terça-feira, 25 de maio de 2010

NOVAS TECNOLOGIAS


O impacto de novas tecnologias audiovisuais vai muito além da tela do cinema; ele também se faz sentir em sua lógica de distribuição, modos de consumo e regimes de visualidade. Hoje, os sistemas de computação digital e as redes informáticas reconfiguram esses sistemas de distribuição, aumentando a participação do público nas dinâmicas do mercado de filmes. Um exemplo de projeto que investiga os novos rumos da circulação da produção audiovisual é o Torrent Raiders, criado por Aaron Meyers e Corey Jackson, e comissionado pela Rhizome. O projeto é na verdade um programa de visualização de fluxos de troca de arquivos em BitTorrent, um dos protocolos mais utilizados para a pirataria de filmes.
Os usuários trocam informações sobre os arquivos em movimento, ajudando uns aos outros na busca de conteúdo compartilhado. Pensando nessa questão dos novos modos de consumo audiovisual, o Goldsmiths College (Universidade de Londres) realiza chamada de trabalhos para o seminário “Apesar da Tela: o cinema durante sua distribuição, exibição e consumo”, a ser realizado em novembro de 2010. O seminário internacional visa mapear projetos de pesquisa, com temática similar ao Torrent Raiders, que investiguem novas e velhas formas de distribuição, exibição e consumo de imagens em movimento.
O envio de papers sobre este tema pode ser feito até o dia 11 de junho no e-mail mailto:%20besidesthescreen@gmail.com. Uma lista de temas sugeridos pode ser encontrada no blog do seminário. Para saber mais sobre o seminário, acesse o site http://besidesthescreen.blogspot.com/

Nenhum comentário: