quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Lançamento publicação Série Pretexto e Oficina Fotografia y Performance

Lançamento da publicação 'Pretexto' da Tenda de Livro com Mariano Klautau Filho

Série Pretexto. Edição: Publicações Fotográficas da Tenda de Livro em lançamento em Belém com Mariano Klautau Filho

Na quinta-feira, 17 novembro, às 19h, Portas Abertas para o lançamento da publicação Série Pretexto. Edição: Publicações Fotográficas. Na ocasião, teremos um bate-papo com o artista pesquisador Mariano Klautau Filho, que também faz parte da publicação. A série Pretexto é uma ação da Tenda de Livros. Ela nasce da vontade de pôr em página pequenos textos de arte, realizados por artistas e pesquisadores.
Segundo Fernanda Grigolim, editora da Pretexto:
Na primeira Pretexto, o que se pretende é dar pistas condutoras sobre o que podem vir a ser os usos e caminhos das publicações fotográficas. As pistas vão desde o diálogo da fotografia com a pesquisa sobre o livro de artista, com Paulo Silveira, passando pela pioneira Feira de Livro de Foto de Autor da Argentina, com sua idealizadora e curadora, Julieta Escardó, e pelos usos do livro na antropologia, com Fernando de Tacca, até trazer a obra de Miguel Rio Branco por meio da pesquisa de Mariano Klautau. E no caminho, entre meandros, os quatro textos se encontram com trabalhos visuais inéditos que foram convocados a contar algo em poucas páginas, com os artistas Denise Gadelha, José Diniz e Morelos León, juntamente com depoimentos das fotógrafas Priscilla Buhr, Inês Bonduki e Daniela de Moraes sobre seus primeiros livros. Não poderiam faltar pequenos pedaços das minhas pesquisas – a nova e a velha – e as surpresas que enchem de ruídos a série: as propostas de Letícia Lampert, Walter Costa e Fábio Messias, e Ana Lira.

SERVIÇO

Portas Abertas para publicação Série Pretexto. Edição: Publicações Fotográficas
lançamento + bate-papo com Mariano Klautau Filho
quinta-feira, 17 novembro, às 19h
Fotoativa – Praça das Mercês, 19 – Campina
Entrada franca

Fotografia y Performace com artista uruguaio Martín Pérez

A oficina busca gerar um espaço de encontro, para pensar e discutir possibilidades na interface fotografia e performance, com especial ênfase na fotografia encenada.
Estruturada como oficina teórico-prática, a proposta é dialogar sobre a obra de diferentes autores que trabalham nessa linha. Como resultado pretende-se construir uma proposta fotográfica em conjunto com os participantes.



Atividades
1° encontro – Apresentações / Referências
Apresentação de diferentes autores que trabalham na órbita da fotografia e performance. Discussão sobre diferentes estratégias e possibilidades nessa interface. Autores: Jeff Wall, Cindy Sherman, Marcos López, Duane Michals, Manuel Vasón, Nelson Garrido, Erwin Olaf, David Lachapelle.
2° encontro – Elaboração de propostas dos participantes a partir de um disparador
A partir de uma ideia, conceito, filme, canção, livro, etc, os participantes elaborarão uma proposta a ser desenvolvida em fotografias, considerando diferentes possibilidades de iluminação, figurino e cenografia.
3° encontro – Realização das propostas
A execução das imagens será realizada segundo o que foi elaborado no encontro anterior, por tanto dependerá das propostas dos participantes, de como serão realizadas.
4° encontro – Discussão sobre o material produzido
Discussão e compartilhamento tendente a avaliar a experiência realizada, pensando o caminho da ideia até a realização, e em possíveis desdobramentos do produzido na oficina.

Público
Dirigido a qualquer pessoa que tenha interesse em indagar na interface fotografia e performance.

Investimento
R$80 à vista ou R$90 em até 2 vezes.

Minibio
Martín Pérez nasce em Montevidéu em 1984. Mestrando em Artes no PPGARTES-UFPA, é formado como Bacharel em Artes pela UDELAR (Montevidéu, Uruguai). Sua produção fotográfica centra-se no trabalho com artistas cênicos, com os quais elabora diferentes trabalhos na orbita da ficção. Em Belém participou da exposição “Belém: ressacas, heranças” no VII Prêmio Diário Contemporâneo de fotografia, da exposição “Alfabeto de ficções” do Núcleo de Pesquisa da Associação Fotoativa no marco do projeto A palavra é o Limite e a exposição individual “A Cidade”, como resultado da Bolsa de Pesquisa e Experimentação SEIVA da Fundação Cultural do Pará.




Associação Fotoativa


Associação Fotoativa
desde 1984

 

visite fotoativa.org.br
escreva a.fotoativa@gmail.comligue +55 (91) 3225-2754
Praça das Mercês, 19 · Campina · Belém · Pará · Brasil

Nenhum comentário: