terça-feira, 8 de novembro de 2016

Curadoria e crítica na Fotoativa com Ruli Moretti para encerrar Alfabeto de Ficções

Curadoria e crítica na Fotoativa com Ruli Moretti para encerrar Alfabeto de Ficções


Para além das paredes: reflexões acerca da produção textual para exposições

Nesta conversa, Ruli Moretti, propõe um diálogo sobre a produção textual para exposições, a partir de experiências pessoais e reflexões acerca das possibilidades de criação e experimentação em diferentes contextos: o texto que apresenta, o texto que contextualiza, o texto que propõe leituras, o texto como proposição artística, o texto como acontecimento no espaço, o texto como produção de discurso ou de mobilização de imagens.
Ruli Moretti é natural de São Paulo, SP, vive e trabalha em Belém do Pará desde 2012. Desde 2010 vem atuando na concepção, curadoria e coordenação de projetos culturais, com especial interesse por estruturas colaborativas de trabalho, abordagens críticas de procedimentos e práticas artísticas, e produção textual no contexto de exposições e residências artísticas. Foi coordenadora do Programa de Residências Artísticas São João (RJ) de 2011 a 2014, e participou da organização de mostras nas cidades de São Paulo, Belém, Campinas, Nova York, Berlin, Santiago e Buenos Aires. Atualmente é Técnica em Gestão Cultural pela Fundação Cultural do Pará, e participa como curadora da residência artística Margens: encontros e devires sobre o rio.
A roda de conversa é parte da programação da exposição Alfabeto de Ficções, um compartilhamento de experimentações internas com participantes do Laboratório de Projetos – grupo de estudos, pesquisas e práticas artísticas da Fotoativa. Uma iniciativa contemplada pelo Prêmio Experimentação, Pesquisa e Difusão Artística, 2016, através do Programa de Incentivo à Arte e à Cultura – SEIVA, Fundação Cultural do Estado do Pará.



SERVIÇO

Portas Abertas com Ruli Moretti
Para além das paredes: reflexões acerca da produção textual para exposições
quarta, 9 de novembro, às 19h
casarão sede da Fotoativa
Praça das Mercês, 19 - Centro Histórico de Belém
Entrada Franca

Entre Frestas com Ana Lira inicia na próxima semana

A proposta deste curso é promover uma reflexão sobre os circuitos de criação, pensando no cotidiano como espaço de pesquisa permanente.
Por meio de vivências e discussões, o objetivo da facilitadora é colaborar na investigação de trajetórias criativas dos participantes. Isso inclui tanto debruçar um tempo sobre si mesmo e as iniciativas que os participantes consideram interessantes em suas caminhadas, quanto observar com mais cautela projetos sem conclusão, rascunhos, ideias vagas e outras formas de produção abandonadas. Revisão de processo criativo como estratégia para criar novas rotas.

Favorecidos
Fotógrafos, Artistas Visuais, Designers, Ilustradores, Arte-Educadores e qualquer profissional que tenha imagem como ferramenta de trabalho.

Módulo I
Processo de criação I: uma reflexão sobre percursos individuais Processo de criação II: diálogos com contextos sociais
Revisão de percurso como ferramenta de trabalho
Módulo II
Processos Inacabados I: identificando projetos possíveis
Processos Inacabados II: estratégias de articulação de projetos a partir de rascunhos de ideias A produção de imagem como experiência de articulação de processo
Diário Gráfico e o espaço de elaboração da pesquisa
Módulo III
A criação como prática de reflexão territorial Elaboração de projeto
Desenvolvimento de projeto
Encontros de orientação
Módulo IV
Revisão de projeto
Finalização de projeto
Produção e circulação de projetos de criação Criação, redes e articulações

Encontros
16 de novembro à 16 dezembro 2016
Segundas e quartas, 19h às 21h – com atividades a agendar em outros dias da semana

Carga horária
40 horas/aula

Investimento
R$210 à vista ou R$225 em 3x no cartão



Ana Lira

1977 | Caruaru – Pernambuco – Brasil
É fotógrafa, artista visual, vive e trabalha em Recife, Brasil. Participou da 31ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo. É autora do livro Voto, publicado pela editora independente Pingado Prés, em 2014 (1ªed) e 2015 (2ªed. Traduzida), que hoje integra a coleção de fotolivros do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia.
Os seus trabalhos se debruçam sobre relações de poder e suas implicações nas dinâmicas de comunicação. Suas pesquisas articulam narrativas visuais, material de imprensa, mídias impressas, publicações independentes, intervenções urbanas, textos e projetos educacionais especiais. É especialista em Teoria e Crítica de Cultura e, nos últimos anos, também desenvolveu trabalhos de curadoria, pesquisa independente e projetos educacionais articulados com projetos visuais.


Associação Fotoativa


Associação Fotoativa
desde 1984

 

visite fotoativa.org.br
escreva a.fotoativa@gmail.comligue +55 (91) 3225-2754
Praça das Mercês, 19 · Campina · Belém · Pará · Brasil

Nenhum comentário: