sexta-feira, 7 de maio de 2010

Prévia para o Encontro de Produtores Culturais da Fotografia do Brasil

Sede da Fotoativa, Belém do Para, 2010. © Miguel Chikaoka / Kamara Ko

No dia 15 de maio, a partir das 16h, a Associação Fotoativa abre suas portas para pessoas que atuam no campo da fotografia ou que tenham interesse no assunto para discutir questões de relevância nacional que deverão repercutir amplamente nos rumos da fotografia brasileira.

Trata-se de uma prévia regional para o Encontro de Produtores Culturais da Fotografia do Brasil, que acontecerá em Brasília nos dias 27, 28 e 29 de maio, e faz parte das ações da Rede de Produtores Culturais da Fotografia do Brasil. Criada a partir do Encontro de Agitadores Culturais da Fotografia, realizado durante o 5º Paraty em Foco, em setembro de 2009, a RPCFB tem a finalidade de estabelecer um canal de comunicação que consolide uma relação institucional entre os diversos setores da fotografia brasileira.

Como embrião de uma entidade que visa promover e ajudar no desenvolvimento da fotografia brasileira e na definição de políticas públicas na área, a RPCFB já conseguiu reuniões com o ministro Juca Ferreira, com o presidente da Funarte, Sérgio Mamberti, e com o Secretário de Políticas Culturais do Minc, José Luis Herência, junto a quem foi definida a realização do Encontro em Brasília, com apoio financeiro do Ministério, para discutir diversos temas que envolvem a produção cultural da fotografia brasileira, por exemplo: o ensino da fotografia sob o impacto das novas mídias, fotografia e inclusão sócio-cultural, fotografia e memória e gestão cultural em fotografia, entre outros.

Encontro de agitadores culturais da fotografia – Paraty em Foco, dez 2009 © Miguel Chikaoka / Kamara Ko

Assim, o encontro que a Fotoativa realiza no próximo dia 15 visa a inventariar e organizar o maior número de questões relacionadas com o pensamento e a produção fotográfica no Pará e na região Norte, para levá-las ao debate no Encontro da RPCFB em Brasília. A Fotoativa e a Escrita da Luz, de Manaus, são, por enquanto, as duas únicas entidades da região norte que fazem parte da RPCFB.

Aqueles que desejarem participar do encontro na Fotoativa, inclusive de outros estados da Amazônia Legal, devem se inscrever previamente, por telefone ou e-mail, informando o(s) tema(s) de seu interesse que já estão alinhados com os Grupos de Trabalho criados para o Encontro da RPCFB:

GT1-Políticas públicas para fomento, pesquisa e difusão da fotografia;
GT2 - Meios de difusão e canais de comunicação;
GT3 - O Ensino da Fotografia (Instituições de Ensino / Cursos Livres);
GT4 - Relações internacionais;
GT5 – Formato na Rede;
GT6A - Direito autoral e direito de imagem;
GT6B - A questão Fiscal (carga tributária, importação);
GT7 - Memória da produção contemporânea;
GT8 - Modelos de Gestão de Rede e de gestão dos encontros e Festivais.
GT9 - Projetos Sócio-culturais;
Formato da Rede (estatuto, funcionamento, sede).

Serviço: Dia 15 de maio, 16h, Encontro de Fotografia – prévia para o Encontro de Produtores Culturais da Fotografia do Brasil.

Inscrições gratuitas.

(91) 9983-3185 / 3230-2504 / 9904-3730
a.fotoativa@gmail.com

Nenhum comentário: