quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Noite Branca





O Novas Médias!? dia 14 de setembro irá para um evento chamado "Noite Branca". Pela primeira vez no Brasil, na cidade de Belo Horizonte o evento ocorrerá de sexta para sábado em um dos parques principais da cidade, o Parque Municipal. Ele ficará aberto juntamente com o Palácio das Artes (http://www.palaciodasartes.com.br/home/default.aspx) e abrigará durante 12 horas eventos de arte contemporânea, culinária, música, cinema, vídeo, feiras e oficinas. Nesta versão do evento, participarão os artistas: Shima, Paulo Nazareth, Brígida Campbell, Cinthia Marcelle, O Grivo, Lucas Bambozzi, Coletivo Gambiologia, e muitos outros, veja aqui a lista (http://www.noitebrancamg.com.br/portfolio/). Mas, o que é o Noite Branca? Segue abaixo um resumo por parte do diretor artístico Paulo Pederneiras. 
"Noite Branca é uma expressão originada na Rússia e nos países nórdicos que refere-se ao fenômeno do crepúsculo permanente, em que a noite não chega a escurecer. Posteriormente, o termo é adotado em uma série de eventos em várias localidades do mundo para celebrar uma noite dedicada às artes. Em Belo Horizonte, o lugar escolhido para a realização do evento é o mais importante espaço público da cidade: o Parque Municipal, onde está inserido o Palácio das Artes, tradicional complexo cultural de Belo Horizonte. Durante uma noite inteira, do entardecer do dia 14 ao amanhecer do dia 15 de setembro de 2012, o Parque Municipal e o Palácio das Artes são abertos à visitação pública para oferecer uma vasta programação de instalações artísticas e arquitetônicas, mostra de vídeos, feira de publicações, apresentações musicais e cênicas. O que se propõe, em síntese, é a rara oportunidade da experiência noturna do parque, em toda sua extensão, mediada pelas realizações dos artistas convidados."(...) http://www.noitebrancamg.com.br/sobre/conceito/
Nossa ideia aqui no blog caro leitor, é tentar cobrir boa parte do evento tendo em vista um olhar mais crítico, levando em conta: ações dos bastidores, imprevistos e, claro, trabalhos de artes visuais. Pedimos desculpas, mas, por falta de pessoal, não poderemos cobrir as outras linguagens que compõem o evento. No mais, visitem o site!  


http://www.noitebrancamg.com.br/

Nenhum comentário: