terça-feira, 20 de abril de 2010

ENTREVISTA: ALEX REUBEN


O vídeo artista e ex DJ londrino Alex Reuben nos concedeu essa entrevista para falar um pouco sobre sua produção em arte, seus processos, sua relação com outras linguagens, neurociência, dança e cultura.




1. Sabemos que você foi DJ. Como começou tua carreira com o vídeo, antes ou depois de virar DJ? E como isso influenciou nas produções de vídeo?

Eu usei o dinheiro que eu fiz tocando para viver, para fazer filmes.Em meus filmes, eu ainda sou um DJ. Em Routes (www.alexreuben.com), tomei as palavras para manter-me fiel aos meus favoritos mix tape (cassete) realizados nos anos antes de Paris (e outras razões).O movimento e os sons são a linguagem.como DJ eu posso ir em uma viagem antropológica que liga indiana Khatak com Dhol drums com Moorish tones, Balkan beats, gestos flamencos, formas nigerianas, Português / Port o Gaulles / celtas / British & Samba bacteria, tudo ligado. É uma viagem de sangue e sentimentos e igualmente tão válida quanto um livro. Nossos corpos contêm esses memória. Cinema é a poesia.

2. Quais são atualmente as tuas influencias, digo, o que andas lendo, vendo, ouvindo?

Eu não tenho "influências" por si mesmo. Música e futebol me formaram em sua maior parte- seriados também ("Crossroads", "NYPD Blue"). Eu vejo / escuto arte, filmes, música, todas, porque eu as amo. Eu não “estudo”. Odeio isso. Eu gosto quando artistas exploram avenidas semelhante, mas, por vezes, encontram os críticos erroneamente a inferir influência de outros artistas sobre eles. Musicalidade tem me influenciado por demais e é o melhor indicador - dança de discoteca em casas noturnas. A forma como Alex Fergurson escolhe seu time de futebol é como um artista dirigindo um filme.Um boa mostra de habilidade em um campo de futebol diante de milhões de fãs - arte, improvisação, sutileza, teatro, isso é emocionante - inspirador. Eu adoro Londres, caminhar, futebol (Manchester United), o recente BFI Sergei Paradjanov temporada em Londres (http://www.paradjanov-festival.co.uk/), Wallander (Suécia / TV), Casulty (seriado ingles), o British Film Institute (cinema: http://www.bfi.org.uk/whatson/) o Rio Tamisa, as Colinas do Sul (no interior), à beira-mar (West Sussex), Eva Hesse (http://www.evahesse.com/index.php), Jazz, Ornette Coleman, Miles Davis, John Coltrane, Charlie Parker - Tom Zé - música falada -, eu não gosto de um estilo - downloads recente: Machito, Maria Callas, Bob Dylan, Box Tops, Jay-Z, Mos Def, Leadbelly, Jackson Browne, Sparks, Bowie, Liza Minelli, Caetano Veloso, demais. Livros, London, Neuro-ciência, (a maioria não lidas), por exemplo, "The Feeling of What Happens - corpo, da emoção e do Making of Consciousness" - Antonio Damasio. "Soma" Eagleman - Dave, "importantes artefactos ... ..." Shapton - Leanne.

3. O que te interessa, sobretudo em teus trabalhos de vídeo: o corpo humano dentro desse dispositivo, a tecnologia e suas interfaces com o corpo ou algo mais subjetivo e conceitual? o que te leva a fazer os vídeos?

É uma questão maior da arte e do cinema. Eu estou interessado em como eu posso combinar as coisas que eu estou interessado em produzir: dança, som ambiente, política, história da pintura, sobre uma tela bonita que não existe, exceto quando previsto. Eu amo cinema. Minha sub 'conspiração' / interesse na neurociência (Eu falo aqui 24 de abril: http://www.watchingdance.org/ http://www.watchingdance.org/news_events/forthcoming_events/concepts_and_contexts/index.php)
Há algo especial sobre o cinema (tela) e como ela pode ser a coisa mais próxima que temos de uma exteriorização do interior da mente. O olho move-se 3.5 / 4 vezes por segundo para criar a ilusão de movimento, como o vídeo. Vemos principalmente fora de foco, e o cérebro cria uma imagem global e móvel. Em uma tela larga sem close-ups, por exemplo, em Tati (http://en.wikipedia.org/wiki/Jacques_Tati) os olhos devem mover-se - ou ser dirigidos - ou coreografados - em torno da tela - o olho é a dança. Para mim, o som está carregando o sub-consciente e a emoção, mais do que a imagem.
Neuro-cientistas, por exemplo, Professor Semir Zeki (http://en.wikipedia.org/wiki/Semir_Zeki) dizem uma frase famosa: a pintura funciona quando o cérebro "preenche as lacunas”.
Acho que eu quero dançar com grandes pinturas expressionistas abstratas em uma galeria. É uma sensação física, como uma sensação escultural. Assim, o cérebro talvez não processe tal distinção simples entre 2 e 3 D (http://www.youtube.com/watch?v=74OxEZB52Rg). Tentei combinar a minha sensação de pintura com a improvisação maravilhosa e sensualidade da dançarina do (bêbado em um clube de Londres), Louise James. Eu não pensei sobre o ângulo neurocientífico até muito depois, por exemplo, ao ouvir o professor Zeki. Eu sinto que estou a pintar quando eu faço filmes e vídeos. Desenho, esculpo. Às vezes, a tela fica em branco. Isso normalmente,pode ser chato. Eu estou usando o som e vídeo para esculpir o corpo e tela - para coreografar - um tipo de dança que não poderiam ser produzidos ao vivo. O cinema está vivo. A edição é coreografia.


4. Teus trabalhos são extremamente musicais, mesmo quando eles não tem música, o corpo neles parece estar sempre mergulhado em música. Pra ti, qual a relação que existe entre imagem e música?

Obrigado. O silêncio também é um ritmo.Ciclos estão por toda parte. Dentro de nossos corpos, fora da terra.Eu não coloco uma linha divisória entre som e música, por isso tantas “soundscapes” (paisagens sonoras) nos poucos filmes que fiz até agora.Às vezes "menos é mais".Eu acho que a relação entre som e visão é algo que eu estou tentando trabalhar para além da neurociências. Também para além, o som é mais forte no sub-consciente, talvez mais do que a cor?Se você assistir ao noticiário com uma boa imagem e um som ruim - você desliga. No entanto se a imagem é ruim e o é som bom, você continua vendo (e ouvindo...)O som é uma história, como a pintura. Emocionante.Imagem, som e imagem podem fazer coisas diferentes que culminam no seu conjunto, maior que a soma das partes: é assim em Colin’s Wings, um filme sobre Colin Pearson (descance em paz) um ceramista com doença de Parkinson, as fotos contam uma história sobre o fazer, habilidade, projeto, a voz (não sincronização de lábios). Conta a história da biografia, a guerra, trabalho [com Dub (Reggae) atmosfera / efeitos], a música conta uma história de ciclos, o Oriente (cerâmica coreana?), Tanzânia, coro galês. Diferentes estilos. Eu componho editando, pintando.É instintivo, eu trabalho com meu intestino.

5. Você acha que há uma relação entre dança, expressão corporal e os níveis de riqueza e pobreza? em outras palavras, as pessoas com menos recursos econômicos têm um gingado à mais, elas se divertem mais por não terem tantos recursos quanto uma pessoa de classe mais alta?

Voce quer dizer que pessoas pobres dançam mais que as ricas? Ummmmmm. É uma questão complexa, que beira estereótipos colonial, racial e cultural. As pessoas ricas são mais frias de pele do que as pessoas pobres na escala sócio-econômica. Um grande estudo foi feito pela bailarina e coreógrafa, Clara Trigo, (claratrig@yahoo.com.br), em Salvador da Bahia, onde ela observou que a classe "superior" de mulheres tentou perder - para agitar o balanço dos quadris - a suposta sensualidade africana, fora do caminho que andaram e passaram como uma classe (ou racial) - distinção. Em Belém Belém, isso se aplica à cultura indígena (não sei bem ainda - você concorda ?). O Techno-Brega parece incorporar uma grande tradição formal - uma combinação única de sons e movimento. O 'Forró' realmente tem suas raízes nos fazendeiros Inglês, em seus bailes semanais "para todos".Tradição colonial sugere que quanto mais alta a “classe”, mais formal é o movimento. A impressão do Inglês que encontra no estrangeiro são colonial, cultural ou estereótipos do "rock'n'roll", mas na classe britânica de trabalho, muitas vezes, crescem em um estilo de dança de forma livre em discotecas e clubes de música inter-cultural. Danças tradicionais, de classe formal de trabalho, também existem nas comunidades, por exemplo, o Passo irlandês.
É festa, convívio, comunidade também. Estes estereótipos ainda existem no Reino Unido sobre o Inglês e também sobre o Brasil, onde a imagem é de Samba & sexo / sensualidade da dança - mas você sabe que não é o único caso e são estereótipos potencialmente prejudiciais para o Brasil - onde os estereótipos internos, regionais, também podem existir. Você pode deduzir que a dança é um alívio quando a vida é dura?
Eu acho que o ambiente afeta a maneira que nos movemos, em uma floresta tropical, em uma cidade. Eu chamo os resultados do meu processo de filmes, Choreogeography (oficina) - como Psychogeography (http://en.wikipedia.org/wiki/Psychogeography), mas em movimento.
A coisa mais importante para mim é que quando nós improvisar em dança social, pode ser o único acto criativo de expressão que nós sempre fazemos em nossas vidas. Nós manifestamos uma expressão individual do caráter. Arte. Isso faz da dança social, política, um ato de liberdade.

6. Uma vez um artista me disse: não faça cursos de fotografia, nem vídeo...não restrinja seu olhar!” Você acha importante a pessoa ter uma formação técnica para operar bem a câmera ou você acha que isso condiciona e restringe a visão?


Sim e não. Eu não tenho nenhuma formação e eu opero a câmera e o microfone - ou não (por exemplo, gostaria de encontrar uma câmera de filme 35mm tecnicamente difícil - mas então tem uma equipe). Com qualquer formação que eu posso chamar de meu, meu estômago intestino, minha emoção, da mesma forma que com um lápis. Mas eu sempre faço isso também com um computador, com minhas mãos ou então com as mãos de outra pessoa. Trata-se de visualização - neurociência novamente.Eu venho de arte e design - não há nenhuma barreira entre lápis e câmera ou um microfone para mim. Podemos desenhar com o microfone.Mas se alguém tem treinado durante muitos anos, ou com muita experiência, este é também um artista de verdade, um artesão e é maravilhoso para colaborar, para compartilhar. Eu amo tanto estradas. Não há certo ou errado, todas as formas são bonitas, é o resultado que interessa. O ajuste da forma do conteúdo.

7. Você teve contato com a cultura de rua em Belém, com as danças, com o carimbó, com o ritmo frenético e ao mesmo tempo preguiçoso da cidade, o que você achou do que viu e sentiu por aqui? Belém faz parte de um imaginário exótico, talvez um olhar estrangeiro sobre a Amazônia?

Acho que Belém Belém é o lugar mais marcante que eu já visitei. A cidade de conto de fadas na borda da Amazônia onde a floresta tem de voltar a colonizar o colonizado.A energia e ruído nas ruas centrais são incríveis. Nem mesmo a chuva pode afogá-lo. Cada loja ou banca é um disco com a sua própria ou MC 'rapper'. O maior sistema de som do mundo, com sua própria economia. Eu tenho um monte de material de vídeo que eu ainda estou para editá-lo. Eu vejo isso como um projeto de longo prazo em todo o Brasil (por favor).Vindo de Londres, eu sinto muito a influência do Caribe, porque temos uma grande população jamaicana. Eu adorava a energia criativa, o talento puro e humildade. É como jóia escondida no Brasil. Eu sei muito pouco e eu vou voltar.A posição estratégica de Belém Belém, a maior cidade, a porta de entrada para a Amazônia, sem dúvida, torna a cidade mais importante no planeta terra. Parece complexo, o lugar político, econômico. Que certamente irá alcançar a fama mundial, política e artisticamente, é apenas uma questão de tempo.

8. Queres fazer uma revolução. O que te inquieta na maneira atual de produzir imagens? Essa revolução está ligada ao cinema? O que acontecerá se/quando essa revolução for alcançada?

"A revolução não será televisionada" (http://www.youtube.com/watch?v=EsO4u46wIlk) (e ainda não). Ela será “cinematizada”O problema não são os filmes no cinema. O problema são os filmes que não estão sendo feitos para o cinema. Filmes feitos com emoção sentimentos e astúcia. Filmes cinematográficos. Filmes variados. O cinema digital. O problema não é a Sony, nem Globo, nem a Warner Brothers. O problema não é econômico ou de poder. O problema é você e eu.



Elaboração de perguntas: Ricardo Macêdo e Luciana Magno
Tradução: Luciana Magno











Um comentário:

Unknown disse...

this guy talks too much, Alex Reuben