sábado, 24 de março de 2012

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012


Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012


Lançados editais para ocupação de galerias em quatro estados brasileiros

A Funarte publicou, no dia 6 de março, quatro editais do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012. Válidos para todo o Brasil, os editais selecionam projetos de exposições, a serem realizadas nos espaços de artes visuais de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e São Paulo (SP).

Estão habilitadas a participar pessoas físicas, envolvidas com as artes visuais. O (a) participante pode também representar coletivos de artistas, ou pode, ainda, ser representado (a) por uma pessoa jurídica. Os editais foram publicados no Diário Oficial da União, nº 45, Seção 3, páginas 12 a 17.

O objetivo do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea é estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências, em seus vários tipos de manifestação, estimular a produção artística e promover sua difusão, bem como a reflexão e a troca de informações por toda a comunidade ligada às artes visuais. Todas as ações ou produtos gerados pelo Prêmio serão gratuitos. Além disso, os editais do Prêmio dão ampla liberdade quanto às linguagens a serem utilizadas nos projetos, que podem ser direcionados a qualquer público.

Os projetos com inscrição validada serão analisados por comissões de seleção independentes. Elas serão compostas de um representante da Funarte; os demais serão convidados, por notório e amplo conhecimento da produção nacional de artes visuais. A Funarte apenas acompanha e preside os trabalhos desta comissão, não influenciando no resultado final.

Entre os resultados planejados na proposta, devem ser previstas as possíveis contribuições ao conhecimento e à difusão de processos criativos em artes visuais. Na elaboração dos projetos, devem também ser considerados a qualidade, o planejamento e a divulgação necessários para a disponibilização dos resultados à sociedade, e ainda a adequação à arquitetura e às especificidades de cada espaço.

Confira os editais na página do DOU

Acesse abaixo as informações sobre cada edital:

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Sala Nordeste de Artes Visuais Recife

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Galpão 5 – Funarte MG

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Galerias Funarte de Artes Visuais – São Paulo

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria e Marquise

(Fonte: Ascom/Funarte)

Nenhum comentário: