quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Iniciadas as gravações da série “Cientistas que ninguém quis ouvir”

PRODUTORA PARAENSE INICIA GRAVAÇÕES DA SÉRIE "CIENTISTAS QUE NINGUÉM QUIS OUVIR"



Com roteiro e co-direção do paraense Ismael Machado, série contará histórias de por trás de grandes descobertas científicas no Brasil

Começaram nesta quarta-feira (04), as filmagens da série documental ‘Cientistas que ninguém quis ouvir’, produzida pela amapaense Castanha Filmes em parceria com a produtora Amora Filmes e com a participação da produtora paraense Montagem Paralela. A série documental contará as histórias por trás de grandes descobertas científicas que ocorreram no Brasil nas últimas décadas a partir do relato dos cientistas.

A série foi uma das vencedoras do edital Prodav 8 em 2015, direcionado a TVs públicas pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Com 13 episódios de 26 minutos, “Cientistas que ninguém quis ouvir” aborda o trabalho de pesquisadores que em determinado momento de suas carreiras lançaram uma ideia ou projeto, foram questionados ou rejeitados, mas com o passar do tempo tiveram as teses aceitas.

Pitada paraense

O roteiro dos episódios é do paraense Ismael Machado (Montagem Paralela), com direção de produção de Michelle Maia (Montagem Paralela), direção geral de Célio Cavalcante Filho (Amora Filmes) e coordenação geral de Gavin Andrews (Castanha Filmes).

“A série vai em busca dessas histórias que ficam escondidas atrás dessas descobertas, além de mostrar um lado que a população em geral não conhece. Ser pesquisador no Brasil é um trabalho árduo e muitas vezes inglório e o 'Cientistas...' mostra isso. Cada episódio é praticamente uma história de redenção desses personagens", diz o roteirista e co-diretor do projeto.

Entre os temas abordados pela série estão a relação entre Zika e microcefalia; Doença de Chagas e açaí; Medicina indígena versus medicina tradicional; agricultura sintrópica; maconha medicinal; cotas raciais; clima e desmatamento, entre outros temas. As filmagens encerram no final de dezembro e a série está prevista para estrear em 2018. 

A primeira etapa de filmagens será em São Paulo. Depois a equipe segue para Macapá, Manaus e Belém, onde mais três episódios serão filmados. Há episódios no Nordeste, Brasília, Rio de Janeiro e Goiânia.

Nenhum comentário: