quarta-feira, 26 de maio de 2010

Educar é um problemão.

Excesso de amor OU falta de cobrança?
Postado numa quarta-feira, 12 de maio de 2010.

Estou refletindo sobre os casos de alguns alunos meus (boa parte se enquadra nessa categoria) e percebo que os pais vem confundindo AMOR com NÃO EXIGIR RESPONSABILIDADE dos filhos.

Um dia desses uma mãe veio conversar comigo sobre seu filho e me falou de seu empenho para que ele só começasse a trabalhar depois de terminar (ao menos) o ensino médio. O que de modo geral é um desejo e um empenho digno de respeito. No entanto, o que me faz parar para pensar é o fato de ele estar com 16 anos na 6ª série do fundamental. Ou seja, pelo menos 4 anos atrasado e com um mau desempenho neste ano letivo. Se ele continuar assim terminará o ensino médio beirando os 30, ou mais... Será que uma mãe de baixa renda (por maior que seja sua boa vontade) pode sustentar um filho (para que este se dedique unicamente aos estudos) até a idade de 30 anos?!

E aí entra outro ponto. Sustentar “para que este se dedique unicamente aos estudos”, mas pelo que se observa, não é o que está sendo feito por parte deste adolescente. E é o que, infelizmente se pode generalizar do comportamento da maioria dos adolescentes (alunos de 5ª a 8ª e do ensino médio). E me pergunto, então:

# Será louvável que esta mãe se dedique tanto para que ele termine seus estudos, sem antes precisar começar a trabalhar?!
# Será que ela não está contribuindo para que ele protele a tomada da responsabilidade por seus atos ou para que nunca seja responsável por eles?
# Será que não falta, para esta mãe, cobrar mais para que seu filho cumpra sua parte no contrato “Te sustentar PARA QUE estudes”?
# E se o filho não cumpre sua parte no contrato, por que a mãe deve se resignar em continuar cumprindo a sua?!

Há desse modo uma corrupção do contrato, que torna “Te sustentar PARA QUE NÃO estudes”. E, por conseqüência...

Para ler o resto do texto, acesse:
http://cronicario-cna.blogspot.com/2010/05/execesso-de-amor-ou-falta-de-cobranca.html

PSIU!

Lembrei que muitas vezes quando alguém comenta ou  discursa sobre críticas e mais críticas sobre os vários sistemas de ensino e mil e uma pedagogias existentes, ocasionalmente é citada a música Another Bricck On The Wall  da Banda inglesa Pink Floyd (vídeo abaixo), mas pessoalmente, hoje o problema é outro e a meu ver talvez parte desta educação que existia antes formou e criou adultos muito mais preparados e responsáveis com suas vidas. Acho que o texto da professora Cynthia é muito sério e aproveitando que estamos nesse embalo, bem que ela poderia nos agraciar com uma fala a respeito da geração atual que está aí nas faculdades e nos colégios, continuando a discussão sobre a ausência do medo na vida desses jovens.          

Bruno Cantuária é professor e artista visual.

 

Nenhum comentário: