quinta-feira, 12 de agosto de 2010

LOTES VAGOS

LOTES VAGOS: EXPANSÕES ação coletiva de ocupação urbana experimental

Lotes Vagos é um trabalho in progress que ocorreu de 2005 à 2008, já citamos aqui uma idéia que vai dentro dessa vertente (ver texto do Ricardo chamado "SOBRE O ESPAÇO INFORMADO" http://novas-medias.blogspot.com/2010/05/sobre-o-espaco-informado.html), também podemos pensar em termos mais ativistas se lembrarmos da idéia do VAGA-VIVA feita pelos ciclistas nas grandes metropoles. Enfim, esse trabalho dos artistas Louise Ganz e Breno Silva de Belo Horizonte.



O projeto visa transformar os lotes privados de uma cidade em espaços públicos de uso coletivo, durante um período. Os lotes são emprestados pelos seus proprietários e usados por vizinhos, moradores, transeuntes, até que seja solicitado de volta. O grupo que participa da transformação do lote em espaço público torna-se responsável pela implantação do projeto, pelo seu cuidado, pelos acontecimentos.
Foi criado por Louise Ganz em colaboração com Breno Silva, como uma ação coletiva de artistas e arquitetos, para transformar lotes de propriedade privada em espaços públicos temporários. O processo de construção urbana é hoje baseado na lógica do mercado, da especulação imobiliária, do estímulo à espetacularização dos espaços, e paralelamente vem aumentando a segregação e o medo entre os habitantes. Esse projeto de ação coletiva propõe outro caminho – realçar uma rede de espaços vazios, que são potenciais de respiração e invenção.
Participaram desse projeto - Ana Paula Baltazar, Breno Silva, Cinthia Marcelle, Fabíola Tasca, Grupo MOM, Hélio Passos, Ines Linke, Laís Myrrha, Louise Ganz, Marilá Dardot, Melissa Mendes, Rodrigo Borges, Rita Velloso, Ronaldo Macedo, Sara Ramo, Silke Kapp.



MAIS

Para os demais lotes não temos propostas específicas, mas algumas sugestões:



1-fazer um estacionamento de gente, isso é, um redário para as pessoas descansarem. Tem um pessoal aqui que colocava umas espreguiçadeiras numa praça do centro e fazia o maior sucesso, Vou tentar um lote por lá...já conversei com eles. Então pode ser redes + espreguiçadeiras + uns filtros d'água para refrescar ou água de coco.


2-subdividir um lote e colocar o valor de cada pedaço...


3-tem um pessoal da música que está a fim de fazer um show...


4-tem o pessoal do vídeo que também esta para pensar algo...


5-tem um cara que era da Base e está matutando, conversaremos no início da semana.


6-tem outro que tem uma proposta de colchão-habitação que pode circular em alguns lotes, cada dia em um.


7- e tem a moça do lote biblioteca, que ocorrerá só na última semana de março. Ela tem um lote e gostaria de realizar uma biblioteca. Trabalharemos com caixotes, livros emprestados e doados, enfim, daremos o início a um processo de implantação da biblioteca coletiva. Lembro-me do espaço do Garrido, sob o viaduto do Bixiga, em SP.


8- tem a possibilidade de um lote em outra favela onde os artesãos querem fazer uma feira. Fui lá e já pensamos numa cobertura de banner. Tem um cara por lá que faz isso com banner reciclado e estruturas de caixotes...pode ser bacana, mas ainda tenho que ver com o proprietário.


9-tem um poeta também que quer fazer uma ZPL (zona poética libertária). Poderia fazer isso na festa da draga.


9-apareceu mais um lote ontem, veio de uma moça que me escutou na rádio. Não é exatamente um lote, mas sim uma faixa larga de terreno, provavelmente da prefeitura. Ela quer fazer um jardim, e está pensando em articular com a diretora da escola para a manutenção e cuidados posteriores. Quer fazer um jardim de cactus.






Um comentário:

Murilo Rodrigues disse...

Já conhecia essas propostas. Curti tanto essas ações que até comprei os livros!