quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O Fórum Permanente inicia o ano com 2 eventos internacionais

O Fórum Permanente convida você para dois encontros internacionais no mês de fevereiro.

Fórum Permanente em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) promove no dia 02 de fevereiro o encontro Architectures of Knowledge: Interdisciplinary Research on Games, Virtuality and the Global Museum comChristian Stein fundador do Gamelab-BerlinJá no dia 09 de fevereiro acontece o Seminário Museu das Coisas intermediarias (no entre) com Roger M. Buergel, curador dadocumenta 12. Ambos acontecerão na Sala de Eventos do IEA, rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo 
O encontro  Architectures of Knowledge: Interdisciplinary Research on Games, Virtuality and the Global Museum no dia 2 fevereiro terá início às 14h30Christian Stein, um dos fundadores do "gamelab.berlin" —iniciativa doLaboratório Interdisciplinar Imagem, Conhecimento e Gestaltung da Universidade Humboldt em Berlim, abordará projetos que utilizam virtualidade, realidade virtual e jogos como técnica cultural.
Visando aprimorar a comunicação da ciência e da pesquisa com um novo tipo de público, museus ou até mesmo laboratórios de ciência aberta, estão se revelando espaços promissores de experimentação de novas formas de comunicação, interação e traduções em novas mídias. 
O encontro será mediado por Martin Grossmann e terá como debatedores Davi Nakano da escola politécnica da USP (Poli) da USP, Gilson Schwartz (ECA-USP),Giselle Beiguelman (FAU- USP), Ricardo Karman (Kompanhia do centro da Terra) e Wilson Kazuo Mizutani (USPgamedev do IME-USP).).
O debate é aberto ao público e será transmitido AO VIVO e pode ser acompanhado AQUI

 
O seminário Museu das Coisas intermediarias será apresentado por Roger M. Buergel no dia 9 de fevereiro às 14h30 na sala de eventos do IEA. Em sua fala o curador da Documenta 12 (2003-2007)  e diretor do Museu Johann Jacobsabordará a condição de estar no "entre", uma vez que, em seu entendimento, é necessário se livrar da maioria das categorias museológicas que governam nossa percepção de objetos, bem como de distinções fundamentais, mas basicamente insustentáveis, como a da arte com a não-arte. Curiosamente, qualquer foco nessa condição intermediária promove nossa apreciação da singularidade. A proposta do seminário Buergel encontra ecos na sétima edição do Periódico Permanente que trata justamente do deslocamento transcultural e da necessidade de se pensar em um museu pós-colonial, não centralizador e legitimador das elites dominantes.
O encontro será mediado por Martin Grossmann e tem como debatedores já confirmados Marcelo Rezende (ex-diretor do MAM de Salvador 2013 - 2015),Lisette Lagnado (diretora da Escola de Artes Visuais Parque Lage), Carlos Roberto Brandão, (diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP); José Teixeira Coelho Neto, (ex-diretor do MAC-USP e curador do Masp de 2006 a 2014).
O debate é aberto ao público e será transmitido AO VIVO e pode ser acompanhado AQUI

Nenhum comentário: