quinta-feira, 14 de maio de 2009

Espaços autônomos no MHEP

A exposição “Espaços Autônomos”, dos artistas Bruno Cantuária e Ricardo Macêdo, entra novamente em cartaz, desta vez na sala Eduardo Angelim, do Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP). A mostra reúne 53 fotografias e objetos utilizados em intervenções pelas ruas de Belém, que relacionam o movimento da Cabanagem ao conceito de Zona Autônoma Temporária.
Selecionada pelo Prêmio do Sistema Integrado de Museus, a exposição tem como objetivo a formação de um grupo de pessoas de áreas de conhecimento distintas que em regime de colaboração criaram várias situações e ações, ou seja, intervenções urbanas, a partir de alguns trechos de livros como Memorial da Cabanagem ou Pontos de História da Amazônia.
Para pensar tais trechos em imagens fotográficas, os interventores tiveram o intuito de rememorar o período da Cabanagem, refletir sobre a relação do poder público com a população e o trabalho em grupo. “A Cabanagem foi grande mas não foi totalmente esclarecida. Como ela foi um movimento coletivo, resolvemos fazer essa relação: entendemos a Cabanagem como uma Zona Autônoma Temporária”, explica Bruno Cantuária.
Fotos de vários tamanhos distribuídas no espaço físico da sala relacionam-se de forma desconexa e fragmentam o olhar o espectador que é induzido a ligar as informações contidas em cada foto. O projeto foi premiado em 2008 com o Prêmio SIM de Artes Visuais e foi montado pela primeira vez no Laboratório de Artes do Museu Casa das Onze Janelas.

SERVIÇO: Exposição “Espaços Autônomos”. Aberta de terça a domingo, das 10h às 16h, na sala Eduardo Angelim do Museu Histórico do Estado do Pará.
Informações: 40099835 (Diário do Pará)

Nenhum comentário: