quarta-feira, 21 de março de 2012

DEBATE: Catolicismo, cosmovisão e santo daime - Biblioteca Arthur Vianna

Catolicismo, cosmovisão e santo daime em debate no aniversário da Biblioteca Arthur Vianna


Por Monique Malcher / Estagiária Ascom Fcptn Centur
Edição de Texto: Hélio Granado / Jornalismo Ascom Fcptn Centur

O catolicismo, a cosmovisão e o santo daime dividem espaço nesta quarta-feira (21), no aniversário da Biblioteca Pública Arthur Vianna, com as palestras do Padre Joãozinho, de Kaka Werá e da professora Maria Betânia. Além dos debates, as oficinas, exibição de filmes, tarde infantil e o projeto “A noite é uma palavra” compõem as atividades do dia. A entrada do evento é franca.

O Ciclo de palestras inicia às 18h, com a palestra “Religião do Ayahuasca: saberes e práticas educacionais no Santo Daime” ministrada pela Profª Drª Maria Betânia da Uepa. No mesmo dia,a estudiosa lançará o livro “Epistemologia e Saberes da Ayahuasca”, às 19h.

Também às 19h, o estudo da cosmovisão, que aborda a forma como cada ser humano percebe o mundo, entra em debate com a palestra “Cosmologia dos povos ancestrais”, ministrada por Kaká Werá, criador do Instituto Arapoty.

Kaká é escritor, ambientalista, especialista na cosmovisão e filosofia tupy-guarani, além de ser terapeuta, empreendedor social e ministrar cursos há 15 anos na Universidade da Paz (Unipaz) e no Instituto Arapoty. Conferencista internacional, já percorreu mais de 10 países discorrendo sobre diversidade cultural, sabedoria ancestral, sustentabilidade e responsabilidade social.

Para encerrar as palestras do dia, às 20h, a programação terá a palestra “A Bíblia e o Cristianismo”, ministrada pelo Padre Joãozinho, sacerdote da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. O religioso é doutor em Espiritualidade, pela Universidade Gregoriana, Doutor em Teologia Sistemática na UniFAI, em São Paulo e Doutor em Educação pela USP.

“A bíblia para algumas pessoas é apenas um livro, mas para os cristãos é uma pessoa, a pessoa de Jesus. Fico feliz em participar do aniversário da biblioteca, que é na verdade um patrimônio humano”, afirma Padre Joãozinho.

O Padre apresentará ainda uma surpresa para os paraenses: uma música que fez em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, especialmente para o evento da Biblioteca Pública.

Durante a programação, acontece também o projeto “A noite é uma palavra”, a partir das 19h, que terá os espetáculos dos escritores Renato Torres, Renato Gusmão e Juraci Siqueira. O projeto é uma releitura do conceito de sarau literário, com direito a apresentação teatral acompanhada de música, com a direção de arte do autor Paulo Fonseca.

O Cine Líbero Luxardo ainda terá o lançamento do curta-metragem “O mistério da biblioteca”, além da exibição do filme “Lutero”, do projeto Fé na tela. Quem encerra a programação na quarta-feira é o Grupo Lord Késhava, às 20h30, na Praça da Palavra, que fará um show com mantras e danças indianas.

Serviço: As palestras do Padre Joãozinho e de Kaka Werá acontecem nesta quarta-feira (21), no Centro de Eventos Ismael Nery, como parte da programação dos 141 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna, realizado pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. A entrada é franca. Contato: 3202 – 4332.

Clique na imagem para ampliar.

--
A FUNDAÇÃO CULTURAL DO PARÁ
TANCREDO NEVES FAZ PARTE DA NOSSA VIDA

O Centur é um lar para a arte paraense
VAMOS DIVULGAR ESSA PAIXÃO

Carlos Correia Santos
Coordenador de Comunicação

Hélio Granado - Assessor de imprensa
Herbert Almeida - Técnico em Gestão Cultural
Marcus Vinicius - Assistente Administrativo
Monique Malcher - Estagiária em Jornalismo
Taís Morena - Estagiária em Jornalismo

Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves

Conheça nosso Portal: http://www.fcptn.pa.gov.br/  
Nossos e-mails: ascom.centur@gmail.com
imprensa@fcptn.pa.gov.br
Twitter: @FCPTN_PA
Facebook: Fcptn Centur

Canal no Youtube: www.youtube.com/FcptnCentur
+55 91 3202.4391
+55 91 8167 3835 (Carlos)
+55 91 8241 9421 (Hélio)
+55 91 8869 3203 (Marcus)

NOSSOS VÍDEOS:
http://www.youtube.com/watch?v=AofFhTLd0pw

http://www.youtube.com/watch?v=hwUAxPCxSJc

http://www.youtube.com/watch?v=FTbffjP9eEQ

Nenhum comentário: