sábado, 20 de novembro de 2010

Portal Olhos Negros - Consciência negra no Instituto Nangetu

Imagem: A Negra, de Tarsila do Amaral. 1923.

Portal Olhos Negros - http://www.olhosnegros.org/

Lançamento no dia 20 de novembro - Consciência negra e respeito a Memória de Zumbi doa Palmares. Local: Instituto Nangetu, Tv. Pirajá, 1194 – Marco

Programação

17h – cineclube. Terra deu-terra come, filme ganhador do Amazônia. DOC.

19h – lançamento do site, com: Mesa cerimonial composta com autoridades presentes, lideranças de terreiros, lideranças de quilombos e lideranças do movimento negro urbano.

20h – Apresentação do projeto

21hs – Shou com o Gremio Recreativo Escola de Samba Deixa Falar.

Olhosnegros, expressão que remete ao olhar do e sobre o negro, sobre a cultura negra, sobre a cultura brasileira de herança negra, presente no imaginário da nossa arte e cultura. O portal olhosnegros.org é uma ferramenta que procura a criação de agentes multiplicadores desta cultura e também socializar os centros de cultura afro e projetos vigentes, visando mostrar à sociedade através de redes sociais e projetos de intervenção urbana.

O público alvo corresponde tanto à comunidade afro-descendente da Amazônia, quilombos e terreiros, quanto alunos do 2o. Grau de todas as escolas, independentes se particulares ou públicas, católicas ou laicas. Pois a intenção principal do projeto é que este público conheça e entenda o que é a cultura brasileira afro-desencente na Amazônia, que ela está presente em quase tudo, nas artes das igrejas, na música, na dança, na religiosidade, e assim faça que todos, de todas as raças e condições sociais compreendam essa cultura como parte da cultura paraense, brasileira, nossa.

Nenhum comentário: