quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Senac Pará lança pós-graduação em Artes Visuais


Atento para a necessidade da região Norte por mais qualificação na área artística, o Senac Pará irá iniciar em 2012 a pós-graduação a distância “Artes Visuais – cultura e criação”, da Rede Senac de Pós-graduação. O curso terá duração de 13 meses e carga horária de 360 horas. “A ideia de trazer esse curso para o Estado surgiu a partir do convívio com nossa comunidade de alunos dos cursos de moda, que falaram sobre a carência da região nesse segmento”, disse Patrizia Chermont, gerente do Centro de Educação Profissional – Educação a Distância (CEP-EaD).
A pós-graduação em Artes Visuais é aberta para pessoas de qualquer formação acadêmica, porém Patrizia ressalta que será dada prioridade a candidatos que demonstrem afinidade com áreas criativas, como artes, design, fotografia e moda. “Será feita uma análise curricular para selecionar os alunos. Estamos ofertando 30 vagas”, informa. As aulas se darão no ambiente virtual de aprendizagem da Rede Pós-EaD do Senac, mas haverão também quatro momentos presenciais. “Queremos que os alunos nos mostrem o que estão produzindo a partir dos conhecimentos adquiridos no curso”, comenta Patrizia.
Evento – A nova pós-graduação do Senac foi lançada durante o Nazaré Amazônia Fashion Week, evento realizado pela ONG Costamazônia (Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia). A instituição levou um estande ao evento de moda, onde divulgou os seus cursos do segmento e fez demonstrações de automaquiagem, com a maquiadora e instrutora Vanessa Brasil.
Felicia Assmar Maia, especialista em cultura de moda e coordenadora do evento, afirmou que o surgimento de cursos voltados para a moda tem contribuído para formar profissionais com mais capacidade para compreender o potencial da região amazônica. “Temos uma condição especial. Vivemos em uma região que não tem estações, é verão o ano todo, portanto não podemos seguir a moda do sul do país. Temos o diferencial dos recursos naturais renováveis e devemos aprender a tirar proveito disso”, acredita.
A estudiosa parabeniza a iniciativa do Senac de ofertar cursos a distância na área. “Esses cursos abrem os horizontes para quem está fazendo faculdade ou já está no mercado, e a modalidade a distância permite que aqueles profissionais com um ritmo intenso de atividades possam se capacitar”, avalia.
Serviço – A Pós-graduação a distância em Artes Visuais começa inscrições em 01/12, através do site www.pos-ead.senac.br. Os cursos livres Comprador de Moda (75h), Consultoria em Moda e Estilo (75h) e Marketing de Moda (60h) estão com inscrições abertas no CEP-EaD do Senac Pará. Fones: (91) 4009 6834 / 6839

Site do Senac Pará: http://www.pa.senac.br

Outros contatos:
Twitter: @senac_pa
Facebook: Senac Pará

Especialistas colaboradores:

METODOLOGIA, CONTEÚDO E REDAÇÃO
  • Patrícia Corrêa, doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), especializada em História da Arte e da Arquitetura pela Universidad Politécnica de Cataluña, em Barcelona; graduada em Desenho Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Professora no curso de Licenciatura em Educação Artística das Faculdades Integradas Bennett, onde ministrou as disciplinas Arte e Indústria, História da Arte V e História da Arte VI, e na coordenação central de extensão da PUC-Rio, onde ministrou o curso Arte e Outras Linguagens Modernas: Fotografia, Cinema, Vídeo e Design. Autora do livro José Resende, Cosac & Naify Edições, 2004.

ARTES VISUAIS
  • Vera Beatriz Siqueira, historiadora da Arte, mestre em História pela PUC-Rio, doutora em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ), atuou como curadora de várias exposições, tendo trabalhado no Paço Imperial, nos Museus Castro Maya (do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/Iphan) e no Departamento Cultural da Uerj. É autora dos livros Milton Dacosta (Silvia Roesler, 2005) e Burle Marx (Cosac & Naify Edições, 2001), além de ter publicado diversos ensaios e artigos em periódicos, catálogos e livros. É membro do Conselho Editorial da Revista Concinnitas, do Instituto de Artes da Uerj, onde é professora de História da Arte e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes.
  • Roberto Conduru, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, especialista em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC-Rio, mestre em História Social também pela PUC-Rio e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor de História e Teoria da Arte na Uerj. Autor deWillys de Castro (Cosac & Naify Edições, 2005), Vital Brazil (Cosac & Naify Edições, 2000), A missão francesa (Sextante, 2003), dentre outros, além de ensaios sobre Arte e Arquitetura publicados em livros, jornais, revistas e catálogos, no Brasil e no exterior.

CINEMA
  • João Luiz Vieira, doutor em Estudos Cinematográficos (Ph.D in Cinema Studies) pela Universidade de Nova York e mestre em Comunicação Social pela UFRJ. É professor-adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF, também pesquisador, conferencista, crítico e curador. Autor de diversos livros, ensaios e artigos.
  • Leandro Saraiva fez graduação, mestrado e doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), na área de Cinema, depois de bacharelar-se em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Teve artigos publicados em revistas diversas e livros, no Brasil e no exterior. É também roteirista, pesquisador de campo em documentários e montou alguns curtas-metragens.

FOTOGRAFIA
  • Antonio Fatorelli, graduado em Sociologia e Política pela PUC-Rio, mestre e doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e pós-doutor pela Princeton University (2006). Atualmente, é professor da UFRJ.
  • Dante Gastaldoni, jornalista, cientista social e mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela UFF. Trabalhou no Jornal do Brasil como repórter, redator e editor de 1974 a 1984. Hoje, é diretor da Editora Gama Filho.

DESIGN
  • Washington Dias Lessa, é designer formado pela Esdi/Uerj, onde leciona desde 1977. É mestre em Filosofia da Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (Iesae/FGV-Rio) e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Trabalha como designgráfico desde 1973, tendo, principalmente, desenvolvido projetos na área cultural. Nos anos de 1970, trabalhou com Aloísio Magalhães (no seu escritório e no Centro Nacional de Referência Cultural, em Brasília) e com Karl Heinz Bergmiller e Goebel Weyne (no Instituto de Desenho Industrial do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro). Nos anos de 1980, abriu a sua firma, a Campo Visual Edição e Comunicação, da qual é, até hoje, editor.
  • Rafael Cardoso Denis, PhD em História da Arte pela Universidade de Londres e professor do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio de Janeiro. Autor do livro Uma introdução à Historia do Design (Ed. Edgard Blucher, 2004, 2a ed.) e O design brasileiro antes do design (Cosac & Naify Edições, 2005). Colabora com diversos periódicos no Brasil e no exterior, e também é escritor de ficção, autor deControle remoto (Ed. Record, 2002), entre outros.
  • Maria Cristina Cabral, doutora e mestre em História pela PUC-Rio, com estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, especialista em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela mesma universidade, e arquiteta graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU) da UFRJ. É professora da PUC-Rio, da Escola Candido Mendes de Interiores e da Universidade Estácio de Sá. Tem diversos artigos publicados sobre História da Arquitetura e Arquitetura Moderna.

MODA E FIGURINO
  • Dario Caldas, sociólogo formado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e mestre em Comunicações pela ECA/USP. Para sua formação específica sobre os fenômenos de moda, realizou cursos no Institut Français de la Mode (IFM), em Paris, e Domus Academy, em Milão. Atualmente, é doutorando pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris. Tem diversos livros publicados; fundou e dirige, em São Paulo, o escritório de tendências Observatório de Sinais – Teoria e Prática da Pesquisa de Tendências.
  • Charbelly Estrella é graduada em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Social (FCS) da Uerj, mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ e doutoranda em História Social da Cultura pela PUC-Rio. Pesquisadora associada do grupo de pesquisa CAC – Comunicação, Arte e Cidade do Programa de Pós-graduação da FCS/Uerj. É co-autora dos livros A sociedade na tela do cinema (ed. E-papers) e O graffiti na cidade de São Paulo e sua vertente – estéticas e estilos (ed. USP).

Nenhum comentário: