quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Simpósio Internacional Futuros Possíveis


O Simpósio Internacional Futuros Possíveis discute temáticas emergentes no campo da preservação do patrimônio artístico e cultural, reunindo especialistas de renome internacional da área de conservação de arte digital e de digitalização de acervos.
A crescente produção artística com meios digitais e eletrônicos demanda a elaboração de procedimentos específicos para a preservação da memória de bens culturais que além de efêmeros, implicam novas tipologias e formas de processamento, diferentes dos modelos de catalogação das coleções museológicas existentes.
O simpósio visa contribuir com esse debate, combinando discussões sobre metodologias de preservação de obras digitais, com análises de formatos curadoria de informação.
Outra questão que merece destaque é o fato desse simpósio discutir também questões relacionadas aos processos de informatização e digitalização das informações sobre acervos, problema que vem se tornando cotidiano nos museus e que carece de uma discussão aprofundada e crítica no Brasil.
Merece relevo, ainda, assinalar que o simpósio Futuros Possíveis confronta essas questões com a necessidade de discutir os aspectos políticos e ideológicos das novas tecnologias de armazenamento.

Quando: 1 a 5 de Outubro de 2012
Onde: Auditório FAU - USP
Cidade Universitária
Rua do Lago, 876
São Paulo

Confira a programação completa pelo link:<http://simposiofuturospossiveis.wordpress.com/programa/>

Fonte:

Um comentário:

Anônimo disse...

Primeira postagem a gente nunca esquece!! Sê bem vinda Paola !

R.M.