quinta-feira, 30 de junho de 2011

Festival Transborda



Inscrições abertas para o Edital Artes Transversais Transborda 2011 até dia 11/07



O Festival Transborda já começou! E na sua segunda edição apresenta o Edital de ocupação de formação e intervenção urbana, a partir da seleção de propostas enviadas até dia 11 de julho, o Artes Transversais viabilizará a mediação e a criação artística, durante o período de 10 a 18 de Setembro de 2011. Com proposta que contemplam dois programas e visam integrar ao festival uma programação múltipla e diversa.
Artes Transversais é uma frente de ação dentro do Festival Transborda 2011, pensada e executada pelo Coletivo Pegada e Espaço FLUXO, dentro da proposta de produção colaborativa do festival e que propõe o fomento à atividade artística na cidade de Belo Horizonte.
A partir desse Edital, a frente Artes Transversais viabilizará sua atuação a partir de dois programas de intervenção. O primeiro, referente à formação artística, foca a intervenção nos Centros Culturais participantes do Festival (Centro Cultural Padre Eustáquio, Centro Cultural Lagoa do Nado, Centro Cultural São Bernardo, Centro Cultural Lindéia e Espaço Fluxo) a partir da realização de “projetos de formação” (oficinas, workshops, palestras, debates e afins). E o segundo de atuação pretende estabelecer uma plataforma de discussão e criação para artistas ou coletivos de arte com o objetivo de realizar intervenções artísticas de caráter transversal em lugares públicos da capital mineira.
A característica primordial desse edital é contemplar projetos que tenham como natureza abertura para o diálogo indiscriminado com as manifestações eleitas para efetuar a programação. Para isso, serão selecionados somente trabalhos inscritos que tenham na sua concepção conceitual e processual uma relação fundamental com o mote do edital, a saber, Artes Integradas e Transversais e com o tema do Festival Transborda: Ocupação do Espaço Público da Cidade.
Acreditamos que por meio deste edital contribuiremos para o crescimento da produção e da crítica da arte, e, principalmente, para a abertura e re-criações de espaços coletivos e democráticos no que diz respeito à execução e exibição cultural. Com o objetivo de agregar valor ao festival através do desenvolvimento de ações mais diversificadas, questionadoras e experimentais e à produção de arte, incentivando sua forma colaborativa e qualificada. Além de fomentar novos espaços para manifestações culturais, utilizando centros culturais públicos, espaços cedidos e a ocupação do espaço urbano, a fim de resignificá-los.

Os interessados em participar do Festival por meio de uma proposta artística, podem se inscrever no edital Transborda de Artes Transversais pelo formulário clicando aqui


Blog do Coletivo Pegada is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

http://coletivopegada.org/2011/06/29/estao-abertas-as-inscricoes-do-edital-artes-transversais-transborda-2011-ate-dia-1107/

Nenhum comentário: