segunda-feira, 5 de abril de 2010

IAP lança projeto Saber da Fonte

Instituto de Artes do Pará (IAP) vai levar ao público pesquisas acadêmicas sobre a cultura amazônica

O Instituto de Artes do Pará (IAP) lança nesta terça-feira, dia 6, o projeto Saber da Fonte, que busca levar ao público pesquisas acadêmicas sobre o universo cultural da Amazônia. Quem abre o projeto é a professora Amarílis Tupiassu, que ministrará a palestra “A Nominação da Amazônia Indígena”, sobre a chegada do espanhol Francisco Orellana à região amazônica. As palestras, que têm entrada franca, serão realizadas todas as terças-feiras de abril, sempre às 18h30, no auditório do IAP.

Doutora em Letras, professora e pesquisadora da Universidade da Amazônia (Unama), Amarílis Tupiassu tratará em sua palestra da primeira “Travessia” dos espanhóis, do Oceano Pacífico para o Atlântico, empreendida pelo colonizador espanhol Francisco Orellana até o território das Cuniupuiaras, posteriormente denominadas pelos europeus de Amazonas.

O relato, feito pelo padre Gaspar de Carvajal, funde ficção e história, e mostra o avanço espanhol que destrói e renomeia um pedaço do mundo antes de conhecimento apenas indígena.

O projeto

O universo cultural da Amazônia inspira inúmeros estudos e pesquisas acadêmicas, registros que desvelam patrimônios inestimáveis e plenos de sentido, cuja divulgação e apropriação pela sociedade é imprescindível. O Saber da Fonte constitui um espaço de sucessivos diálogos culturais consagrados às culturas populares e identidades culturais amazônicas, com o compromisso da partilha dessas preciosas descobertas.

“O paraense precisa conhecer para gostar e valorizar o que é seu. Nesse sentido, o projeto foi criado para trazer à sociedade informações que geralmente ficam limitadas ao meio acadêmico”, explica Júnior Soares, gerente geral de Artes Literárias e de Expressão de Identidade do IAP.

Além de buscar a integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade para socializar o conhecimento científico, o Saber da Fonte prevê a publicação das pesquisas produzidas pelos pesquisadores. A primeira etapa do projeto vai até junho, a segunda será realizada entre os meses de agosto e setembro.

Programação de abril

Dia 06/04 Amazônia Colonial. Palestra “A Nominação da Amazônia Indígena”, com Amarílis Tupiassu.

Dia 13/04 Música Indígena. Palestra “Mito e Música entre os Desana do Alto Rio Negro”, com Lílian Barros, doutora em Etnomusicologia, professora da Escola de Música da UFPA.

Dia 20/04 Matrizes Culturais Afroindígenas. Palestra “No Rastro/ Resíduo da História: Linguagens e Identidades Afroindígenas no coração da Amazônia”, com Agenor Sarraf Pacheco, doutor em História Social e professor da Unama.

Dia 27/04 – Teatro Popular do Pará. Palestras “A Função Dramática do Figurino nos Pássaros Juninos”, com Margarete Refkalefsky, doutora em Artes Dramáticas, diretora do Teatro Cláudio Barradas da Escola de Teatro da UFPA; “Cordões de Pássaros Juninos: a Função da Música no Espetáculo”, com Rosa Maria Mota da Silva, mestre em Musicologia e professora da Escola de Música da UFPA; e “Os Grupos de Pássaros Juninos como uma Escola de Formação de Brincantes”, com Olinda Charone, doutora em Artes Cênicas e professora da Escola de Teatro da UFPA.

SERVIÇO

Projeto Saber da Fonte. Lançamento nesta terça-feira, dia 6, às 18h30, com palestra de Amarílis Tupiassu. Programação todas as terças-feiras do mês de abril, no mesmo horário, com entrada franca, no auditório do Instituto de Artes do Pará (Nazaré, ao lado da Basílica).


--
Mais informações:
Assessoria de Marketing Cultural e Comunicação Social
Márcia Carvalho (9999-4563)
Telefones: 4006-2945/ 2918
E-mail: iapcomunicacao@gmail.com
Blog: www.iap.pa.gov.br/blog

Nenhum comentário: