terça-feira, 25 de outubro de 2016

Sarau de Escritos Engavetados, Convocatória Não-Dito e Passagens entre Fotografia e Arte


Como parte da programação da exposição Alfabeto de Ficções, a Fotoativa convida para o Sarau de Escritos Engavetados, em uma proposta de Mayara La-Rocque a partir de seu processo criativo com a letra V – uma Viagem por entre seus escritos na construção de um livro. O encontro acontece na sexta, dia 28 de outubro, no casarão sede da Fotoativa, às 19h.
Alfabeto de ficções – um processo criativo que se desencadeou a partir do embaralhar de letras, de mundos entrelaçados por palavras, estórias e gentes. “Num jogo de sorte, não sei se eu tirei a letra V ou se foi ela que me tirou e me conVidou a entrar no jogo”, comenta Mayara De La Rocque. “De qualquer forma, a largada foi dada e eu me fiz de partidas infinitas dentro de uma Viagem em escritos antigos que há muito estavam engavetados. Esses escritos fizeram vir à tona tempos que foram sufocados na memória, palavras antigas-espelhos empoeirados em que ora me enxergo, ora me desconheço, pois, ao ver, para onde volto é sempre um outro que ainda me reflete”, complementa.

A proposta do Sarau é trazer um pouco deste percurso através dos escritos engavetados de Mayara La-Rocque que finalmente se conformam na costura de um livro agora aberto para quem quiser lê-los. Mas para além disso, convida o público a trazer seus escritos para compartilhar a leitura em grupo. “Quero que este seja um encontro desses mundos, dos escritos perdidos e desviados. Que possamos compartilhar os nossas narrativas engavetadas, aquelas que tu, certamente, contarias pra alguém, se assim o pudesses, e se não fosse tão mais fácil e tentador, enterrá-las em uma gaveta”, comenta.
A exposição Alfabeto de Ficções também faz parte do projeto A Palavra é o Limite, de Camila Fialho, contemplado pelo Prêmio de Pesquisa, Experimentação e Difusão Artística 2016 – Programa Seiva de incentivo à Cultura da Fundação Cultural do Pará.
Mayara La-Rocque participa do grupo de estudos do Núcleo de Pesquisa e documentação da Fotoativa, é educadora, escritora, autora de muitos escritos engavetados e alguns fanzines, colaborou com a revista literária KamikASES, participou da Antologia Literária do III prêmio PROEX de Literatura da Universidade Federal do Pará e, em 2014, ganhou a 4ª edição do mesmo prêmio, na categoria contos.

SERVIÇO

Sarau de Escritos Engavetados com Mayara La-Rocque
sexta-feira, 28 de outubro, às 19h
no casarão sede da Fotoativa
Praça das Mercês, 19 – Centro Histórico de Belém
Entrada franca
A artista Ana Lira (PE) chega em Belém, para compartilhar seu projeto Não-Dito, e convoca monitores para mediação cultural.
<>
Observações importantes, segundo Ana:
a) as pessoas interessadas podem se inscrever usando nome de registro ou nome social;
b) as pessoas escolhem como querem ser chamadas ao longo do processo de seleção e do projeto;
c) este processo de escolha da equipe de mediação não pede currículo, uma vez que compreendemos, depois de muita conversa e muitas trocas de referências, que este instrumento não vai nos dizer se vai acontecer uma conexão bonita conosco, com o projeto e as pessoas com quem trabalharemos e que virão nos visitar;
d) o edital da Funarte solicita que a equipe de mediação seja composta por estudante de Artes Visuais. Deste modo, queremos que estudantes de qualquer idade e período de experiência na área possam participar, sem serem assombradas/os pelo peso do currículo;
e) por isso pedimos uma carta de intenção, que pode ser em formato escrito ou em áudio ou em vídeo. O ponto de partida da carta está descrito no formulário de inscrição...os desdobramentos são livres...
f) agradecemos a Adriele Silva da Silva e Miguel Takao Chikaoka (FotoAtiva - Belém), Mariana Porto (Escola Engenho - Recife) e às provocações de Denise Ferreira (no vídeo "O Evento Racial") pela transformação bonita colocada para este processo seletivo. Achamos importante compartilhar com vocês.
g) em qualquer processo seletivo corremos riscos. Que a compreensão seja mútua e o afeto, também.
Qualquer dúvida entrem em contato conosco.
www.facebook.com/naodito
Ou escreva email
educativovoto@gmail.com
Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015 e está sendo produzido pela PROA Marketing Cultural e Projetos e realizado pela GEMA - Grupo de Estudo e Mudança Pela Arte - em parceria com a Associação FotoAtiva.
<>
Ana Lira também compartilha processo imersivo de criação compartilhada, através da oficina experimental "Entre Frestas" que acontece entre os dias 16 de novembro a 16 de dezembro, na Fotoativa.


Na quarta-feira, 2 de novembro, Portas Abertas para a artista pesquisadora Denise Helfenstein (RS), que faz breve incursão pela Fotoativa, para compartilhar suas Passagens entre fotografia e arte. Com entrada franca, o encontro começa às 19h.
Segundo Denise,
Passagens:
trilhas, vias, estradas, caminhos;
acessos, aberturas, entradas, servidões;
acontecimentos, casos, episódios, eventos, fatos, ocorrências;
circulações, movimentações, deslocamentos;
citações, referências;
escoamentos; conjucturas;
mudanças, trocas, transições;
trecho de rio.
Convido a um breve passeio por produções em fotografia a partir do campo de estudos da arte contemporânea. A partir de minha trajetória e referências de pesquisa, proponho algumas ideias, processos e produções em fotografia que articulam passagens através da imagem e seus contextos: entre a noção de paisagem e a experiência no espaço e no tempo, entre o ‘eu’ autoral e o ‘nós’ colaborativo, entre os múltiplos territórios da fotografia, referenciais artísticos e a produção contemporânea.
Na ocasião convidamos os interessados para uma vivência mais estendida com a Denise, na oficina experimental “Convido-X” que acontece nos dias 5 e 12 de novembro, com inscrições abertas. Mais informações.



SERVIÇO

Fotoativa Portas Abertas para Denise Helfenstein (RS)
Passagens entre fotografia e arte
quarta-feira, 2 de novembro, às 19h
casarão sede da Fotoativa
Praça das Mercês, 19 – Centro Histórico de Belém
Entrada franca

Nenhum comentário: