quarta-feira, 18 de abril de 2012

Muita coisa pra fazer e ver

CINE OLYMPIA


Mostra Cultura de Documentários. Dia 19/4: “Mora na Filosofia”, de Júnior Braga. Dia 20/4: “Saudade da minha Terra”, de Nélio Palheta e Aladim Júnior. Dia 21/4: “Camisa de 11 Varas”, de Walério Duarte. Sessões às 18h30, com entrada franca. Em maio, nova programação, de 22 a 27. Mais informações: http://www.portalcultura.com.br/.


OFICINA "A VÍDEODANÇA - A co-presenç​a de linguagens​"

O curso tem como objetivo principal uma abordagem da vídeodança via semiótica. Para isso, inicialmente, será discutido o que é a vídeodança, conceituadas as diversas linguagens presentes neste discurso. Em seguida, será feita uma introdução aos princípios básicos da vídeodança, os efeitos estéticos por ela produzidos, a partir de análise e produção de vídeodanças.


Para público em geral interessado em aprofundar-se no conhecimento da arte da vídeodança como linguagem e enquanto fenômeno estético.

A semiótica tem se mostrado uma ciência eficaz e produtiva para estudar o discurso artístico. A leitura semiótica da vídeodança tem o objetivo de construir-lhe o sentido através do exame minucioso dos procedimentos utilizados e os efeitos estéticos por ela produzidos. Assim é possível compreender os mecanismos de criação do belo na dança e na linguagem audiovisual. Contando com um rico repertório de expressões, a vídeodança oferece um olhar sobre a vida social capaz de transportar instantaneamente o público no tempo e no espaço, operando como uma ferramenta poderosa para uma compreensão da história da vida cotidiana. Tal efeito de "encantamento" do espectador é o resultado de séculos de aprimoramento técnico de uma série de estratégias de construção do texto sincrético, conferindo à vídeodança uma notável eficácia enquanto nova forma de expressão da cultura e da sociedade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
A vídeodança: interação de linguagens
O corpo e o som no cinema
A sinestesia na vídeodança
O balé filmado X a vídeodança

MINISTRANTE:
Mariana Trotta– Profª. Drª. do Departamento de Arte Corporal da UFRJ

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Fez mestrado na Universidade de São Paulo, em Semiótica. Ministra aulas de "Fundamentos da Dança", "Perspectivas Filosóficas do Corpo", além de disciplinas de técnica: "Balé e Contemporaneidade" e "Contatos a Apoios", atuando como professora adjunta do Departamento de Arte Corporal da UFRJ. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Semiótica da Dança. Iniciou seus estudos em dança no Ballet Stagium, atuou como bailarina no Ballet Nacional de Cuba. Colunista do jornal do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro, escreve artigos sobre a dança como linguagem estética. Colaboradora do projeto “De la... a la ...da escritura à coreografia”, atuando como lingüista junto ao projeto internacional de pesquisa do Instituto Cervantes de Madrid e do Rio de Janeiro, dirigido por Juan Dominguez, para o Festival Panorama de Dança 2007. Apresentou o filme Sonocorpia no Festival de Vídeodança Dança em foco 2011.

OFICINA: "A VÍDEODANÇA - a co-presença de linguagens"
PERÍODO: 23 a 27 de Abril de 2012
HORÁRIO: 14h00 às 18h00
VAGAS: 25 Inscrições na Gerência de Artes Cênicas e Musicais neste IAP de segunda a sexta, das 09h00 às 16h00.
Informações: (91) 4006-2913 / 2920 / 2915.


OCA DA PALAVRA


CONCURSO DE CURTAS

Lançamento do CulturAnimação – I Concurso de Interprogramas de Animação. Dia 20, sexta-feira, às 18h30, no teatrinho do Instituto de Artes do Pará (IAP – Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica). Mais informações: 4005-7746/ 4006-2924 e http://www.portalcultura.com.br/.  

IAP - SELEÇÃO DE ARTISTAS PARAENSES PARA GRUPO DE EXPERIMENTAÇÃO

No período de 23 a 30 de abril, o Instituto de Artes do Pará fará inscrições de atores, cantores, músicos e bailarinos. As audições serão nos dias 02 e 03 de maio de 2012. Os interessados deverão ser profissionais com experiência. O Instituto fará a contratação dos selecionados para formação de elenco que farão do projeto de experimentação com pássaros (manifestação folclórica).


O Projeto Experimental Pássaro Junino tem como objetivo incentivar a pesquisa e a experimentação por meio da integração de técnicas universais com formas contemporâneas no cenário amazônico, especificamente o Pássaro Junino, utilizando para tal as várias linguagens artísticas, tendo como resultado um espetáculo a ser apresentado em temporada no período de 20 a 24.06.12.

Inscrições: 23 a 30.04.12,
Local: Gerência de Artes Cênicas e Musicais do IAP
Horário: 09:00 às 16:00h
Audição: 02 e 03.05.12
Cliente: Profissionais atores, bailarinos, músicos, da literatura, do áudio visual e das artes plásticas.
Temporada: 20 a 24.06.12 em local a definir.
Informações: (91) 4006-2915 / 4006-2909

Nenhum comentário: