segunda-feira, 5 de abril de 2010

HAICAI: POESIA E IMAGEM no Onze Janelas


HAICAI: POESIA E IMAGEM

BIA SHIGUEFUZI

Período: 07 à 25/04/2010

A escolha desta pesquisa artística recaiu sobre a relação entre o texto verbal e o não-verbal, assim como da relação entre Oriente e Ocidente.

Bia Shiguefuzi partiu dos estudos da forma poética japonesa, que surgiu no século XVI, e tão conhecida apor nós, brasileiros, que é o Haicai. Um poema sintético, de apenas dezessete sílabas, que contém uma leitura filosófica de mundo e concentra em três mínimos versos a síntese da visão do Homem e da natureza. Uma estrutura poética que foi repaginada, dois séculos depois de sua criação, por Bashô e Issa, os mais famosos haicaístas do Japão.

Após exaustivo levantamento dos elementos históricos e estruturais da delicada teia de que se constituem os haicais e sua ligação intrínseca com a natureza e as estações do ano, no Japão, a artista analisou a transposição e a criativa adaptação dessa expressão poética para um espaço tão diferenciado, quanto ao clima e à cultura, como é o Brasil.

Partindo de uma seleção privilegiada, tanto de autores que percorreram os caminhos do haicai em nosso país, como Eunice Arruda, Guilherme de Almeida e Paulo Leminski, quanto os haicais por eles produzidos, Shiguefuzi trabalhou no campo da intersemiose, interpretando-os pela sua sensibilidade, e complementando-os pela recriação desses pequenos poemas em obras pictóricas, buscando concretizá-los, através da cor e do traço, entre outros recursos estéticos, em representações imagéticas, plasmando nesses suportes estéticos os sentidos determinados pelos nossos poetas.

Trabalho sensível e sutil, reflexivo também começando pela confecção do próprio suporte que iria receber, posteriormente, a sua leitura imagética dos poemas, comprovando a delicadeza de toda uma cultura tão antiga, ao resgatar esse respeito à natureza e aquilo que ela nos oferece, como o papel e sua leveza. E esse papel, reciclado pela própria artista, é primeiro molhado e mesclado a outros papéis de cores e gramaturas distintas, diluído e centrifugado, comprimido e delicadamente alisado com as mãos para depois de seco receber o tratamento estético pela mesma artista que o recriou.

E o papel, como sabemos, tem um passado de nobreza no Japão, onde, ainda hoje, é tratado como elemento lúdico e artístico pela possibilidade de com ele desenvolver artes muito especiais como as dobraduras, o origami, na representação de animais, aves e plantas; como as luminárias, cuja transparência do material possibilita uma quase etérea passagem de luz; como as divisórias que no jogo de esconder e revelar criam curiosas imagens, assim como o livro que, apesar de toda a tecnologia de ponta, não substituiu a literatura impressa no papel pelo e-book.

E é esse papel que vai ganhar cor e sentido pelas mãos da artista, desde o processo de sua produção até a delicada arte de transpor a barreira das linguagens e, partindo de pequenos poemas, de densos e representativos haicais, penetrar no mundo da abstração das formas, pelas cores e pela luz, ou ainda pela sua ausência, como representação do vazio, do silêncio, da impotência ou da finitude.

E a obra de Bia Shiguefuzi, então, delineou um novo percurso, adquiriu um perfil diferenciado, ganhou identidade e se fez livre para o mundo, independente até dos haicais que a motivaram, e assim se oferecerá à sensibilidade daqueles que puderem apreciá-la, possibilitando as várias leituras que toda obra de arte é capaz de suscitar.


Neiva Pitta KadotaMestre e Doutora em Comunicação e Semiótica. Participou da Banca de Avaliação da Dissertação de Mestrado em Artes Visuais de Bia Shiguefuzi, na Universidade Estadual Paulista, em 2005.



O Governo do Estado do Pará, a Secretaria Executiva de Cultura, o Sistema Integrado de Museus e Memoriais e o Museu Casa das Onze Janelas convidam para a exposição:

HAICAI: POESIA E IMAGEM

Artista: Shiguefuzi

Abertura: 06/04/10

Horário: 19:00hs

Visitação: 07 à 25/04/10

Horário: 10:00 às 16:00hs

10:00 às 13:00hs(feriados)

Local: Casa das Onze Janelas/ Laboratório das Artes

Paralelamente à exposição ocorrerá Mini-oficina de experimentação plástica: "Reciclagem e produção de papel artesanal"

Responsável: Bianca Shiguefuzi

Período: 07 à 23/04/10

Horário: 14:00 às 16:00hs

A mini-oficina repetir-se à em cada dia.

Às 3a. feiras: atendimento ao público em geral e sem inscrição prévia (individualmente ou máximo 12 pessoas)

Às 4a., 5a. e 6a. feiras: atendimento aos grupos escolares e outras instituições que agendarem com antecedência pelo telefone 4009818/ Coordenação de Educação e extensão (máximo 30 pessoas)

Público: crianças à partir de 05 anos acompanhadas por responsáveis, jovens, adultos e idosos.

Obs.: Pessoas surdas devem entrar em contato com Mizanara, tradutora intérprete em libras pelo email: mizanara_brasil@hotmail.com

Local: Varanda do Museu Casa das Onze Janelas

Rua Frei Caetano Brandão, s/ nº, Cidade Velha, Belém, PA.

Tel.: 40098823 e 40098821

http://museucasadasonzejanelas.blogspot.com

Nenhum comentário: