terça-feira, 20 de março de 2012

Exposição “Coletiva Coletivos” na Galeria Theodoro Braga

Cynthia Dinan-Mitchell
Exposição “Coletiva Coletivos” na Galeria Theodoro Braga

A Galeria Theodoro Braga abrirá nesta próxima quinta-feira, dia 22 de março, a partir das 19h, a terceira e última mostra do ciclo de exposições e debates “Coletiva Coletivos,” realizado em parceria entre o Espaço Cultural Casa das Onze janelas, o Atelier do Porto e a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, através da Galeria Theodoro Braga.

Ernesto Bonato
O projeto “Coletiva Coletivos”, apresentou nos meses de fevereiro e março duas grandes mostras realizadas no Espaço Cultural Casa das Onze janelas e no Atelier do Porto, locais onde ocorreram diversas ações, como palestras e a edição do “Projeto Volante” em Belém, projeto coletivo e itinerante de gravadores paulistanos que promove a produção de gravura em cidades brasileiras para serem distribuídas em espaços públicos. Todas essas ações tiveram como objetivo principal promover diálogos entre artistas, acervos e espaços institucionais a partir da produção de gravura de diversos coletivos que atuam em Belém, em São Paulo e em Québec, no Canadá.

A exposição apresentada na Galeria Theodoro Braga, entre os dias 22 de março e 27 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 h, destaca a produção canadense e o intercâmbio de artistas de Quebec com instituições e artistas brasileiros, principalmente com Belém e São Paulo. Serão exibidos trabalhos acumulados ao longo dos inúmeros intercâmbios realizados desde 2006 entre essas cidades.

Participam da mostra gravadores canadenses como Alain Fleurent, Allison Moore, Amélie-Laurence Fortin, Amélie Nadeau, Dan Brault, Hélène Lord, Jeanne de Chantal Cote, Laurent Gagnon, ao lado de artistas brasileiros como Antonio Goper, Augusto Sampaio, César Obeid, Cynthia Dinan-Mitchell, Danielle Noronha, Elieni Tenório, Érika Kierulf, Ernesto Bonato, Giorgia Volpe, Hugo Bergeron, Márcio Pannunzio, Marcone Moreira, Mauricio Parra e Otavio Zani Teixeira. Além da exposição integram esta ultima edição do projeto a palestra “Ateliês, Galerias e Museus: caminhos da invenção”, no dia 25 de abril com participação de Marisa Mokarzel, curadora e diretora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Véronique Isabelle, representante do Atelier do Porto e João Cirilo, gerente da Galeria Theodoro Braga que falarão sobre o processo de parceria e diálogos entre instituições nesse projeto.

Dan Brault
O trabalho em parceria reflete a posição de artistas, curadores e gestores em compreender que instâncias de natureza pública e movimentos independentes podem atuar lado a lado. “A parceria reflete a posição madura de artistas, curadores e gestores em compreender que instâncias de natureza pública e movimentos independentes podem atuar lado a lado”, diz Armando Sobral, artista fundador do coletivo Atelier do Porto. Coletiva/Coletivos proporciona um quadro dinâmico do movimento da gravura contemporânea e surpreende pela beleza e diversidade, além de proporcionar um quadro vivo e dinâmico do movimento da gravura hoje. Imperdível!

Exposição Coletiva Coletivos
Terceira mostra Abertura: Dia 22 de março, quinta-feira, às 19 h.
Em exibição: Até o dia 27 de abril de 2012. De segunda a sexta, das 9h às 19h. Entrada franca.

Programação Paralela:
25/4 - Mesa Redonda: Ateliês, Galerias e Museus: caminhos da invenção – 19h (Galeria Theodoro Braga)27/4 – 8ª edição do Projeto Atrito – 19h (Galeria Theodoro Braga)

GALERIA THEODORO BRAGA
Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves Av. Gentil Bittencourt, 650, Térreo, Belém - Pará
Informações: 3202 4313 / 8296 9188
galeriatheodorobraga@gmail.com
http://galeriatheodorobraga.blogspot.com/
--
FCPTN – Galeria Theodoro Braga
Av. Gentil Bittencourt, 650(subsolo) – Nazaré - 66035-340 Belém-Pa. Tel. 3202-4313.
galeriatheodorobraga@gmail.com e gtb@fcptn.pa.gov.br.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Galeria Theodoro Braga recebe terceira exposição do projeto “Coletiva Coletivos”, Abertura dia 22 de março, a partir das 19 h




Artistas participantes
Alain Fleurent / Allison Moore / Amélie-Laurence Fortin / Amélie Nadeau / Antonio Goper / Augusto Sampaio / Bento Oliveira / Cynthia Dinan-Mitchell / Danielle Noronha / Dan Brault / Elieni Tenório / Ernesto Bonato / Giorgia Volpe / Hélène Lord / Hugo Bergeron / Jeanne de Chantal Côté / Juliana Braga / Junior Tutya / Laurent Gagnon / Márcio Pannunzio / Marco Buti / Marcone Moreira / Mauricio Parra / Otavio Zani Teixeira


Exposição Coletiva/Coletivos
A terceira mostra do projeto “Coletiva Coletivos” acontece nesta quinta-feira (22), às 19h, e fica em exibição até o dia 27 de abril de 2012, sempre de segunda a sexta, das 9h às 19h. Entrada franca.


Coletiva Coletivos
O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Atelier do Porto e Galeria Theodoro Braga participam do Projeto EntreConversas e estabelecem um diálogo, promovendo um amplo circuito de exposições e debates sobre a gravura contemporânea, a partir da produção local e de diversos coletivos que atuam em São Paulo e em Québec, no Canadá. Diferentes instituições se entrelaçam em torno de um conceito de ação coletiva que agrupa além de artistas as próprias instituições, em um compartilhar de atos e idéias.
A gravura, em suas várias concepções, interliga artistas, locais e pensamentos, constitui uma rede que se desdobra e expande-se, não ficando restrita ao espaço expositivo. A parceria reflete a posição de artistas, curadores e gestores que acreditam que instâncias de natureza pública e movimentos independentes podem atuar lada a lado. Coletiva/Coletivos mostra diversidades, semelhanças e diferenças em um processo de arte e convivência.
Coletivo


Programação Paralela:
25/4 - Mesa Redonda: Ateliês, Galerias e Museus: caminhos da invenção – 19h (Galeria Theodoro Braga)
27/4 – 8ª edição do Projeto Atrito – 19h (Galeria Theodoro Braga)