quarta-feira, 2 de junho de 2010

Parceria INOVACINE-IPHAN estréia filme “Ver-o-Peso”


Inovação, mais que um conceito uma prática de inclusão cultural que será executada em parceria pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa).

As duas instituições, respectivamente, através dos projetos “Ver-as-Ervas” e “Inovacine”, vão promover a estréia do documentário “Ver-o-Peso” (50 min), de Gavin Andrews, que integra o projeto Inventário de Referências Culturais do Ver-o-Peso.

A sessão acontece no próximo dia 4 de junho, às 19h, no Mercado do Ver-o-Peso, mais exatamente no espaço localizado entre a sessão de frutas e legumes e a praça de alimentação da feira. Mas o diretor Gavin Andrews disponibilizou um teaser do filme na internet. Gavin explica que as filmagens ocorreram em três momentos distintos durante o ano de 2009 com o objetivo de retratar melhor o lugar.

Segundo ele, “Ver-o-Peso” é resultado de um processo orgânico influenciado pela interação do documentarista com os entrevistados e o espaço. O filme observa e valoriza os saberes e atividades das pessoas que trabalham no Mercado e revela aspectos centrais de um sistema cultural amazônico baseado nos conhecimentos tradicionais, associados ao uso de recursos naturais.

“Filmamos em junho, durante as festividades juninas, em agosto, e em outubro durante o Círio de Nazaré. Já na fase de edição, as entrevistas foram resumidas e organizadas por tema; só então o filme começou a tomar forma”, explica.

Andrews também observa o desafio em retratar a realidade local principalmente pela diversidade cultural, mas contou com a constante colaboração de pesquisadores do projeto e de representantes dos trabalhadores do Ver-o-Peso.

“Eles podiam assistir e comentar sobre a construção da narrativa do filme, chamando atenção para possíveis equívocos ou erros factuais. Embora não tenha sido possível dar voz a toda a diversidade do Ver-o-Peso, em apenas 50 minutos, tentamos ser o mais representativos possível, incorporando as reivindicações e sugestões dos representantes dos vários setores da feira”, explica o diretor.

A Superintendente Estadual do Iphan-Pa, Dorotéa Lima, também destaca a participação dos atores sociais que representam os trabalhadores da feira. Segundo ela, essa grande colaboração foi enriquecedora para o bom resultado do documentário: “A participação dos feirantes foi muito grande, eles opinaram, bastante, avaliaram o que deveria ser retirado e o que deveria ser incluído.

Esse processo provocou muitas discussões e foi enriquecedor participar dele. Para o Iphan já valeu ver uma grande discussão entre a turma do Ver-o-peso a partir do filme e dos problemas enfrentados por eles no dia-a-dia, afirma.

A representante do Iphan-Pa também ressalta que o filme mostra a identidade cultural expressa pela diversidade representativa da Amazônia no espaço. O documentário, portanto, vai além da promoção do Mercado do Ver-o-Peso. “Uma dessas funções é fazer o trabalhador e o morador de Belém pensar e discutir o Ver-o-peso.

A outra é mostrar a feira também com o olhar do feirante, valorizá-la e promovê-la. Um contraponto às reportagens que muitas vezes ressaltam apenas os problemas e as coisas ruins. Mostrar também ao poder público que precisa investir mais ali, na conservação do espaço e das edificações, mas sobre tudo nas pessoas, principal capital do Ver-o-Peso”, finaliza Dorotéa.

Serviço - Documentário “Ver-o-Peso” (Gavin Andrews). / ESTRÉIA: 4 de junho de 2010 - 19h. / Local: Mercado do Ver-o-Peso. / REALIZAÇÃO: Ver-as-Ervas / PATROCÍNIO: Petrobrás / PARCEIROS: Ministério da Cultura / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) /Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa ) / CURADORIA: Inovacine / CONTATOS: Diretor do curta, Gavin Andrews: 96-9114-3456 / gavin@castanha.org / Superintendente Estadual do Iphan-Pa, Dorotéa Lima: 91-32241825 iphan-pa@iphan.gov.br / Coordenador do Inovacine-Fapespa, Francisco Weyl: 40092514 (inovacine@fapespa.pa.gov.br)

© FONTE: Ascom/Fapespa
--
Luciana Kellen
Assessora de Comunicação
Ascom / Fapespa
4009 2514 / 82641996
Facebook: Luciana Kellen

Nenhum comentário: