sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dia Internacional da Animação nessa sexta 28/11

SESC - Serviço Social do Comércio
Centro Cultural Sesc Boulevard
End: Av. Boulevard Castilho França, 522/523. Campina
Tel: (91) 3224 5305 / 3224 5654.

Visitação: Terça a Sábado das 10h às 21h
Domingo de 09h às 13h e 15h às 21h

Contatos virtuais:
Blog: sescboulevard.blogspot.com
Facebook: Sesc Boulevard
Twitter: @sescboulevard
E-mail: sescboulevard@pa.sesc.com.br
sescboulevard@gmail.com

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Oficina de Fotopintura no SESC Boulevard

PROJETO MÚLTIPLOS SABERES E FAZERES
OFICINA DE FOTOPINTURA CONTEMPORÂNEA E BATE PAPO ABERTO AO PÚBLICO COM MESTRE JÚLIO SANTOS


Inscrições : 25 /10 a 04/11 , no horário de funcionamento do CCSB, mediante apresentação de carta de intenções e  currículo resumido.
Pré requisitos: conhecimento de photoshop e not/net book (recomendado)
Período de realização da oficina:
10 a 13 de novembro
Horários : 9 as 13h
Local: Centro Cultural SESC Boulevard.

Bate papo com o Mestre Júlio
Aberto ao público, no auditório, do CCSB dia 10/11  a partir das 18h30.

SESC - Serviço Social do Comércio
Centro Cultural Sesc Boulevard
End: Av. Boulevard Castilho França, 522/523. Campina
Tel: (91) 3224 5305 / 3224 5654.
Visitação: Terça a Sábado das 10h às 21h
Domingo de 09h às 13h e 15h às 21h

Contatos virtuais:
Blog: sescboulevard.blogspot.com
Facebook: Sesc Boulevard
Twitter: @sescboulevard
E-mail: sescboulevard@pa.sesc.com.br
            sescboulevard@gmail.com

I Coloquio da Faculdade de Artes Visuais

--
Monica Martins e Ana Lídia Maracahipe
Coordenação Pedagógica da Faculdade de Artes Visuais e Museologia
Endereço: Atelier de Arte. Campus do Guamá.
Av. Augusto Corrêa, 1  - CEP 66.075-110/ Belém - Pará
Telefone: (091) 3201-7974

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Começam as inscrições para mais duas oficinas da Fotoativa

A Fotoativa abre inscrições nesta terça-feira (25) para as oficinas “Fotografia como Linguagem em Intervenções Urbanas” e “Fotografia: Cidade e História” pelo projeto Fotoatividades. Para participar da primeira, é necessário ter conhecimento em programas de edição de imagem. Já a segunda é voltada a fotógrafos, professores, jornalistas e público em geral. Ambas têm início dia 05/NOV no Fórum Landi (Praça do Carmo), em Belém. Inscrições até 31/OUT na sede da Fotoativa. Fone: (91)3225-2754. Taxa: R$ 10,00.



Lalulula TV




Lalulula TV é um site onde podemos baixar de graça, vários vídeos de arte e documentários fantásticos, descobrí há pouco tempo esse canal, no ônibus, com um cara que comia um hot-dog se lambusando com mostarda.
http://lalulula.tv/

sábado, 22 de outubro de 2011

Jennifer Karady


Uma foto: uma narrativa inteira!

http://www.jenniferkarady.com/home.html



Bacuri Mostra Cine



Quem tem criança na família ou será uma eterna criança pode se programar para curtir a Bacuri Mostra Cine que acontecerá de 25 a 29 de outubro de 2011, no Centro Cultural SESC Boulevard.
A 2ª Mostra de Cinema Infantil traz uma um programa variado com 46 curtas de animação realizados em diversas técnicas e selecionados dentro do vasto panorama da produção brasileira de cinema de animação e mais 6 filmes do cineasta holandês, radicado no Canadá, Co-Hoedeman, um mestre da animação mundial. Autor de obras aclamadas pelo público e pela crítica, como Matrioska (1970), Tchou-Tchou (1972) e a Caixa/The Box (1989), Hoedeman foi premiado com o Oscar de Melhor Curta Metragem de Animação em 1977, pelo filme “O Castelo de Areia/The Sand Castle” e oficinas de Desenho Animado, Stop Motion, Trilha Sonora e Sombra Chinesa.


Inscrições e mais informacões: no Centro Cultural Sesc Boulevard (Av. Boulevard Castilho França, 522/523) | bacuri.mostracine@gmail.com | +5591 3224-5654/5305 | http://bacurimostracine.blogspot.com/

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Rock Rio Guamá 2011



21/ 10 - Workshop de Projetos e Editais da UFPA
Local - Auditório do atelier de Artes, na UFPA
Hora: 14 às 17
Ministrante- Luciane Bessa

Não fique fora dessa!
Compartilhe essa idéia!


Atenciosamente,
Equipe Rock Rio Guamá
---
Marielle Creão
marielleynara@hotmail.com
Comunicação Rock Rio Guamá
http://rockrioguama.blogspot.com/

Espaço Cultural Benedito Nunes, da Saraiva MegaStore



O espaço Cultural Benedito Nunes, da Saraiva MegaStore, apresenta um leque interessante de atividades que muitos de nós curtimos. Em menos de um ano esse espaço vem se afirmando dentro da cena cultural da cidade em atividades que estão entre o universo acadêmico e o cotidiano.
Música, cinema e literatura são os protagonistas dessa programação.
Nessa semana já passaram por lá o Curta metragem Real, de Vítor Souza Lima e o Documentário À Margem do Xingu - Vozes Não Consideradas, de Rafael Salazar; a Banda do Rio de Janeiro Tuc Tuc; e Jorge Ramos comentando o filme O Signo do Caos,de Rogério Sganzerla, de 2005.
Hoje ainda tem o Pocket Show com a Cantora Aila Magalhães, Som do Norte a partir das 19h e até o dia 22.out a programação que segue.



21/10, sexta-feira, 19h
Papo Musical com Eraldo Costa e Marilda Couto para divulgação do CD Vontade de Dizer, Selo Ná Music
22/10, sábado, 15h
Encontro de Fãs para Lançamento do Livro Círculo Secreto, A iniciação, Volume I, Editora Record
22/10, sábado, 18h
Pocket Show Entre o Sagrado e o Profano com o Grupo Filhos do Luar

A Saraiva MegaStore fica no Boulevard 
Shopping (Av. Visconde de Souza Franco, 776 - Loja 233) e funciona de 10h às 22h.

Mais informações: http://www.saraivaconteudo.com.br/ | Tainah Fagundes +5591  3241 3356 / tainahf@livrariasaraiva.com.br

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Yoshi Sideoca



Para quem gosta de vídeos, contemporaneidade e viagens alucínogenas, o trabalho desse cara é uma boa, sem bad trips, sem contra indicação nem taja preta.

NOTE: This is one of the pieces from an ongoing psychedelic/ambient video project "Sibyl".


This project "Sibyl" was inspired in part by the spirit of 1970's progressive rock concept albums, ancient Greek mythology, and shamanic ritual. It will consist of several short videos. Each piece will be autonomous, albeit part of a greater whole. The final number of videos and the total length is still to be determined. Each video in the series will be released as it is completed.
All pieces will be directed and produced by Yoshi Sodeoka. Music will be composed in collaboration between Yoshi Sodeoka and Daron Murphy.

http://vimeo.com/21207983

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CINEMA: 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul no CINE LIBERO


6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Cultura de direitos humanos: as transformações através do cinema

A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul chega em sua sexta edição alcançando um sonho colocado desde a sua criação em 2006: estar presente nas 27 capitais brasileiras. As recém-chegadas Macapá, Vitória, Boa Vista, Campo Grande, Porto Velho, Florianópolis e Palmas vibraram por fazer parte da maior mostra de cinema do gênero no mundo.

Este grande evento nacional só é hoje possível em tais proporções pelo trabalho incansável de inúmeras pessoas, autoridades e anônimos, que acreditaram e acreditam que o fim das violações aos Direitos Humanos é uma meta a ser perseguida, principalmente com ações de promoção e divulgação das garantias e direitos fundamentais de nosso povo, numa verdadeira estratégia de formação de uma massa crítica dona de seu próprio destino.

Nosso país passou e passa por transformações sociais. Em todos os estados e no Distrito Federal, a sexta edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos encontrará um pouco de cada mudança vivida nestes últimos anos. Mas também irá se deparar com grandes desafios; irá se encontrar com toda a multiplicidade cultural e histórica de nosso país. Vai falar de diferentes formas para diferentes públicos, mas sempre sob o signo universal e ao mesmo tempo contextual dos Direitos Humanos.

Francisco Cesar Filho, conhecido por todos como Chiquinho, é o curador também desta edição. Neste ano, ele foi desafiado a assistir e desempenhar a difícil tarefa de selecionar os filmes que integrarão a Mostra dentre os quase 240 enviados. Este é um número 40% maior que no ano passado, demonstrando a importância e o respeito que tem a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul e seu inesgotável potencial de crescimento.
A pluralidade dos Direitos Humanos é uma das características da Mostra, reforçada com os filmes selecionados que, neste ano, tratarão dos Direitos de Crianças e Adolescentes, do Direito à Terra, da Cidadania LGBT, da Educação em Direitos Humanos, Democracia, das Populações Tradicionais, Quilombolas e Afrodescendentes, das Pessoas Idosas, da Saúde Mental e Combate à Tortura, das Pessoas com Deficiência, Migrantes e do Direito à Memória e à Verdade, dentre outros tantos.

Na seção Filmes Contemporâneos, destinada às produções recentes, cuatro Litros por Tonel (2010), de Belimar Román Rojas, conta a história de Vicenta, Marilin, Luisa, Victoria e outras oito mulheres camponesas venezuelanas que decidem se tornar uma cooperativa de adubos orgânicos. As demandas apresentadas pelo projeto fazem com que sofram ameaças, comprometendo todo o projeto. A autonomia financeira das mulheres é sem dúvida um desafio para a sociedade. A garantia de renda e o protagonismo desse grupo feminino serão capazes de nos fazer refletir sobre as dificuldades e desafios vividos pelas mulheres no mercado de trabalho ou diante de projetos de economia solidária.

Ainda na seção Filmes Contemporâneos, camponeses do araguaia - a guerrilha vista por dentro (2010), de Vandré Fernandes, surpreenderá com imagens da época dos conflitos (1972-74), que conseguiram ser preservadas apesar dos esforços para que todos os documentos que retratassem a Guerrilha fossem destruídos. A proposta desse longa é mostrar a Guerrilha a partir dos moradores das imediações onde ocorreram os conflitos. O apoio popular ao movimento e o sofrimento a cada desaparecimento são pontos marcantes do filme.

A Retrospectiva Histórica, outra seção da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, novamente trará filmes que tratam do Direito à Memória e à Verdade. É propício o momento para que mais uma vez a Mostra traga em sua seleção produções sobre o tema. Os países da América do Sul foram marcados por fortes períodos ditatoriais e, em resposta à necessidade de se conhecer o passado e torná-lo acessível aos olhos dos seus cidadãos, deram importantes passos na construção de marcos legais, institucionais e culturais de transição democrática. Esses avanços influenciaram também o cinema. Verdadeiras obras-primas foram enviadas com a temática do Direito à Memória e à Verdade como, por exemplo, diário de uma Busca (2010), de Flávia Castro, que tenta desvendar o desaparecimento do militante político Celso Castro (1964-1984) durante os anos de 1960. confissões (2011), de Gualberto Ferrari, conta a história de Gustavo Scagliusi, ex-agente secreto do Batalhão 601, unidade do Serviço de Informações do Exército argentino durante a última ditadura militar (1976-1983), que se encontra frente a frente com o passado e as próprias culpas.

A 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira, patrocínio da Petrobras e apoio do SESC/SP, da TV Brasil e do Ministério das Relações Exteriores. Quem apresenta é o Ministério da Cultura.

Com filmes legendados para deficientes auditivos e com audiodescrição para deficientes visuais, com todas as sessões gratuitas e realizadas sempre em salas com acessibilidade garantida para as pessoas com deficiência, a 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul se consolida como um dos principais instrumentos de nosso país para a criação de uma cultura de paz, de direitos, de liberdade e autodeterminação.
A Mostra chega em sua cidade! Divulgue-a! Aproveite-a! Viva-a! Façamos com que seja apropriada por todos, e que consigamos conquistar, inclusive, os amantes do cinema.
Maria do Rosário Nunes

Ministra de Estado-Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Visite a página oficial da 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul:

BELÉM
Cine Líbero Luxardo
86 lugares
(91) 3202-4321
Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré

De 19 a 30 de outubro, de quarta-feira a domingo
Em diversos horários
Entrada franca

Confira a programação completa abaixo

19/10 - QUARTA-FEIRA
19h00 - Sessão de Abertura
DOCE DE COCO - Allan Deberton (Brasil, 20 min, 2010, fic).
TEMPO DE CRIANÇA - Wagner Novais (Brasil, 12 min, 2010, fic).
MÁSCARA NEGRA - Rene Brasil (Brasil, 15 min, 2010, fic).
Classificação indicativa: 14 anos

20/10 - QUINTA-FEIRA
17h00
TEMPO DE CRIANÇA - Wagner Novais (Brasil, 12 min, 2010, fic).
ARQUITETOS DA NATUREZA - Cléa Lúcia (Peru/ Brasil, 25min, 2011, doc).
TAVA - PARAGUAI TERRA ADENTRO - Lucas Keese/ Lucía Martin/ Mariela Vilchez (Argentina/ Brasil/ Paraguai, 70 min, 2011, doc).
Classificação indicativa: 10 anos
19h00
BALA PERDIDA - Maurício Durán Blacut (Bolívia, 52 min, 2010, doc).
NO FUTURO - Mauro Andrizzi (Argentina, 60min, 2010, fic).
Classificação indicativa: 10 anos

21/10 - SEXTA-FEIRA
17h00
ORQUESTRA DO SOM CEGO - Lucas Gervilla (Brasil, 13 min, 2010, doc).
POLIAMOR - José Agripino (Brasil, 15 min, 2010, doc).
CAMPONESES DO ARAGUAIA - GUERRILHA VISTA POR DENTRO - Vandré Fernandes (Brasil, 73 min, 2010, doc).
Classificação indicativa: 10 anos
19h00
ARAGUAYA - A CONSPIRAÇÃO DO SILÊNCIO - Ronaldo Duque (Brasil, 105 min, 2005, fic).
Classificação indicativa: 12 anos

22/10 - SÁBADO
15h00
DOCE DE COCO - Allan Deberton (Brasil, 20 min, 2010, fic).
CORTINA DE FUMAÇA - Rodrigo Mac Niven (Brasil, 88 min, 2010, doc).
Classificação indicativa: 12 anos
17h00
CABRA CEGA - Toni Venturi (Brasil, 107 min, 2005, fic).
Classificação indicativa: 14 anos
19h00
BICHO DE SETE CABEÇAS - Laís Bodanzky (Brasil, 74 min, 2000, fic).
Classificação indicativa: 14 anos
21h00
CENTRAL DO BRASIL - Walter Salles (Brasil, 112 min, 1998, fic).
Classificação indicativa: 16 anos

23/10 - DOMINGO
15h00
SOBRA UMA LEI - Daiana Di Candia/ Denisse Legrand (Uruguai, 36 min, 2011, doc).
PEQUENAS VOZES - Óscar Andrade e Jairo Eduardo Carrillo (Colômbia, 76 min, 2010, doc).
Classificação indicativa: 10 anos
17h00
CHUVAS DE VERÃO - Carlos Diegues (Brasil, 93 min, 1977, fic).
Classificação indicativa: 16 anos
19h00
MORANGO E CHOCOLATE - Tomás Gutiérrez Alea/ Juan Carlos Tabío (Cuba/ México, 110 min, 1993, fic).
Classificação indicativa: 14 anos

26/10 - QUARTA-FEIRA
17h00 - Sessão de Audiodescrição
DOCE DE COCO - Allan Deberton (Brasil, 20 min, 2010, fic).
TEMPO DE CRIANÇA - Wagner Novais (Brasil, 12 min, 2010, fic).
MÁSCARA NEGRA - Rene Brasil (Brasil, 15 min, 2010, fic).
A GRANDE VIAGEM - Caroline Fioratti (Brasil, 15 min, 2011, fic).
GAROTO BARBA - Christopher Faust (Brasil, 14 min, 2010, fic).
O PLANTADOR DE QUIABOS - Coletivo Santa Madeira (Brasil, 15 min, 2010, fic).
Classificação indicativa: 14 anos
19h00
GAROTO BARBA - Christopher Faust (Brasil, 14 min, 2010, fic).
ASSUNTO DE FAMÍLIA - Caru Alves de Souza (Brasil, 13 min, 2011, fic).
COPA VIDIGAL - Luciano Vidigal (Brasil, 75 min, 2010, doc).
Classificação indicativa: 12 anos

27/10 - QUINTA-FEIRA
17h00 - Sessão Audiodescrição
DIÁRIO DE UMA BUSCA - Flávia Castro (Brasil/ França, 105 min, 2010, doc).
Classificação indicativa: 10 anos
19h00
D.O.R - Leandro Goddinho (Brasil, 4 min, 2010, doc).
SILÊNCIO 63 - Fábio Nascimento (Brasil , 23 min, 2011, doc).
E A TERRA SE FEZ VERBO - Erika Bauer (Brasil, 77 min, 2011, doc).
Classificação indicativa: 12 anos

28/10 - SEXTA-FEIRA
17h00
A GRANDE VIAGEM - Caroline Fioratti (Brasil, 15 min, 2011, fic).
AVÓS - Carla Valencia Dávila (Equador/ Chile, 93 min, 2010, doc).
Classificação indicativa: Livre
19h00
CAFÉ AURORA - Pablo Polo (Brasil, 19 min, 2010, fic).
CONFISSÕES - Gualberto Ferrari (Argentina/ Brasil/ França, 90 min, 2011, doc).
Classificação indicativa: Livre

29/10 - SÁBADO
15h00
BARRAS E BARREIRAS, RETRATO DE KELLY ALVES - Riccardo Migliore (Brasil, 38 min, 2011, doc).
QUATRO LITROS POR TONEL - Belimar Román Rojas (Argentina/ Venezuela, 70 min, 2010, doc).
Classificação indicativa: 12 anos
17h00
DO OUTRO LADO DO MURO - Eleonora Menutti (Argentina, 12 min, 2010, doc).
ENTRE VÃOS - Luísa Caetano (Brasil, 20 min, 2010, doc).
VOCACIONAL, UMA AVENTURA HUMANA - Toni Venturi (Brasil, 77 min, 2011, doc).
Classificação indicativa: Livre
19h00
DAMA DO PEIXOTO - Allan Ribeiro/ Douglas Soares (Brasil, 11 min, 2011, doc).
QUEM SE IMPORTA - Mara Mourão (Brasil, 96 min, 2011, doc).
Classificação indicativa: 10 anos
21h00
A TERRA A GASTAR - Cássia Mary Itamoto/ Celina Kurihara (Brasil, 6 min, 2009, animação).
OS INQUILINOS (OS INCOMODADOS QUE SE MUDEM) - Sérgio Bianchi (Brasil, 103 min, 2010, fic).
Classificação indicativa: 14 anos

30/10 - DOMINGO
15h00
ACERCADACANA - Felipe Peres Calheiros (Brasil, 20 min, 2010, doc).
A OCUPAÇÃO - Angus Gibson/ Miguel Salazar (Colômbia/ EUA/ França, 88 min, 2011, doc).
Classificação indicativa: 12 anos
17h00
O PLANTADOR DE QUIABOS - Coletivo Santa Madeira (Brasil, 15 min, 2010, fic).
MÁSCARA NEGRA - Rene Brasil (Brasil, 15 min, 2010, fic).
UMA NOVA DANÇA - Nicolás Lasnibat (Chile/ França, 23 min, 2010, fic).
Classificação indicativa: 14 anos
19h00
GRAFFITI QUE MEXE - Coletivo Graffiti com Pipoca (Brasil, 13 min, 2011, animação).
LICURI SURF - Guilherme Martins (Brasil, 15 min, 2011, doc).
CÉU SEM ETERNIDADE - Eliane Caffé (Brasil, 70 min, 2011, doc).
Classificação indicativa: 10 anos

La Gaité Lyrique

http://www.gaite-lyrique.net/

domingo, 16 de outubro de 2011

Mega Mash: um jogo pós-moderno

Tá, td bem...é forçar a barra chamar o jogo de pós-moderno, mas, se vcs forem olhar de perto e jogar (é gratuito e on line), vão ver q tudo na pôrra do jogo se transforma e adquire outro modo de estar na sequência do jogo: outro bonequinho pra controlar, outros cenários (e que lembra cenários de jogos antigos), outras estratégias, muito bom!!! Vale a pena!


http://www.nitrome.com/games/megamash/

sábado, 15 de outubro de 2011

Desacelerar a produção científica acadêmica!!!

Estamos falando em desacelerar a vida?


Mensagem do Prof. Dr. Silvio Gallo, da UNICAMP:

Manifesto internacional a respeito da vida acadêmica e da produção do conhecimento científico.

Colegas,

Está online um Manifesto por uma "Slow Science", fazendo a crítica a esta "Fast Science" a qual estamos submetidos, que privilegia a quantidade em detrimento da qualidade.
O movimento tem origem em universidades francesas, mas quando lemos o manifesto reconhecemos esse processo global ao qual estamos todos submetidos.
O manifesto pode ser conhecido - e assinado - através dos endereços:
em francês - http://slowscience.fr/
em inglês - http://slowscience.fr/?page_id=43


-- Prof. Dr. Sílvio Gallo
Departamento de Filosofia e História da Educação
Faculdade de Educação - UNICAMP
tel: +55 19 3521 5554

Flusser na cabeça



O trabalho desse cara é incrível!!! No sentido de que ele questiona e subverte a programação imposta por cada máquina, seja de fotografar, filmar, etc. E ainda mais, ele trabalha com tecnologia tida como obsoleta, low tecno, e reprograma suas formas de uso. Vejam os trabalhos dele  e algumas entrevistas.

The Image Fulgurator is a device for physically manipulating photographs. It intervenes when a photo is being taken, without the photographer being able to detect anything. The manipulation is only visible on the photo afterwards.

In principle, the Fulgurator can be used anywhere where there is another camera nearby that is being used with a flash. It operates via a kind of reactive flash projection that enables an image to be projected on an object exactly at the moment when someone else is photographing it. The intervention is unobtrusive because it takes only a few milliseconds. Every photo another photographer takes of an object at which the Fulgurator is also aimed is affected by the manipulation. Hence visual information can be smuggled unnoticed into the images of others.

Fonte: http://www.juliusvonbismarck.com/bank/index.php?/projects/fulgurator-idee/

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Concurso Fundação Joaquim Nabuco



http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16

Em função da greve dos Correios, informamos que o prazo para envio de propostas foi prorrogado.


As propostas devem ser encaminhadas até 16 de outubro de 2011.

Com a finalidade de incentivar a produção audiovisual de caráter experimental, a 5ª edição do Concurso de Videoarte selecionará duas propostas para realização de obras de videoarte, concedendo a cada projeto selecionado prêmio no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais).

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas, pelos proponentes ou seus procuradores, na Coordenação de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco, até o dia 14 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 18h, ou enviadas pelo correio, com data de postagem até 16 de outubro de 2011.
O resultado será divulgado no site da Fundação Joaquim Nabuco e no Diário Oficial da União.
Fonte: Latitude Produções


Michel Maffesoli


Foto: Nina Moritzen

Maffesoli fala da saturação nesse novo livro, Facebook, Myspace entram na roda. Mas, o que quero mesmo é divulgar o cara por trás dos textos. Maffesoli fala sobre o retorno do tribal, da valorização do presente, do nomadismo...enfim, descobrí esse pensador na livraria da UFMG por acaso, olhando as estantes, e em um momento onde a mão sonha, por intuição, puxei o livro "O Eterno Instante", ótimo para quem tá afim de ler um pouco sobre grupos e esquemas de compreensão das neotribos urbanas. Detalhe: não é um livro sobre as neotribos, mas, daquilo que existe colado nas demandas dessa galera, através da noção de retorno ao Trágico, ao ciclíco, ao pré-moderno, enfim...livro ducaralho!!


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ópera de bolso no SESC Boulevard

Curso de Crítica Cinematográfica no SESC Boulevard

SESC Boulevard apresenta:

Curso de Crítica Cinematográfica de 25 a 27 de outubro


Ministrado por Miguel Haoni - APJCC. A partir do debate crítico, leitura de textos e análise de filmes, o curso pretende desvendar de que maneira esta linguagem é tecida na construção de discursos e sensações, percebendo como diferentes cineastas concebiam a arte em momentos chave de sua evolução histórica.

Curso de Crítica Cinematográfica de 25 a 27 de outubro
(12 horas/aula)
Ministrante: Miguel Haoni (APJCC)
(terça a quinta)
das 18 às 22 horas, no Auditório do SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, n°522/523)
Informações pelo fone: (91) 3224-5654/5305
INSCRIÇÕES GRATUITAS NO LOCAL

VAGAS LIMITADAS

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Última semana para inscrições na 8ª edição da rede Nacional Funarte Artes Visuais

Atenção! Última semana para inscrições na 8ª edição da rede Nacional Funarte Artes Visuais.

O prazo para inscrição no edital da Rede Nacional Funarte Artes Visuais acaba nesta segunda-feira, 10 de outubro.

As inscrições de projetos podem ser feitas por Correio ou por meio eletrônico, com o envio da ficha de inscrição assinada e digitalizada e dos anexos obrigatórios para o endereço redenacional@funarte.gov.br.Não será aceita entrega presencial. O edital com as regras de participação e a ficha de inscrição estão disponíveis no link
http://www.funarte.gov.br/edital/programa-rede-nacional-funarte-artes-visuais-2/.
Participe !

Centro de Artes Visuais/Funarte
cavisuais@funarte.gov.br

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

"Mostra Círio de Memórias" abre hoje no SESC Boulevard

Dia 05/10 - 19h30
Abertura da mostra Círio de Memórias II
ENTRADA FRANCA

Visitação: 06/10 a 04/12/2011.
Terça a Sábado das 10 às 21h
Domingo de 09h às 13h e 15h às 21h
A Mostra “Meu Primeiro Círio II” integra o projeto “Círio de Memórias”, que foi criado com a finalidade de apresentar anualmente diferentes versões sobre a cultura do Círio, tratada por diferentes linguagens e disciplinas.
 
Veja a lista dos expositores AQUI.
 
SESC - Serviço Social do Comércio
Centro Cultural Sesc Boulevard
End: Av. Boulevard Castilho França, 522/523. Campina
Tel: (91) 3224 5305 / 3224 5654.
Facebook: Sesc Boulevard
Twitter: @sescboulevard
E-mail: sescboulevard@pa.sesc.com.br
sescboulevard@gmail.com

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ganhadores 9º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia

Terruá Pará no Píer das Onze Janelas

O show Terruá Pará, que reúne 45 artistas paraenses, será reapresentado nesta quarta-feira, dia 5, às 20h, no Píer das Onze Janelas, dentro da programação Nazaré em Todo Canto, com entrada franca. Eleito um dos três melhores shows do Brasil pelo Prêmio Bravo! de Cultura, o Terruá reúne nomes como Gaby Amarantos, Felipe Cordeiro, Sebastião Tapajós, Orquestra de Violoncelistas da Amazônia e Gang do Eletro.
Na quarta-feira os músicos estarão no local a partir das 10h fazendo a passagem do som. Também temos imagens do show disponíveis, caso haja interesse.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação/ Rede Cultura de Comunicação
Márcia Carvalho (9999-4563)
4005-7706/ 7759/ 7704
http://www.portalcultura.com.br

Concurso de Videoarte Fundação Joaquim Nabuco

Inscrições prorrogadas até 16 de outubro    

Em função da greve dos Correios, informamos que o prazo para envio de propostas foi prorrogado.
As propostas devem ser encaminhadas até 16 de outubro de 2011.
Com a finalidade de incentivar a produção audiovisual de caráter experimental, a 5ª edição do Concurso de Videoarte selecionará duas propostas para realização de obras de videoarte, concedendo a cada projeto selecionado prêmio no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais).
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas, pelos proponentes ou seus procuradores, na Coordenação de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco, até o dia 14 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 18h, ou enviadas pelo correio, com data de postagem até 16 de outubro de 2011.

O resultado será divulgado no site da Fundação Joaquim Nabuco e no Diário Oficial da União.

 
Acesse o edital e baixe a ficha de inscrição em: www.fundaj.gov.br

Informações e Inscrições:              
Fundação Joaquim Nabuco | Coordenação de Artes Plásticas    
Rua Henrique Dias, 609 - Derby - Recife - PE - 52.010-100     (81) 3073.6692 | 30736691    
De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.    
Endereço eletrônico: artes@fundaj.gov.br   
Informações: 81 30736692

Abertura do Arte Pará 2011