quinta-feira, 27 de maio de 2010

Lixo "digital reciclado"

O artista irlandês Benjamin Gaulon, vulgo Recyclism, é conhecido por questionar em seus trabalhos a rápida obsolescência e descartabilidade das tecnologias atuais. Muito de sua produção inclui o lixo eletrônico, técnicas de circuit bending e a reutilização de equipamentos fora de uso como matéria de trabalho. Esse é o caso dos projetos The Garbage Reader 1.0 e Res™Hardware Hacking/Recycling, além de uma série de palestras denominadas E-Waste™Workshops, onde o artista ensina sobre o reaproveitamento do e-lixo desde 2005.
Em The Garbage Reader 1.0, uma série de robôs programados vasculham lixões, fazendo um levantamento de dados sobre o tipo de lixo descartado. Já em Res™ Hardware Hacking/Recycling, o artista transforma velhos controles do videogame Nintendo em sintetizadores digitais.
O Projeto DigitalRecycling™ vai além, ao propor a reciclagem do lixo digital. Para isso o artista criou uma comunidade virtual que reúne pessoas interessadas em saber o que há na lixeira do computador do próximo.
Na realidade, os arquivos considerados “lixo” são compartilhados na comunidade através de um sistema chamado digitalrecycling operating system, que permite o download e upload do lixo digital dos usuários de maneira compartilhada. Segundo o artista, a questão aqui não é a privacidade, mas sim um reposicionamento do conceito de propriedade. “Muitas vezes o lixo de um pode se tornar o arquivo que faltava para o próximo”, afirma Recyclism em seu blog.

Nenhum comentário: