quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cine Líbero Luxardo apresenta "As testemunhas"


De quinta a domingo - 10 a 20/06- às 19h30
Ingressos R$ 5,00
(Meia Entrada para estudantes)
Quinta-feira: Entrada franca para estudantes com carteirinha de meia-entrada

Sinopse:
1984. Manu (Johan Libéreau) é um jovem de 20 anos, que chega a Paris em busca de trabalho. Ele divide com a irmã Julie (Julie Depardieu) um quarto de hotel. Enquanto ela estuda canto lírico e se dedica à música, Manu costuma sair à noite com frequência. Um dia ele conhece Adrien (Michel Blanc), um médico homossexual em torno de 50 anos. Eles começam a namorar, o que faz com que Manu conheça um novo estilo de vida. É quando ele conhece Sarah (Emmanuelle Béart) e Mehdi (Sami Bouajila), um casal amigo de Adrien que enfrenta problemas no casamento.

Título original: Les Témoins. Direção: André Téchiné. País/ano: França /2007. Gênero: Drama. Roteiro: André Téchiné, Laurent Guyot, Viviane Zingg, Michel Camesi, Jamil Rahmani. Fotografia: Julien Hirsch. Música: Philippe Sarde. Produção: Saïd Ben Saïd. Elenco: Michel Blanc, Emmanuelle Béart, Sami Bouajila, Julie Depardieu, Johan Libéreau, Constance Dollé, Lorenzo Balducci, Alain Cauchi, David Barbas, Xavier Beauvois, Raphaëline Goupilleau, Jacques Nolot, Maïa Simon, Bertrand Soulier, Michèle Moretti. Edição: Martine Giordano. Figurino: Radija Zeggai. Estúdio: France 2 Cinéma / SBS Films / UGC Distribution / Soficinéma 2 / Soficinéma 3 / MEDIA Programme Of The European Union / Sofica UGC 1 / Canal+ / TPS Star / Région Ile-de-France Distribuidora: Filmes Do Estação. Cor: Colorido. Duração: 112 min. Classificação etária: 14 anos.

Serviço:
As testemunhas, de André Téchiné (FRA, 2007)

As Testemunhas”, longa metragem do veterano diretor francês André Téchiné é o filme exibido nas Sessões Regulares do Cine Líbero Luxardo, de quinta-feira a domingo, entre os dias 10 e 20 de junho, sempre às 19h30 com ingressos a R$ 5,00 (meia-entrada para estudantes, mediante carteirinha estudantil). Ambientado no início da década de 1980, a produção tem como pano de fundo questões relacionadas à AIDS, doença que sacudiria a sociedade à época como a “epidemia dos homossexuais” e que assusta ainda nos dias de hoje.

A narrativa de “As Testemunhas” gira em torno de Manu (Johan Libéreau), um jovem que chega a Paris com sua irmã Julie (Julie Depardieu) em busca de trabalho. Ele costuma sair com frequencia à noite e conhece Adrien (Michel Blanc), um médico gay e cinquentão, que se apaixona pelo jovem. Apesar de ser também homossexual, o rapaz quer apenas a amizade do extrovertido e culto médico. Durante uma viagem de barco pelo Mediterrâneo Adrien apresenta a ele o casal Mehdi (Sami Bouajila) e Sarah (Emmanuelle Béart), que atravessam uma crise conjugal. Mehdi, um argelino que trabalha como policial em Paris se ocupa obsessivamente com sua profissão e com o filho recém-nascido, dando pouca atenção à Sarah, uma escritora que precisa escrever um livro, e reclama da falta de privacidade, de sossego e do desinteresse do companheiro.

Oscilando de uma figura a outra da narrativa, o diretor André Techiné constrói um perfeito equilíbrio entre histórias, dramas, aliado a uma gama de recursos visuais. Autor do roteiro, escrito em parceria com Laurent Guyot e Viviane Zingg, destaca-se a maneira corriqueira como a diversidade sexual é retratada no filme, sem cair nos estereótipos, clichês ou moralismos tão comuns na abordagem do homossexualismo no cinema. O diretor consegue realizar uma obra sensível, sem cair na polêmica barata, ao mesmo tempo em que dispensa atenção respeitosa ao assunto.

Antes de passar à realização cinematográfica, André Téchiné trabalhou como jornalista e crítico de cinema nos Cahiers du Cinéma durante os anos 70. Desde o primeiro filme, “Pauline s'en va”, produzido em 1969, o diretor alcançou popularidade internacional, sobretudo por filmes como “Barocco” (1976), trama policial estrelada por Gérard Depardieu e Isabelle Adjani. Recentemente teve lançado no Brasil os títulos “Os Ladrões”, “Rosas Selvagens” e “Anjo da Guerra”

Em “As Testemunhas”, a rede de personagens ligados em torno de Manu, um jovem solto na vida, independente, e dono de uma instintiva inocência, é tecida no conjunto de impulsos e desejos característicos de cada personagem ao seu redor. Todos são testemunhas – e cúmplices trágicas – do drama da eclosão da AIDS na década de 1980, e do peso de suas próprias ideias. Para o diretor, quem “testemunha” algo é também responsável por aquilo que vê, já que fez parte da mesma história. Diante deste filme, o público não sai ileso, provocado que é a refletir sobre tudo o que testemunhou e viu viver na telona.

CINE LÍBERO LUXARDO - Fundação Tancredo Neves - Centur Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo Tel (91)3202-4321 cinelibero@gmail.com  

Nenhum comentário: