sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Revista Sopro

Escritório da Revista Sopro.

Revista virtual produzida em Belém tendo como foco o design, a moda, a cultura pop, entrevistas e outras cositas mais. Ver em: http://www.revistasopro.com/#/176



http://www.revistasopro.com/#/176

Feliz Ano Novo!!!

2010 está chegando ao fim e começamos mais facilmente a refletir sobre os acontecimentos que rondaram nossas vidas. Dentro dessa perspectiva a dupla de diretores The Fine Brothers criou um jogo interativo no youtube que "serve tanto como cápsula do tempo quanto como uma crônica dos pequenos absurdos de 2010." segundo a editora, do The Creators Project, Julia Kaganskiy.

http://www.youtube.com/watch?v=W5kMWDug-Ns

Divirtam-se e aproveitem!
Feliz Ano Novo!!!

Concinnitas: Revista do Instituo de Artes da Uerj - Chamada


A revista Concinnitas está recebendo artigos, entrevistas e resenhas para o número 18, a ser lançado em junho de 2011.

Concinnitas é uma publicação semestral do Instituto de Artes da UERJ, criada em 1996 e, a partir de 2005, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES).
Possui uma versão impressa com o ISSN 1415-2681 e uma versão on line www.concinnitas.uerj.br com o ISSN 1981-9897.
É classificada como A2 no Qualis da Capes.


Calendário para Concinnitas 18
Recebimento de artigos, entrevistas e resenhas: até 15 de março de 2011.
Publicação: junho de 2011


Normas:
1. O texto deve ser inédito (nas línguas português ou espanhol);
2. O texto será submetido a avalição de um consultor membro do conselho editorial ou de um consultor ad-hoc (peer review);
3. O autor é responsável pelo conteúdo do texto e deve garantir exclusividade até o recebimento do parecer do conselho editorial;
4. O autor de texto publicado deve cumprir um período de 2 anos para nova submissão de proposta;
5. O autor deve transferir os direitos autorais do texto para a revista Concinnitas imediatamente após a aprovação;
6. O texto aprovado e publicado não poderá ser republicado em um período de até 2 anos;
7. O texto aprovado será divulgado no site (www.concinnitas.uerj.br> arquivo > artigos em espera). Aqueles não publicados imediatamente após aprovação, poderão ser publicados na edição seguinte, conforme autorização do autor;
8. A seleção dos textos de cada publicação será feita pelo conselho editorial, baseando-se na aprovação e na data de recebimento;
9. Somente os textos que cumprirem as normas de publicação serão avaliados;
10. Os artigos e entrevistas devem ter até 40.000 caracteres com espaço, editados em word, sem hifenação, sem tabulação de parágrafo e com entrelinha dupla;
12.As resenhas devem ter até 10.000 caracteres com espaço, editadas em word, sem hifenação, sem tabulação de parágrafo e com entrelinha dupla;
13.O texto deve ser enviado por e-mail (concinni@gmail.com);
14.A folha de rosto deve conter:
- nome do autor com a vinculação profissional e/ ou universitária
- e-mail e endereço pessoal ou profissional
- título em português e inglês (até 6 palavras)
- resumo em português e inglês (até 500 caracteres sem espaço)
- três palavras-chave em português e inglês
15. Currículo resumido em forma de texto (até 500 caracteres sem espaço);
16. As notas devem vir no final do texto, numeradas em algarismos arábicos;
17. O texto deve conter bibliografia seguindo as normas da ABNT;
18. Devem ser enviadas até 3 imagens por e-mail (concinni@gmail.com), com legendas e não devem ser inseridas no corpo do texto (com indicação de posicionamento);
19. As imagens devem ser digitalizadas e enviadas por e-mail (concinni@gmail.com) em formato jpg, colorida, 300dpi, tamanho mínimo 12 x 18cm.

Sheila Cabo Geraldo
Editora

Revista Concinnitas
Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Rua São Francisco Xavier 524, Pavilhão João Lyra Filho, 11o andar, bloco E, sala 11.007
Maracanã, Rio de Janeiro, RJ, 20.550-013, Brasil
Telefones: (55-21) 2334-0423 / 2334-0912
concinni@gmail.com

Bolsas de residência para artistas sul-americanos


Terra UNA zona da Serra da Mantiqueira, BRASIL
Centro Rural De Arte zona andino-patagónica, ARGENTINA
Residencia en la Tierra zona cafeeira colombiana, COLÔMBIA

O projeto proporciona períodos de residências para artistas sul-americanos. O objetivo é colaborar com a integração de artistas do continente por meio do intercâmbio. Desta maneira, são oferecidas bolsas para o desenvolvimento de projetos artísticos em residência para cada um dos espaços. O processo de seleção dos projetos será realizado mediante uma votação on-line onde participam todos os artistas inscritos e os coordenadores de cada centro de residência.

Interações Florestais en Red é um projeto de colaboração entre Terra UNA, CENTRO RURAL DE ARTE e Residencia en la Tierra, através de Residencias en Red e com o apoio de AECID.

A bolsa inclui todos os custos de transporte entre as localidades, hospedagem e diárias.


Mais informações em www.terrauna.org.br

Cronograma
Inscrição: 15 de dezembro de 2010 a 20 de janeiro de 2011
Votação: 22 de janeiro a 20 de fevereiro de 2011
Resultado: 23 de fevereiro de 2011

Períodos de residência
Argentina: 14 de abril a 11 de maio 2011
Brasil: 16 de maio a 12 de junho 2011
Colômbia: 20 de junho a 17 de julho 2011

Casa 252



Encontramos um novo espaço em Belém para quem gosta de design. O espaço é chamado "Casa 252". Mais uma iniciativa dos designers locais rumo a autonomia tão desejada. O empreendimento segue o conceito dos coworking, que efetiva e horizontaliza empreendedores em prol de um objetivo comum. Segundo o texto de apresentação da Casa: "Moda, ideias, design, conversas, fotografia, encontros, bistrô, amigos... Isso, mais um pouco e ainda aquilo que a cabeça possa pensar; o corpo, executar; e o espaço físico, abraçar. Essa é a proposta da Casa 252 - um lugar para concretizar ideias novas e diferentes, colocar em prática projetos adormecidos na gaveta e ter a oportunidade de mostrá-los para amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos. Tudo concentrado em um só lugar. A Casa 252 fica na avenida Gentil Bittencourt, alameda Paulo Maranhão, 252, entre 14 de Março e Alcindo Cacela. E-mail: casa252@gmail.com " O "Novas médias!?" foi a algum tempo atrás contatado por um dos rapazes que agenciam a Casa 252, segundo ele, ela está aberta também para ações, instalações ou sites especifics. Se vcs tiverem alguma idéia, contatem os caras.




http://casa252.blogspot.com/

Ricardo Macêdo

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Exibart. TV




Signori, vogliamo comunicare il nostro sito.
grato.


http://tv.exibart.com/news/2008_lay_notizia_02.php?id_cat=78&id_news=6663&filter=&page_elenco=1

mãos para que te quero


Encontrei outro site que propõem o: faça você mesmo!. Guitarras conectadas a MP3, inversor de link, tomadas de 220/110 volts ativada por controle remoto, coleira fluorescente, MP6 com controle de PS2, estante invisível para livros, etc. Visite e faça do seu ócio algo criativo!



terça-feira, 28 de dezembro de 2010

INSTRUCTABLES

Encontrei um site muito interessante. Se tu já ouvistes falar em "low-life" , gostarás do que encontrarás nesse
endereço virtual. Vida para ser vivida e não sobrevivida, DIY, imaginação elevada ao poder!!! Fazer atividades com as mãos independente do tempo transcorrido, construir objetos, achar soluções, criar! Dê um olho por lá e saiba do que estou falando. 



segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Exposição O Olhar em Construção

O Museu Casa das Onze Janelas, realizou através da iniciativa e trabalho do professor Valério Silveira, em parceria com os educadores do museu, a oficina fotográfica “O Olhar em Construção” . Tal atividade veio integrar a programação educativa da mostra “LUIZ BRAGA o percurso do olhar – Mostra da Coleção Luiz Braga do Museu Casa das Onze Janelas.

Depois de algumas visitas feitas pelo professor Valério , à exposição, com a participação de seus alunos, e em conversas com a educadora do museu, Bianca Shiguefuzi , surgiu a idéia da realização de uma ação em parceria para ter como foco a exposição da Coleção Luiz Braga. Desta forma , com anuência da instituição , que investiu na proposta, aconteceu em todas as sextas-feiras do mês de novembro, os desdobramentos da atividade de forma gratuita aos 14 participantes, que confeccionaram máquinas fotográficas artesanais a partir da estrutura de caixas de fósforo e demais materiais próprios para a referida técnica, realizando passeios fotográficos para realização das imagens , discutindo e refletindo acerca do ato de fotografar, tendo com recorte a obra de Luiz Braga.

A ação alcançou seu objetivo de integrar o museu a comunidade, através de atividades educativas em torno de suas exposições, e mais especificamente neste caso, à difusão de seu acervo, na qual os integrantes da oficina puderam conhecer mais sobre a obra deste importante fotógrafo paraense e de um modo geral sobre a fotografia produzida em nosso Estado. Desta forma o museu apresenta ao público, parte do material produzido na oficina na exposição “O Olhar em Construção” que abre amanhã no Laboratório das Artes, com imagens realizadas pelas participantes Camille Nascimento, Deborah Cabral, Mara Tavares e Julieth Corrêa, junto com fotografias de Valério Silveira.

O Museu Casa das Onze Janelas , compreende que é de fundamental importância a realização de ações como esta, que promovem a valoração, a pesquisa, a preservação e a comunicação do seu acervo, oferecendo ao público atividades de difusão de conhecimento através de exposições, publicações, oficinas , palestras e demais ações educativas. Tendo como objetivo a valorização, o fomento e a difusão das artes visuais paraense e o fortalecimento das ações desenvolvidas pela instituição, que afirma seu perfil de arena de reflexão, fomento e difusão cultural com ações que trabalharam os processos de democratização da arte, inclusão social e cidadania.


Serviço:
Exposição O Olhar em Construção
Laboratório das Artes - Museu Casa das Onze Janelas
Praça D. Frei Caetano Brandão s/nº - Cidade Velha - Belém/PA
Abertura: 28/12/2010
Hora: 19h30

Período de visitação: 29/12/2010 a 21/02/2011
Horário de Visitação: de terça a sexta 10h às 18h, sáb e dom 10h ás 16h, feriados 09h ás 13h

2010

domingo, 26 de dezembro de 2010

Inscrições abertas na Casa da Cultura da América Latina


A Casa da Cultura da América Latina do Decanato de Extensão da UnB (CAL/DEX/UnB) comunica aos artistas que atuam no campo das artes visuais que estarão abertas as inscrições para ocupação das suas galerias, para a temporada de 2011 até o dia 31 de março de 2011.

Os projetos deverão ser enviados em envelope lacrado, e deverão conter: portfólio, dados pessoais (endereço, telefone e e-mail para contato imediato), curriculum artístico (resumido) e fotos (15 x 20 cm) de 5 (cinco) a 15 (quinze) obras a serem expostas com os seus respectivos dados técnicos: título, técnica, dimensões, ano, além das informações constantes nos itens 5 e 9 desta Convocatória. As inscrições deverão ser feitas no período de vigência desta Convocatória, mediante o envio de portfólio à CASA DA CULTURA DA AMÉRICA LATINA (CAL), via Correios, ou entregue “em mãos” no seguinte endereço:

CASA DA CULTURA DA AMÉRICA LATINA DA UNB (CAL/DEX) Quadra 04, Edifício Anápolis, 1º andar, Salas 101 e 103

Brasília (DF), CEP 70.300 – 500

Telefone/Fax: (61) 3321.5811, 3325.6543

Observação: não serão aceitas inscrições por e-mail

Mª Stela Cabral

Ponto de Cultura Tarsila do Amaral

CNPdC-GT Legislação - Comissão de Mobilização

Pontão Setecidades

Rede Pontos de Cultura de Diadema


www.teia2010.org.br
www.casadosmeninos.net.br/teia2010
www.teiapaulista.redepaulistadepontosdecultura.net


Serviço:

Casa de Cultura da América Latina - Temporada 2011

Período: 26 de dezembro a 31de março de 2011.

Mais informações: (61) 3321.5811 / 3325.6543

http://www.cal.unb.br/

Games

A Microsoft divulgou na semana passada o vídeo de conclusão da campanha publicitária de Halo: Reach.
A empresa gosta de investir na divulgação da série, que é o carro chefe
do console, e já ganhou até um prêmio em Cannes pelo case de Halo 3.
Dessa vez a campanha propôs  aos jogadores que construíssem um 
monumento de luz em homenagem ao Noble Team, esquadrão de personagens do
jogo.

Quem quisesse homenagear os heróis deveria entrar no site Remember 
Reach e se logar com a conta do Facebook, que automaticamente informa a 
localização do usuário. Depois disso era necessário escolher um dos 54 
mil pontos de luz que iriam formar a imagem – como se fosse um desenho 
ponto-a-ponto daqueles que todos nós cansamos de fazer quando éramos 
menores no almanacão de férias. Só era possível contribuir com um ponto 
de luz por usuário.

Quem seria o artista que conectaria todos os pontos? Um robô. Na 
verdade o robô Kuka KR 140 é um braço mecânico utilizado em fábricas, 
especialmente nas especializadas em montagens de automóveis. A máquina 
recebia a informação do ponto escolhido através do site – que passava 
por um sistema de dados antes como é mostrado no vídeo abaixo – e 
registrava a contribuição para a escultura virtual de luz.

18,422 usuários contribuíram para a formação da homenagem ao Noble Team.
O resultado, com uma trilha sonora emocionante como já é característica
da série Halo.

Para ver a estória:





GEOCACHE







Geocaching é um jogo de caça ao tesouro de alta tecnologia jogado em todo mundo por aventureiros equipados com dispositivos de GPS. A idéia básica é encontrar recipientes escondidos ao ar livre, chamados “Geocache” para depois compartilhar suas experiências on line. Geocaching é pareciado por pessoas de todas as faixas etárias, com um forte senso de comunidade e apoio ao meio ambiente. Procure por um geocache ou saiba mais para poder começar a jogar.



rICARDO mACÊDO

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Só mais um signo pro Natal

Um vídeo de natal produzido pela dupla Daniel Kwan e Daniel Scheinert, conhecida como DANIELS, está rolando na internet como uma boa mensagem que caminha entre o macabro e o divertido. A trilha sonora é de uma banda de nome bem apropriado (Sleigh Bells). Segundo Kevin Holmes, editor do The Creators Project, "O resultado é uma mensagem com doses moderadas de doçura que pode te fazer sentir mais esquisito ao desembrulhar um presente."


Aproveitem...
e FELIZ NATAL!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Arte, Invenção e Experiências Formativas

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura está lançando parte dos resultados do trabalho realizado pelo Núcleo de Formação em Arte e Cultura com publicação online de "22 conversas sobre formação em arte e cutura" no link abaixo.
Aproveitemos esse material!

VIII Colóquio Luso Brasileiro de História da Arte

>

A Universidade Federal do Pará sediará em Belém do Pará em abril de 2011 o VIII Colóquio Luso Brasileiro de História da Arte.

Estão abertas as inscrições para submissão de artigos, os que desejarem receber o edital na íntegra por favor entrem em contato pelo

email: 8coloquiolusobrasileiro.ha@gmail.com

Em breve será disponibilizado o acesso ao site do evento.

Chamada de Artigos

VIII COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE

II REUNIÃO INTERNACIONAL DO FÓRUM LANDI


Seguindo a tradição dos sete eventos já realizados, o VIII Coloquio Luso Brasileiro de História da Arte - CLBHA será um encontro com participação de cerca de 40 convidados especialistas em História da Arte e disciplinas afins, prioritariamente originários de países de língua oficial portuguesa.

A II Reunião Internacional do Forum Landi – RIFL, evento consecutivo ao Colóquio, ocorrerá também com a participação de conferencistas convidados, com mesas-redondas visando a reflexão dos desafios da Cultura e do Desenvolvimento Humano na Amazônia.

Os eventos estão sendo organizados por uma comissão consultiva e científica internacional, que define as atividades segundo critérios temáticos para um público-alvo de estudantes e pesquisadores de diferentes níveis da formação superior. Esta edição terá como sede Belém, capital do Estado do Pará, Brasil, no período de 04 a 08 de abril de 2011, e estão abertas as inscrições para submissão de artigos para Comunicação Oral, Apresentação de slides e participação em grupos de Trabalho.
A temática escolhida para o VIII CLBHA é “A língua como Patrimônio e o Patrimônio como língua”, e a temática para a II RIFL é “Belém de Landi: Patrimônio da Humanidade”.


Atenção para o Calendário:

*06 de dezembro de 2010*: Divulgação do Edital

*06 de dezembro de 2010 a 17 de janeiro de 2011*: Recebimento dos resumos para análise pelo Comitê de Avaliação.

*16 de fevereiro de 2011*: Comunicado de aceite de trabalho

*07 de março de 2011:* prazo para envio de artigo completo para publicação nos Anais

Mais informações, entre em contato conosco por email:
8coloquiolusobrasileiro.ha@gmail.com e breve estará disponível o site do
evento.

Saudações,
Comissão Executiva

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Renato Torres e Julio Freitas "No Cardápio" musical antes do Natal

Caros amigos,

Eu e Renato Torres vamos matar saudades do nosso repertório antigo com muita música brasileira, num lugar pra lá de apetitoso: o sushi bar "No Cardápio". O repertório inclui coisas da época em que começamos a trabalhar juntos, lá pelos idos de 1997, e inclui músicas de Vinícius de Moraes, Caetano Veloso, Pedrinho Cavalléro, Chico Senna, Chico César, Tetê Espíndola, Marisa Monte, e ainda tem algumas canções do jazz e do blues, como "Geaorgia on my mind", que ficou famosa na voz de Ray Charles.

Além de convida-los, é claro, gostaria que nos ajudassem a divulgar. Espero contar com a ajuda de vocês pra essa ocasião tão especial. Aproveito pra desejar um Natal maravilhoso, na certeza de que o ano de 2011 será um sucesso!!!

SERVIÇO:
JÚLIO FREITAS (voz) & RENATO TORRES (backing vocals e violão)
LOCAL: "NO CARDÁPIO" - sushi e temakeria
AV. SENADOR LEMOS, 1209 (entre Djalma Dutra e José Pio)
DIA 23/ 12/ 2010, QUINTA-FEIRA, ÀS 20:30 H.
COUVERT: R$ 3,00

Gratíssimo!

Beijos,

JULIO FREITAS
OMB 0126
(91) 8182-6506

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Tron Legacy nos cinemas

Tron (no Brasil: Tron: Uma Odisseia Eletrônica) é um filme de ficção científica da Walt Disney Pictures. Filmado em 1982, foi escrito e dirigido por Steven Lisberger e estrelado por Jeff Bridges. Tron se destaca pelo visual, sendo um dos primeiros filmes a utilizar efeitos de computação gráfica de forma tão ampla.

Tron Legacy é dirigido por Joseph Kosinski e estréia hoje, 17 de dezembro, nos cinemas em 3D. Se em muitos filmes o 3D parece desnecessário, aqui a tecnologia parece perfeita para mostrar de forma adequada o incrível mundo computadorizado. Kevin Flynn (Jeff Bridges) desapareceu há 25 anos. Na tentativa de encontrar o seu pai, o gênio Sam Flynn (Garret Hedlund) acaba entrando no mundo virtual onde Kevin mora. Agora, os dois enfrentarão juntos o perigoso mundo cibernético.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

IAP apresenta música, teatro, dança e artes visuaisCircuito das Artes 2010, com resultado das Bolsas de Pesquisa,reúne dez atrações nesta quinta-feira 16.

Artes visuais, música, teatro e dança se encontram no Circuito das Artes desta quinta-feira, dia 16. A programação apresenta ao público o resultado das Bolsas de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística 2010 do Instituto de Artes do Pará (IAP). O programa de bolsas é a principal ação do IAP e possibilita a artistas paraenses a realização de projetos durante um ano, tendo como base a experimentação, a produção e o aperfeiçoamento em diversas linguagens artísticas. Os projetos são selecionados pelo Conselho Diretor do IAP, via edital, publicado no início do ano. O evento começa às 18h, na sede do instituto, que fica em Nazaré, ao lado da Basílica. A entrada é franca.

A programação comemora ainda os dez anos do IAP. Para o presidente do instituto, Jaime Bibas, a data é representativa. “Estamos celebrando a primeira década de um instituto criado para trabalhar a qualificação do artista, a excelência do discurso artístico. Nesse período, o IAP se firmou como um órgão que tem essa especificidade, mantendo programas como os editais de bolsas e publicação de livros, além de outras atividades continuadas”, afirma.

O Circuito das Artes desta quinta-feira reúne dez atrações, com uma pequena mostra dos projetos contemplados em 2010. A primeira atração será o espetáculo “Os Trágicos da Cidade”, de Lu Maués. O espetáculo foi criado a partir de uma investigação sobre a cena teatral de rua em Belém, por meio das vivências artísticas dos atores da Entreatos Companhia de Arte, Emerson de Souza, Jhonny Russel, Milton Aires e Lu Maués.

Além de Lu Maués, se apresenta o músico Leonardo Venturieri, com "Microtoniza-te", resultado do projeto “Symphonia Globulifera: Microtonalismo e Timbres Florestais”. O objetivo da pesquisa foi, a partir do estudo do microtonalismo, presente na música oriental, preparar e construir instrumentos que pudessem dar conta desta sonoridade. Além de preparar violões microtonalizados, o músico criou e construiu rabeca, baixo e violoncelo utilizando bambu e cabaça. A partir daí, compôs seis músicas, em parceria com André Macleuri, utilizando estes instrumentos.

Outra atração será a apresentação do projeto “Máscara, uma linguagem popular”, de Marcelo Siqueira, que enfatizou a figura do mascarado Pierrô, presente no Boi de Máscaras de São Caetano de Odivelas, e trabalhou técnicas para preparar o corpo do ator para a utilização/manipulação da máscara. As experimentações foram realizadas no Bosque Rodrigues Alves e numa sala de ensaio, construindo cenas com as máscaras do pierrô, larvária e psicológica, que deram formato a um espetáculo lírico e divertido, baseado na linguagem universal do teatro: o gesto.

Às 18h30 entra em cena o músico Fábio Cavalcante, com o projeto “Músicas de Domínio Público do Folclore Santareno”, que possibilitou o mapeamento e o registro em partituras de músicas tradicionais de Santarém e a criação de arranjos baseados nessas músicas para serem tocadas pela Filarmônica Municipal Prof. José Agostinho.

Por meio de entrevistas, foram coletadas 46 músicas do folclore santareno, pertencentes a diversas manifestações: cordões de pássaros, bois, cantigas de roda, de ninar, pastorinhas, etc. Entre os entrevistados estão o grupo Nossas Lembranças, do bairro do Santarenzinho, quarteto de pau e corda que tem no repertório músicas do folclore local; e o compositor Chico Malta, mestre griô da vila de Alter-do-Chão. Todas as músicas foram gravadas e transcritas em partituras e estão reunidas num único volume.

A programação segue com a apresentação da videodança “Sincronicidade”, de Marina Mota; que partiu da observação do movimento das pessoas, também chamado de “corpo cotidiano”, nas praças da República, Batista Campos e do Carmo; o espetáculo “Serpentinas e Poesia”, de Ana Flávia Mendes, baseado na obra carnavalesca de Paes Loureiro, com a Companhia Moderno de Dança e o Grupo de Dança Moderno em Cena; e a videodança e performance “Curimbó”, de Danilo Bracchi, que registrou improvisações estimuladas por movimentos percussivos do curimbó.

VISUAIS
Além das apresentações de artes cênicas e musicais, o Circuito das Artes desta quinta-feira traz ao público os resultados dos projetos “As Ondas: Um encontro de escorrego entre a arte e o surf”, de Danielle Fonseca; e “Eclipse”, de Laércio Esteves, no auditório do IAP.
Danielle Fonseca produziu um vídeo onde propõe discutir a relação entre arte contemporânea, filosofia e o surf, baseado em textos de Gilles Deleuze e Daniel Lins. O filme é dividido em dois momentos: imagens feitas em Mosqueiro e Salinas com um roteiro baseado no poético, e depoimentos e reflexões.
Laércio Esteves produziu um vídeo de animação em stop-motion que usa a metalinguagem para provocar uma reflexão sobre a evolução da fotografia. A animação é livremente inspirada na história do cientista árabe Alhazen (Abu Ali al-Hasan Ibn Al-Haitham), responsável pela construção da primeira câmara escura. O público poderá observar ainda estandartes produzidos por Mestre Nato como resultado do projeto “Sagrado Sincretismo”.

SERVIÇO
Circuito das Artes, com resultado das Bolsas de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística 2010 do Instituto de Artes do Pará (IAP). Nesta quinta-feira, 16, a partir das 18h, com dez atrações, na sede do instituto (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré). Todas as apresentações têm entrada franca. Confira a programação completa no blog do IAP (http://blogdoiap.blogspot.com/). Informações: 4006-2945.

--
Mais informações:
Assessoria de Marketing Cultural e Comunicação Social
Márcia Carvalho (9999-4563) Tylon Maués (9942-2806)
Telefones: 4006-2945/ 2918

aves

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pedra e Alma: 30 anos do IPHAN no Pará



Serviço
Dia: 13 de dezembro de 2010
Hora: 19h
Local: IPHAN - Av. Governador José Malcher, 563 esquina com a Trav. Rui Barbosa.

XIX Mostra de Arte Primeiros Passos CCBEU - Belém

Abertura: 15 de Dezembro de 2010 - 19h - Galeria do CCBEU - ENTRADA FRANCA

Visitação: 16/12/2010 a 31/01/2011
Segunda a sexta de 9h30 às 12h e pela tarde de 13h às 19h30
Sábado de 9h às 12h

domingo, 12 de dezembro de 2010

the secret location


Secret location é o nome de uma agência integrada de mídia. O site da empresa apresenta logo de início um filme onde o usuário poderá explorar o conceito e conhecer melhor o trabalho da agência. A interatividade é conquistada a partir das decisões que o internauta fizer durante a história que se desenrola. É muito divertido, vale a pena conferir.

link: http://www.thesecretlocation.com/

sábado, 11 de dezembro de 2010

SUPERFLUID




“Luzes Relacionais” (Relational Lights) é uma instalação interativa audiovisual que explora a relação das pessoas com o caráter orgânico-expressivo do “espaço”. A instalação usa luz, som, neblina e um sistema de software customizado para criar um espaço-luz tridimensional de morphing (metamorfose), em que os espectadores participam ativamente, manipulando-o com sua presença e seus movimentos.


“Luzes Relacionais” (Relational Lights) is an interactive audio-visual installation that explores our relationship with the expressional-organic character of “space”. The installation uses light, sound, haze, and a custom-software system to create a morphing, three-dimensional light-space in which spectators actively participate, manipulating it with their presence and movements.

FONTE: http://www.file.org.br/file2010/press_sp/pg_file_instalacoes.html

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

BR.ADA


O BR.ADA é um coletivo formado por cinco meninas de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Barcelona, interessado em pesquisar como mulheres e tecnologia convivem nas artes e nos meios de comunicação. São elas Vivian Caccuri, Vanessa de Michelis, Anaisa Franco, Lilian Campesato e Nina Gazire. O grupo realiza chamada de trabalhos artísticos (visual, texto, online, performático ou sonoro) para o evento mundial de comemoração do Ada Lovelace Day. Ada Lovelace foi uma condessa britânica que viveu entre 1815 e 1852 considerada a primeira pessoa a criar um programa de computador na história ocidental. Durante o período que esteve envolvida com o projeto de Charles Babbage, ela desenvolveu algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas. Lovelace foi visionária ao enxergar a potencialidade da máquina não apenas de fazer cálculos mas de computar dados e executar programas. Em 2009, Ada Lovelace ganhou uma data comemorativa anual (The Ada Lovelace’s Day), difundido por uma comunidade internacional de pesquisadores, blogs, fóruns de discussão, artistas e ativistas. Todo ano, o dia 24 de Março é destinado à disseminação na rede dos avanços de mulheres na ciência e na tecnologia. A chamada busca trabalhos que façam uso de ferramentas ou linguagens tecnológicas. A reflexão teórica ou artística sobre os temas de gênero e tecnologia é também foco da mostra. Os trabalhos serão exibidos na galeria virtual do BLANKTAPE (http://www.blanktape.com.br/) do dia 24 de Março a 26 de Abril. Para mais informaçoes visite o site BR.ADA ou ja preencha o formulário online aqui.


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

IX Festival de Apartamento (Campinas/SP)

IX Festival de Apartamento (Campinas/SP)
Arte da Performance


(favor repassar por e-mail, blogs e/ou redes sociais)


Organização

Anfitrião


Entrada livre,

mas uma garrafa de vinho será muito bem recebida

Dia 11 de Dezembro de 2010, a partir das 21 horas
Rua Abel José Bonomi, 60, Barão Geraldo, Campinas/SP

Rota pra quem vem de ônibus: ônibus 3.31 (ponto próximo a entrada da rodoviária, na "Governador Pedro de Toledo") até o Terminal Barão Geraldo. No terminal, pegue o 3.25 ou o 3.26. Peça para descer o mais perto da "Pizzaria Borda de Ouro". Você estará na Rua Luís Vincentim Sobrinho. Vire à esquerda na Rua Abel José Bonomi, 60. Mapa de Percurso

Rota pra quem vem de carro: a partir da entrada de Barão Geraldo (distrito de Campinas), seguir pela Avenida Santa Isabel até encontrar o supermercado "Super Barão". Vire à direita na rua Armando Sebastião Bonomi e à esquerda na Rua Luís Vincentim Sobrinho. Vire à direita na Rua Abel José Bonomi, 60. Mapa de Percurso

Programação das Performances Confirmadas listadas por ordem de inscrição, não necessariamente ordem de apresentação AQUI.