Olhar para a Amazônia sempre foi uma necessidade premente
para mim. Da tentativa de entender como sua história e particularidades
são acionadas na produção artística e geram obras que, ao partir do
local, ativam questões que ultrapassam regionalismos, nasceu esse
projeto: uma coleção de arte produzida a partir da experiência de estar
na Amazônia.
O Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça / Prêmio Procultura
de Estímulo às Artes Visuais 2010 da Fundação Nacional de Artes surgiu
como a possibilidade de dar forma à Coleção Amazoniana de Arte da
Universidade Federal do Pará, compilando obras significativas a partir
de experiências diversificadas de artistas que se permitiram adentrar
na região e vivê-la em suas diferenças, dialogando com tanto com o
vernacular, quanto com referências sedimentadas na história da arte, ao
tratarem de temas que concernem a experiência humana, ganhando
dimensão universal.
Longe de se estabelecer em um colecionismo, ou como um
“gabinete de curiosidades”, como o nome pode sugerir, esta coleção se
distingue por não desejar agregar todos e quaisquer procedimentos
artísticos constituídos na Amazônia, mas aqueles em que os artistas,
provenientes ou não da região, se deixaram atingir pela força e pela
dimensão desse lugar, projetando suas vivências em forma de arte.
São múltiplas “Amazônias” que se apresentam e suscitam
distintas experiências, desdobrando-se em práticas artísticas que
ocorrem na fricção, no contato íntimo e, ainda, no estranhamento com
este território.
Constituir essa coleção em uma instituição cuja missão é a
construção do saber, com a Universidade Federal do Pará, é fundamental e
reflete a incumbência de um lugar que pensa o conhecimento em suas
múltiplas configurações. Assim, compõe-se uma coleção em que a arte é a
matéria do conhecimento e os experimentos dos artistas alimentam
pesquisas, ensino e se desdobram em projetos para a sociedade,
reiterando as práticas dos artistas que se atraíram e imergiram em
questões da Amazônia.
A Coleção Amazoniana de Arte não encontra um fim em si mesma,
mas se delineia como um processo em fluxo continuo e dinâmico,
aspectos que irão somar-se na busca do aprofundamento da reflexão sobre
a Amazônia por meio da arte e seus lugares de experiência.
Orlando Maneschy
Idealizador e Curador do Projeto
Mais infos:
http://experienciamazonia.org/site/
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