalistas franceses – com sua lassidão de discurso – num vastíssimo empório de platitudes. Hoje todos somos eruditos. Mas não há mais eruditos.
Pode-se ter no clique do mouse a notícia instantânea sobre um escritor pré-modernista armênio. Mas não se pode ter muito mais do que isso. Ou seja, haverá sempre uma informação "nova"– e rasa – que nos impedirá de realmente possuir, em toda sua inteireza e dignidade, a obra desse escritor. 

Ruy Vasconcelos

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Muita coisa pra fazer e ver

CINE OLYMPIA


Mostra Cultura de Documentários. Dia 19/4: “Mora na Filosofia”, de Júnior Braga. Dia 20/4: “Saudade da minha Terra”, de Nélio Palheta e Aladim Júnior. Dia 21/4: “Camisa de 11 Varas”, de Walério Duarte. Sessões às 18h30, com entrada franca. Em maio, nova programação, de 22 a 27. Mais informações: http://www.portalcultura.com.br/.


OFICINA "A VÍDEODANÇA - A co-presenç​a de linguagens​"

O curso tem como objetivo principal uma abordagem da vídeodança via semiótica. Para isso, inicialmente, será discutido o que é a vídeodança, conceituadas as diversas linguagens presentes neste discurso. Em seguida, será feita uma introdução aos princípios básicos da vídeodança, os efeitos estéticos por ela produzidos, a partir de análise e produção de vídeodanças.


Para público em geral interessado em aprofundar-se no conhecimento da arte da vídeodança como linguagem e enquanto fenômeno estético.

A semiótica tem se mostrado uma ciência eficaz e produtiva para estudar o discurso artístico. A leitura semiótica da vídeodança tem o objetivo de construir-lhe o sentido através do exame minucioso dos procedimentos utilizados e os efeitos estéticos por ela produzidos. Assim é possível compreender os mecanismos de criação do belo na dança e na linguagem audiovisual. Contando com um rico repertório de expressões, a vídeodança oferece um olhar sobre a vida social capaz de transportar instantaneamente o público no tempo e no espaço, operando como uma ferramenta poderosa para uma compreensão da história da vida cotidiana. Tal efeito de "encantamento" do espectador é o resultado de séculos de aprimoramento técnico de uma série de estratégias de construção do texto sincrético, conferindo à vídeodança uma notável eficácia enquanto nova forma de expressão da cultura e da sociedade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
A vídeodança: interação de linguagens
O corpo e o som no cinema
A sinestesia na vídeodança
O balé filmado X a vídeodança

MINISTRANTE:
Mariana Trotta– Profª. Drª. do Departamento de Arte Corporal da UFRJ

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Fez mestrado na Universidade de São Paulo, em Semiótica. Ministra aulas de "Fundamentos da Dança", "Perspectivas Filosóficas do Corpo", além de disciplinas de técnica: "Balé e Contemporaneidade" e "Contatos a Apoios", atuando como professora adjunta do Departamento de Arte Corporal da UFRJ. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Semiótica da Dança. Iniciou seus estudos em dança no Ballet Stagium, atuou como bailarina no Ballet Nacional de Cuba. Colunista do jornal do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro, escreve artigos sobre a dança como linguagem estética. Colaboradora do projeto “De la... a la ...da escritura à coreografia”, atuando como lingüista junto ao projeto internacional de pesquisa do Instituto Cervantes de Madrid e do Rio de Janeiro, dirigido por Juan Dominguez, para o Festival Panorama de Dança 2007. Apresentou o filme Sonocorpia no Festival de Vídeodança Dança em foco 2011.

OFICINA: "A VÍDEODANÇA - a co-presença de linguagens"
PERÍODO: 23 a 27 de Abril de 2012
HORÁRIO: 14h00 às 18h00
VAGAS: 25 Inscrições na Gerência de Artes Cênicas e Musicais neste IAP de segunda a sexta, das 09h00 às 16h00.
Informações: (91) 4006-2913 / 2920 / 2915.


OCA DA PALAVRA


CONCURSO DE CURTAS

Lançamento do CulturAnimação – I Concurso de Interprogramas de Animação. Dia 20, sexta-feira, às 18h30, no teatrinho do Instituto de Artes do Pará (IAP – Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica). Mais informações: 4005-7746/ 4006-2924 e http://www.portalcultura.com.br/.  

IAP - SELEÇÃO DE ARTISTAS PARAENSES PARA GRUPO DE EXPERIMENTAÇÃO

No período de 23 a 30 de abril, o Instituto de Artes do Pará fará inscrições de atores, cantores, músicos e bailarinos. As audições serão nos dias 02 e 03 de maio de 2012. Os interessados deverão ser profissionais com experiência. O Instituto fará a contratação dos selecionados para formação de elenco que farão do projeto de experimentação com pássaros (manifestação folclórica).


O Projeto Experimental Pássaro Junino tem como objetivo incentivar a pesquisa e a experimentação por meio da integração de técnicas universais com formas contemporâneas no cenário amazônico, especificamente o Pássaro Junino, utilizando para tal as várias linguagens artísticas, tendo como resultado um espetáculo a ser apresentado em temporada no período de 20 a 24.06.12.

Inscrições: 23 a 30.04.12,
Local: Gerência de Artes Cênicas e Musicais do IAP
Horário: 09:00 às 16:00h
Audição: 02 e 03.05.12
Cliente: Profissionais atores, bailarinos, músicos, da literatura, do áudio visual e das artes plásticas.
Temporada: 20 a 24.06.12 em local a definir.
Informações: (91) 4006-2915 / 4006-2909

ARTISTAS SELECIONADOS AO 18º SALÃO UNAMA DE PEQUENOS FORMATOS

ARTISTAS SELECIONADOS AO 18º SALÃO UNAMA DE PEQUENOS FORMATOS


Comissão de Seleção: Guy Veloso (PA), Heldilene Reale (PA) e Paulo Miyada (SP).
Abertura do Salão: 17 de maio de 2012, às 20h.
GALERIA DE ARTE “GRAÇA LANDEIRA”


ARTISTAS SELECIONADOS CIDADE / ESTADO

Alline Nakamura - Atibaia (SP)
Ana Mokarzel - Belém (PA)
Anita De Abreu E Lima - Belém (PA)
Bia Medeiros - Brasília (DF)
Camila Soato - Brasília (DF)
Cláudio Assunção - Belém (PA)
Diego De Santos - Caucaia (CE)
Elciclei Araújo - Santarém (PA)
Eline Ribeiro - Belém (PA)
Fabiano Devide - Rio De Janeiro (RJ)
Flávia Ferreira - São Paulo (SP)
Flávia Junqueira - São Paulo (SP)
Francisco Zanazanan - Caucaia (CE)
Gianou Viana - Itapevi (SP)
Henrique De França - São Paulo (SP)
João Serraglio - Florianopólis (SC)
Jocatos - Belém (PA)
José Antonio - Belém (PA)
Keyla Sobral - Belém (PA)
Khalil Charif - Rio De Janeiro (RJ)
Letícia Lampert - São Leopoldo (RS)
Luana Peixe - Belém (PA)
Luciana Magno - Belém (PA)
Luiza Cavalcante - Belém (PA)
Maíra Ortins - Fortaleza (CE)
Marcella Camillo - São Paulo (SP)
Marcelo Baptista - Florianopólis (SC)
Márcia Santtos - Santos (SP)
Mari Hirata - São Paulo (SP)
Maria Luiza Gentil - São Paulo (SP)
Marilia Furman - São Paulo (SP)
Moisés Crivelaro - Brasília (DF)
Nailana Thiely - Belém (PA)
Nara Amelia - Porto Alegre (RS)
Paulo Vasconcelos - Belém (PA)
Pedro Cunha - Belém (PA)
Rava Aparecida - Goiânia (GO)
Ricardo Alves - São Paulo (SP)
Ricardo Villa - São Paulo (SP)
Rodolfo Borbel Pitarello - Santo André (SP)
Simone Tomé - Rio De Janeiro (RJ)
Thaís Valadares - Belo Horizonte (MG)

terça-feira, 17 de abril de 2012

,kvnjvlskvjlkvlskvmsdvmvm.xc,vm.xm,


Pois é, papai dizia pra gente que trabalhava como gerente de banco, com o tempo, fui achando estranho aquelas fotos de coelho em cima da mesa.



quarta-feira, 11 de abril de 2012

EDITAL DE CURTAS DE ANIMAÇÃO

EDITAL DE CURTAS DE ANIMAÇÃO
Estão abertas até o dia 23 de maio as inscrições para o I Concurso de Apoio à Produção de Curta-Metragem de Animação para Interprogramas da TV Cultura e Portal Cultura. Serão selecionados cinco projetos, cada um com três propostas inéditas de curtas, dentro dos temas Meio ambiente (água, lixo, preservação da natureza), Cultura de Paz, Tolerância (racial, religiosa, sexual), Memória (patrimônio público ou personalidades da cultura paraense), Amazônia e Infância/Adolescência. Cada animação deverá ter um minuto de duração. Os projetos contemplados receberão R$ 18 mil (dezoito mil reais) cada. As inscrições podem ser realizadas através dos Correios ou pessoalmente, na sede da TV Cultura (Av. Almirante Barroso, 735, Bairro do Marco – CEP: 66093-020), de segunda a sexta, no horário de 9h ao meio-dia e de 14h às 17h. O edital na íntegra está disponível nos sites http://www.portalcultura.com.br/ e http://www.iap.pa.gov.br/. Para maiores informações: concursoanimacao@funtelpa.com.br.

terça-feira, 10 de abril de 2012

CINEMA: "Medianeras", de Gustavo Taretto no Cine Libero

Cine Líbero Luxardo apresenta "Medianeras", de Gustavo Taretto. Um filme que aborda o paradoxo da vida online, conectada a tudo o tempo todo, que ao mesmo tempo nos afasta dos relacionamentos na vida "real", é também sucesso de crítica 2011, e muito se deve aos atores que ajudam a constituir tão bem a apatia que parece tomar conta de toda essa geração que tudo faz via internet.


Sinopse: Martin (Javier Drolas) e Mariana (Pilar López de Ayala) vivem na mesma rua, em edifícios opostos, mas eles nunca se conheceram. Eles andam pelos mesmos lugares mas nunca notaram um ao outro. Quais são as chances deles se conhecerem em uma cidade de três milhões de habitantes? O que os separa, irá uni-los.

Título original: "Medianeras" (2011 / Argentina / 95 min)
Direção e Roteiro: Gustavo Taretto
Elenco: Pilar López de Ayala, Inés Efron, Carla Peterson, Rafael Ferro, Javier Drola, Adrián Navarro, Romina Paula.
Gênero: Drama
Classificação:12 anos
Trailer: http://youtu.be/yVUQx99jzHQ

Serviço:
"Medianeras", de Gustavo Taretto.

Datas:
11 a 14/04 - (19h)
15/04  - (17h e 19h)
18 a 21/04 - (19h)
22/04 - (17h e 19h)

Ingressos: R$ 5 (aceitamos meia entrada). Às quartas-feiras, entrada franca para estudantes.
Espaços especiais para cadeirantes.

Realização:
Governo do Pará e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves

Inscrições prorrogadas no 4° Salão SESC Universitário

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Miguel Chikaoka, Michel pinho, crime de políticos e concursos

Antes de terminar de arrumar as malas e sair em busca de qualquer coisa precisava esvaziar a caixa de emails com algumas dicas para os que vão ficar navegando pelas ondas da internet nesse feriado.
Então segue a compilação das coisas que recebi essa semana e merecem ser espalhadas =D
Bjin



III Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia - Encontro com Miguel Chikaoka



No dia 05/04 (hoje), o artista convidado desta edição do Prêmio, Miguel Chikaoka, participa de bate-papo com o público, no Museu da UFPA, com mediação de Mariano Klautau Filho e Joaquim Marçal (RJ). Participação gratuita!


Se o TRE não vai divulgar, nós divulgamos!




SE CADA UM DE NÓS ENVIAR ESSA LISTA PARA 10 AMIGOS E TODOS TIVERMOS CONSCIÊNCIA, EM 6 RODADAS TEREMOS DIVULGADO PARA 1.000.000 (HUM MILHÃO) DE BRASILEIROS. VAMOS LÁ! (por isso que enviamos para os nossos queridos 96 seguidores e mais as pessoas que sempre nos visitam sem ser seguidores)


ID
NOME
CARGO
PARTIDO
ACUSAÇÃO OU CRIME A QUE RESPONDE
1
ABELARDO LUPION
Deputado
PFL-PR
Sonegação Fiscal
2
ADEMIR PRATES
Deputado
PDT-MG
Falsidade Ideológica
3
AELTON FREITAS
Senador
PL-MG
Crime de Responsabilidade e Estelionato
4
AIRTON ROVEDA
Deputado
PPS-PR
Peculato
5
ALBÉRICO FILHO
Deputado
PMDB-MA
Apropriação Indébita
6
ALCESTE ALMEIDA
Deputado
PTB-RR
Peculato e Formação de Quadrilha, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
7
ALEX CANZIANI
Deputado
PTB-PR
Peculato
8
ALMEIDA DE JESUS
Deputado
PL-CE
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
9
ALMIR MOURA
Deputado
PFL-RJ
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
10
AMAURI GASQUES
Deputado
PL-SP
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
11
ANDRÉ ZACHAROW
Deputado
PMDB-PR
Improbidade Administrativa
12
ANÍBAL GOMES
Deputado
PMDB-CE
Improbidade Administrativa
13
ANTERO PAES DE BARROS
Senador
PSDB-MT
Improbidade Administrativa e Formação de Quadrilha
14
ANTÔNIO CARLOS PANNUNZIO
Deputado
PSDB-SP
Crime de Responsabilidade
15
ANTÔNIO JOAQUIM
Deputado
PSDB-MA
Improbidade Administrativa
16
BENEDITO DE LIRA
Deputado
PP-AL
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
17
BENEDITO DIAS
Deputado
PP-AP
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
18
BENJAMIN MARANHÃO
Deputado
PMDB-PB
Crime Eleitoral
19
BISPO WANDERVAL
Deputado
PL-SP
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
20
CABO JÚLIO (JÚLIO CÉSAR GOMES DOS SANTOS)
Deputado
PMDB-MG
Crime Militar, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
21
CARLOS ALBERTO LERÉIA
Deputado
PSDB-GO
Lesão Corporal
22
CELSO RUSSOMANNO
Deputado
PP-SP
Crime Eleitoral, Peculato e Agressão
23
CHICO DA PRINCESA (FRANCISCO OCTÁVIO BECKERT)
Deputado
PL-PR
Crime Eleitoral
24
CIRO NOGUEIRA
Deputado
PP-PI
Crime Contra a Ordem Tributária e Prevaricação
25
CLEONÂNCIO FONSECA
Deputado
PP-SE
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
26
CLÓVIS FECURY
Deputado
PFL-MA
Crime Contra a Ordem Tributária
27
CORIALANO SALES
Deputado
PFL-BA
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
28
DARCÍSIO PERONDI
Deputado
PMDB-RS
Improbidade Administrativa
29
DAVI ALCOLUMBRE
Deputado
PFL-AP
Corrupção Ativa
30
DILCEU SPERAFICO
Deputado
PP-PR
Apropriação Indébita
31
DOUTOR HELENO
Deputado
PSC-RJ
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
32
EDSON ANDRINO
Deputado
PMDB-SC
Crime de Responsabilidade
33
EDUARDO AZEREDO
Senador
PSDB-MG
Improbidade Administrativa
34
EDUARDO GOMES
Deputado
PSDB-TO
Crime Eleitoral, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
35
EDUARDO SEABRA
Deputado
PTB-AP
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
36
ELIMAR MÁXIMO DAMASCENO
Deputado
PRONA-SP
Falsidade Ideológica
37
EDIR DE OLIVEIRA
Deputado
PTB-RS
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
38
EDNA MACEDO
Deputado
PTB-SP
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
39
ELAINE COSTA
Deputada
PTB-RJ
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
40
ELISEU PADILHA
Deputado
PMDB-RS
Corrupção Passiva
41
ENIVALDO RIBEIRO
Deputado
PP-PB
Crime Contra a Ordem Tributária, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
42
ÉRICO RIBEIRO
Deputado
PP-RS
Crime Contra a Ordem Tributária e Apropriação Indébita
43
FERNANDO ESTIMA
Deputado
PPS-SP
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
44
FERNANDO GONÇALVES
Deputado
PTB-RJ
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
45
GARIBALDI ALVES
Senador
PMDB-RN
Crime Eleitoral
46
GIACOBO (FERNANDO LUCIO GIACOBO)
Deputado
PL-PR
Crime Contra a Ordem Tributária e Sequestro
47
GONZAGA PATRIOTA
Deputado
PSDB-PE
Apropriação Indébita
48
GUILHERME MENEZES
Deputado
PT-BA
Improbidade Administrativa
49
INALDO LEITÃO
Deputado
PL-PB
Crime Contra o Patrimônio, Declaração Falsa de Imposto de Renda
50
INOCÊNCIO DE OLIVEIRA
Deputado
PMDB-PE
Crime de Escravidão
51
IRAPUAN TEIXEIRA
Deputado
PP-SP
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
52
IRIS SIMÕES
Deputado
PTB-PR
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
53
ITAMAR SERPA
Deputado
PSDB-RJ
Crime Contra o Consumidor, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
54
ISAÍAS SILVESTRE
Deputado
PSB-MG
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
55
JACKSON BARRETO
Deputado
PTB-SE
Peculato e Improbidade Administrativa
56
JADER BARBALHO
Deputado
PMDB-PA
Improbidade Administrativa, Peculato, Crime Contra o Sistema Financeiro e Lavagem de Dinheiro
57
JAIME MARTINS
Deputado
PL-MG
Crime Eleitoral
58
JEFERSON CAMPOS
Deputado
PTB-SP
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
59
JOÃO BATISTA
Deputado
PP-SP
Falsidade Ideológica, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
60
JOÃO CALDAS
Deputado
PL-AL
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
61
JOÃO CORREIA
Deputado
PMDB-AC
Declaração Falsa de Imposto de Renda, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
62
JOÃO HERRMANN NETO
Deputado
PDT-SP
Apropriação Indébita
63
JOÃO MAGNO
Deputado
PT-MG
Lavagem de Dinheiro
64
JOÃO MENDES DE JESUS
Deputado
PSB-RJ
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
65
JOÃO PAULO CUNHA
Deputado
PT-SP
Corrupção Passiva, Lavagem de Dinheiro e Peculato
66
JOÃO RIBEIRO
Senador
PL-TO
Peculato e Crime de Escravidão
67
JORGE PINHEIRO
Deputado
PL-DF
Crime Ambiental
68
JOSÉ DIVINO
Deputado
PRB-RJ
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
69
JOSÉ JANENE
Deputado
PP-PR
Estelionato, Improbidade Administrativa, Lavagem de Dinheiro, Corrupção Passiva, Formação de Quadrilha, Apropriação Indébita e Crime Eleitoral
70
JOSÉ LINHARES
Deputado
PP-CE
Improbidade Administrativa
71
JOSÉ MENTOR
Deputado
PT-SP
Corrupção Passiva
72
JOSÉ MILITÃO
Deputado
PTB-MG
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
73
JOSÉ PRIANTE
Deputado
PMDB-PA
Crime Contra o Sistema Financeiro
74
JOVAIR ARANTES
Deputado
PTB-GO
Improbidade Administrativa
75
JOVINO CÂNDIDO
Deputado
PV-SP
Improbidade Administrativa
76
JÚLIO CÉSAR
Deputado
PFL-PI
Peculato, Formação de Quadrilha, Lavagem de Dinheiro e Falsidade Ideológica
77
JÚLIO LOPES
Deputado
PP-RJ
Falsidade Ideológica
78
JÚNIOR BETÃO
Deputado
PL-AC
Declaração Falsa de Imposto de Renda, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
79
JUVÊNCIO DA FONSECA
Deputado
PSDB-MS
Improbidade Administrativa
80
LAURA CARNEIRO
Deputada
PFL-RJ
Improbidade Administrativa e Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
81
LEONEL PAVAN
Senador
PSDB-SC
Contratação de Serviços Públicos Sem Licitação e Concussão
82
LIDEU ARAÚJO
Deputado
PP-SP
Crime Eleitoral
83
LINO ROSSI
Deputado
PP-MT
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
84
LÚCIA VÂNIA
Senadora
PSDB-GO
Peculato
85
LUIZ ANTÔNIO FLEURY
Deputado
PTB-SP
Improbidade Administrativa
86
LUPÉRCIO RAMOS
Deputado
PMDB-AM
Crime de Aborto
87
MÃO SANTA
Senador
PMDB-PI
Improbidade Administrativa
88
MARCELINO FRAGA
Deputado
PMDB-ES
Crime Eleitoral, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
89
MARCELO CRIVELA
Senador
PRB-RJ
Crime Contra o Sistema Financeiro e Falsidade Ideológica
90
MARCELO TEIXEIRA
Deputado
PSDB-CE
Sonegação Fiscal
91
MÁRCIO REINALDO MOREIRA
Deputado
PP-MG
Crime Ambiental
92
MARCOS ABRAMO
Deputado
PP-SP
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
93
MÁRIO NEGROMONTE
Deputado
PP-BA
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
94
MAURÍCIO RABELO
Deputado
PL-TO
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
95
NÉLIO DIAS
Deputado
PP-RN
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
96
NELSON BORNIER
Deputado
PMDB-RJ
Improbidade Administrativa
97
NEUTON LIMA
Deputado
PTB-SP
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
98
NEY SUASSUNA
Senador
PMDB-PB
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
99
NILTON CAPIXABA
Deputado
PTB-RO
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
100
OSMÂNIO PEREIRA
Deputado
PTB-MG
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
101
OSVALDO REIS
Deputado
PMDB-TO
Apropriação Indébita
102
PASTOR AMARILDO
Deputado
PSC-TO
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
103
PAULO AFONSO
Deputado
PMDB-SC
Peculato, Crime Contra o Sistema Financeiro e Improbidade Administrativa
104
PAULO BALTAZAR
Deputado
PSB-RJ
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
105
PAULO FEIJÓ
Deputado
PSDB-RJ
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
106
PAULO JOSÉ GOUVEIA
Deputado
PL-RS
Porte Ilegal de Arma
107
PAULO LIMA
Deputado
PMDB-SP
Extorsão e Sonegação Fiscal
108
PAULO MAGALHÃES
Deputado
PFL-BA
Lesão Corporal
109
PEDRO HENRY
Deputado
PP-MT
Formação de Quadrilha, Lavagem de Dinheiro e Corrupção Passiva, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
110
PROFESSOR IRAPUAN
Deputado
PP-SP
Crime Eleitoral
111
PROFESSOR LUIZINHO
Deputado
PT-SP
Lavagem de Dinheiro
112
RAIMUNDO SANTOS
Deputado
PL-PA
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
113
REGINALDO GERMANO
Deputado
PP-BA
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
114
REINALDO BETÃO
Deputado
PL-RJ
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
115
REINALDO GRIPP
Deputado
PL-RJ
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
116
REMI TRINTA
Deputado
PL-MA
Estelionato e Crime Ambiental
117
RIBAMAR ALVES
Deputado
PSB-MA
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
118
RICARDO BARROS
Deputado
PP-PR
Sonegação Fiscal
119
RICARTE DE FREITAS
Deputado
PTB-MT
Improbidade Administrativa e Formação de Quadrilha, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
120
RODOLFO TOURINHO
Senador
PFL-BA
Gestão Fraudulenta de Instituição Financeira
121
ROMERO JUCÁ
Senador
PMDB-RR
Improbidade Administrativa
122
ROMEU QUEIROZ
Deputado
PTB-MG
Corrupção Ativa, Corrupção Passiva e Lavagem de Dinheiro
123
RONALDO DIMAS
Deputado
PSDB-TO
Crime Eleitoral
124
SANDRO MABEL
Deputado
PL-GO
Crime Contra a Ordem Tributária
125
SUELY CAMPOS
Deputada
PP-RR
Crime Eleitoral
126
TATICO (JOSÉ FUSCALDI CESÍLIO)
Deputado
PTB-DF
Crime Contra a Ordem Tributária, Declaração Falsa de Imposto de Renda e Sonegação Fiscal
127
TETÉ BEZERRA
Deputado
PMDB-MT
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
128
THELMA DE OLIVEIRA
Deputada
PSDB-MT
Improbidade Administrativa e Formação de Quadrilha
129
VADÃO GOMES
Deputado
PP-SP
Improbidade Administrativa e Crime Contra a Ordem Tributária
130
VALDIR RAUPP
Senador
PMDB-RO
Peculato, Uso de Documento Falso, Crime Contra o Sistema Financeiro, Crime Eleitoral e Gestão Fraudulenta de Instituição Financeira
131
VALMIR AMARAL
Senador
PTB-DF
Apropriação Indébita
132
VANDERLEI ASSIS
Deputado
PP-SP
Crime Eleitoral, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
133
VIEIRA REIS
Deputado
PRB-RJ
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
134
VITTORIO MEDIOLI
Deputado
PV-MG
Sonegação Fiscal
135
WANDERVAL SANTOS
Deputada
PL-SP
Corrupção Passiva
136
WELLINGTON FAGUNDES
Deputada
PL-MT
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
137
ZÉ GERARDO
Deputado
PMDB-CE
Crime de Responsabilidade
138
ZELINDA NOVAES
Deputada
PFL-BA
Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)
139
Ângela Guadagnin
Deputada
PT-SP
Dançarina do Plenário da Câmara, comemorando absolvição de corrupto
140
Antônio Palocci
Ex-Ministro
PT-SP
Quebra de Sigilo Bancário
141
Carlos Rodrigues </div
Ex-Deputado
PL-RJ
Bispo Rodrigues
142
Delúbio Soares
Tesoureiro
PT-GO
Ex Tesoureiro do PT
143
José Dirceu
Ex-Deputado
PT-SP
Coordenador do Mensalão
144
José Genoíno
Ex-Deputado
PT-SP
Mensalão, Dólares na Cueca
145
José Nobre Guimarães
DeputadoEst.
PT-CE
Dólares na Cueca (Agora Candidato a Dep. Federal)
146
Josias Gomes
Deputado
PT-BA
Mensalão, CPI dos Correios
147
Luiz Gushiken
Ex-Ministro
PT-SP
CPI dos Correios
148
Paulo Salim Maluf
Ex
PPB-SP
Corrupção, Falcatruas, Improbidade Administrativa, Desvio de Dinheiro Público, Lavagem de dinheiro
149
Paulo Pimenta
Deputado
PT-RS
Compra de Votos, Mensalão, CPI Correios
150
Pedro Corrêa
Ex-Deputado
PP-PE
Cassado em associação ao Escândalo do Mensalão, Compra de Votos
151
Roberto Brant
Deputado
PFL-MG
Crime Eleitoral, Mensalão, CPI Correios
152
Roberto Jefferson
Ex-Deputado
PTB-RJ
Mensalão
153
Severino Cavalcanti
Ex-Deputado
PP-PE
Escândalo do Mensalinho (Renunciou para evitar a cassação)
154
Silvio Pereira
SecretárioPT
PT
Mensalão
155
Valdemar Costa Neto
Exc-Deputado
PL-SP
Mensalão (renunciou para evitar a cassação)


A PEQUENINA LISTA DE CORRUPTOS.

TEMOS QUE FICAR DE OLHO NAS CRIATURAS.

RELAÇÃO DOS DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES QUE RESPONDEM A PROCESSO NA JUSTIÇA: É o mínimo que podemos fazer! Divulgar! Se o TRE não vai divulgar, nós divulgamos! Somos 45 Milhões de Internautas, 15 Milhões em Banda Larga !!! É só querer... 


Concurso de Identidade Visual do XXII CONFAEB 2012 ARTE/EDUCAÇÃO: CORPOS EM TRÂNSITO



A Comissão Organizadora do “XXII CONFAEB 2012 ARTE/EDUCAÇÃO: CORPOS EM TRÂNSITO” institui o “Concurso de Identidade Visual do XXII CONFAEB 2012 ARTE/EDUCAÇÃO: CORPOS EM TRÂNSITO”, como parte do evento a ser realizado entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro de 2012, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil, com sede na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Campus de São Paulo.
Mais informações: XXII CONFAEB



PRÊMIO FUNARTE DE ARTE CONTEMPORÂNEA 2012
Estão abertas as inscrições, até 20 de abril de 2012, do PRÊMIO FUNARTE DE ARTE CONTEMPORÂNEA 2012 para os espaços expositivos da Funarte nas cidades de São Paulo, Recife, Brasília e Belo Horizonte.

Para ler os editais acesse o link http://www.funarte.gov.br/artes-visuais/
Centro de Artes Visuais | FUNARTE


COMPANHIA MODERNO DE DANÇA APRESENTA


                                                                   
LÍRICA MORADA
Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2011
Baseado no poema Para ler como quem anda nas ruas, de João de Jesus Paes Loureiro
Direção Artística: Ana Flávia Mendes Sapucahy
Dramaturgia: Saulo Sisnando


19, 20 e 21 de Abril

20h30

Theatro da Paz
Ingressos à venda com os integrantes da Companhia Moderno de Dança
Mais informações: Companhia Moderno de Dança

Intervenção urbana reflete a ditadura militar em Belém 48 anos depois
Há quarenta e oito anos a cidade Belém também sofria as consequências do golpe militar iniciado em Minas Gerais. O General Ramagem, Chefe do Comando Militar da Amazônia na época, ordenou a prisão de centenas de políticos, estudantes e trabalhadores a partir do dia primeiro de abril de 1964. Os presos foram levados para diversos pontos de Belém que hoje estão desativados ou tem finalidade completamente diferente, como é o exemplo da Casa das Onze Janelas, que atualmente é ponto turístico da capital.

Esse quadro de violência e censura caiu no esquecimento. Para alertar sobre o grave processo político estabelecido pós-64, o historiador e fotógrafo Michel Pinho interviu no espaço urbano, identificando com placas que imitam sinalização de trânsito os locais onde as prisões e torturas eram executadas. A escolha do 1º de abril, Dia da Mentira, não foi por brincadeira, ela é a data verdadeira do aniversário de 48 anos do golpe.

Sua intervenção foi um grito em protesto contra o terror dos assassinos e torturadores da ditadura em Belém, e buscou alertar para o caráter ditatorial e ilegal do regime implantado no país inteiro. “Não podemos e nem devemos esquecer, a democracia brasileira é uma conquista recente. Os crimes que os agentes do Estado cometeram como estupro, sequestros seguidos de morte e ocultação de cadáveres são hediondos. A anistia foi promulgada em 1979 pelo general Figueiredo e impede a prisão desses homens. Temos que rever essa decisão”, sentencia Michel.

Embora o registro fotográfico tenha se limitado apenas a lugares mais conhecidos como a Casa das Onze Janelas, Largo da Trindade, Casa do Estudante Universitário do Pará, além das avenidas Nazaré e José Malcher, os centros de tortura e prisão na capital paraense foram mais numerosos.

Até hoje não há a versão correta da história e da natureza ditatorial do regime de 1964, seu caráter ilegal e inconstitucional pouco são mencionados, e sua atuação em Belém pouco foi refletida ou questionada nesses 48 anos completados. “A intenção é motivar que os leitores da ação busquem informações, perguntem sobre o silêncio ensurdecedor sobre a ditadura em Belém do Pará.” finaliza o historiador.

A intervenção foi registrada e parte das fotografias pode ser vistas no endereço: http://www.michelpinho.com.br/territorio-do-medo-a-ditadura-militar-em-belem/

Texto: Deborah Cabral


Projeto de Extensão "Diálogos em Cabana de Caboco"
Informamos que até o dia 10 de abril estão abertas as inscrições para o processo seletivo de escolha de bolsistas para o Projeto de Extensão "Diálogos em Cabana de Caboco – Intercâmbi​o acadêmico e cultural com o Projeto Azuelar do Instituto Nangetu em Belém-PA", coordenado pelo Prof. João Simões da Faculdade de Ciências Sociais/ FACS-UFPA. Os interessados devem procurar o coordenador do projeto ou obter o edital de seleção na secretaria da FACS, mais informações pelo telefone 91-3201-8375.

Informações básicas

Requisitos para participação no processo seletivo:
Ser discente regularmente matriculado na UFPA nos cursos de graduação da grande área de filosofia, ciências humanas e sociais, ou de áreas afins, da Universidade Federal do Pará e estar cursando do 2º ao 8º semestre do seu Curso de Graduação em 2012. O candidato deverá dispor de 20h semanais para dedicação ao projeto, sendo obrigatório a disponibilidade para atuar no projeto nas sextas-feiras à noite (das 18 as 21h) e aos sábados à tarde (15 as 18h).
Período de inscrição: até 10 de abril de 2012. Nohorário de 09h às 12h e 14h às 17h, na secretaria da faculdade de ciências sociais.

Mais informações: Instituto Nangetu


Concurso Público para a Universidade do Estado do Amazonas
http://www3.uea.edu.br/concurso.php?status=NOV
UEA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas as inscrições para Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos públicos...