sexta-feira, 4 de junho de 2010

“Era Uma Vez Tóquio” no Cineclube do IAP

Cineclube do IAP exibe filme de Ozu - “Era Uma Vez Tóquio”, do cineasta japonês, é atração nesta segunda-feira, dia 7, com ENTRADA FRANCA.
 
O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe nesta segunda-feira, dia 7, "Era Uma Vez em Tóquio" (Tokio Monogatari, Japão, 1953), com direção e roteiro de Yasujiro Ozu. No filme, um casal de idosos resolve deixar a sua província e ir a Tóquio, onde mora e trabalha o primogênito, com sua esposa e o filho menor. Mas a visita logo se mostra um problema, a começar pelas acomodações restritas, seguindo-se o pouco tempo que o filho e a nora possuem para dispensar-lhes atenção.
O crítico de cinema Marco Antônio Moreira ressalta que o cinema de Ozu está entre os mais peculiares do Japão, "a começar pela sua opção por uma fotografia tomada de uma altura que corresponde à estatura normal do japonês. E passa pelo cuidado com que trata as pessoas do povo, especialmente velhos e crianças", explica. "É um cinema simples na linguagem, mas extremamente denso no modo como focaliza os temas e as personagens. Tanto que Ozu é considerado um dos mais importantes cultores da introspecção filmada", finaliza.
Premiado na Inglaterra e Japão, "Era Uma Vez em Tóquio" será exibido na sessão quinzenal realizada pela Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) no cineclube do IAP, e após a sessão, haverá o já tradicional bate-papo entre os críticos e o público presente. A sessão começa às 19h, com entrada franca.

SERVIÇO
“Era Uma Vez em Tóquio" (Tokio Monogatari, Japão, 1953), de Yasujiro Ozu. Nesta segunda-feira, dia 7 de junho, às 19h, no Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP). Entrada franca. Parceria: Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA)

--
Mais informações:
Assessoria de Marketing Cultural e Comunicação Social
Márcia Carvalho (9999-4563) Tylon Maués (9942-2806)
Telefones: 4006-2945/ 2918

Um comentário:

Anônimo disse...

Caras, Ozu foi um mestre na arte da fotografia no cinema!!