quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Fotoativa de Portas Abertas no Circular

É domingo! Fotoativa Portas Abertas no Circular!


No próximo domingo, a Fotoativa estará de Portas Abertas na 14 edição do projeto Circular Campina Cidade Velha. Confira abaixo a programação completa.


Foto: Rafael Fernando

PALESTRA ITINERANTE – “Sobrados de Histórias”, com Michel Pinho

8h30 - Concentração na Sede da Fotoativa e caminhada pelas ruas do bairro da Campina, onde Michel Pinho busca identificar visualmente os sobrados remanescentes no bairro da campina, para contar um pouco da história da ocupação do segundo bairro de Belém. Detalhando ainda seus aspectos mais delicados, como portas, janelas, pisos. Os interessados que já detenham conhecimentos sobre a tecnica pinhole poderão fazer registros fotográficos durante o percurso.
“Sobrados de Histórias” integra o projeto “Entre Portas e Sobrados”, Premio Produção e Difusão Artistica 2016 – Fundação Cultural do Pará – Parceria Fotoativa.

Foto: Flavia Araujo - Oficina Mini Pinhole 'Entre Portas e Sobrados'

OFICINA Mini-Pinhole, com Fatinha Silva e Yan Belém.

Iniciação à fotografia pinhole a partir da construção e uso de mini-cameras pinhole.
10 às 13 horasTaxa: Gratuita. (15 vagas por ordem de inscrição no local)
Oficina Mini Pinhole integra o projeto “Entre Portas e Sobrados”, Premio Produçao e Difusão Artistica 2016 – Fundação Cultural do Pará – Parceria Fotoativa.

Kanji, de Marcílio Costa. Foto: José Viana

EXPOSIÇÃO - “Alfabeto de Ficções”

10h às 18h - visita guiada com artistas que participam da mostra.
11h – Contação de história O Menino do Dedo Verde, com Cleber Cajun, na obra de Débora Flor
16h – feitura artesanal do livro Kanji, com Marcílio Costa
Alfabeto de ficções resulta de diálogos e experimentações internas de artistas participantes do Laboratório de Projetos – grupo de estudos, pesquisas e práticas artísticas da Fotoativa, gestionado pela pesquisadora Camila Fialho. Nasce do encontro desse grupo flutuante de pessoas e linguagens. Toma forma nesta volta ao Casarão da Fotoativa e propõe pensá-lo enquanto um grande livro aberto onde cada um se lança na escrita de uma página a partir de seu próprio trabalho. A exposição traz estórias diversas que tomam como ponto de partida uma letra do alfabeto e reverberam de um ponto a outro da casa, que se tocam, se distanciam, se contaminam, se nutrem. Mundos paralelos convergentes por entre ficções tecem narrativas.
Participam da coletiva Adriele Silva da Silva, Anne Dias + Anibal Pacha, Antônia Muniz, Cinthya Marques, Cynthia Cárdenas, Débora Flor, Evna Moura, Irene Almeida, José Viana, Lorena Costa, Malu Teodoro, Marcílio Costa, Marise Maués, Martín Pérez, Mayara La-Rocque, Paula Giordano, Roberta Brandão + Jeff Moraes, Rodrigo José e Véronique Isabelle, com curadoria de Camila Fialho.
Alfabeto de ficções integra o projeto A Palavra é o Limite, uma iniciativa contemplada pelo Prêmio Experimentação, Pesquisa e Difusão Artística, 2016, através do Programa de Incentivo à Arte e à Cultura – SEIVA, Fundação Cultural do Estado do Pará.

VISITAS GUIADAS AO CASARÃO

10 às 18h - Visita guiada ao casarão em restauro, sede da Fotoativa e Mini-murais, localizados no piso superior, com textos, fotos e registros desde a primeira ocupação.
Taxa: Livre contribuição.

Foto: Luiza Brilhante. Lab.Círio 2016

FOTOVARAL: Mostra Lab Círio – Narrativas Visuais 2016

10 às 20h - Com narrativas produzidas pelos parcitipantes da terceira edição do Lab.Círio cuja proposta é estimular a produção de narrativas visuais autorais, tomando como universo de criação a manifestação cultural do Círio de Nazaré, em sua ampla diversidade. Nesse sentido, o Lab procura provocar o pensamento, a reflexão e a criação individual e coletiva, através de encontros com artistas e pesquisadores que abordam em seus trabalhos o Círio de Nazaré.
Participantes: Arthur Elias Silva, Daniela Cordovil, Elizabete Ferro e Silva, Emmanuella Bianca de Aguiar Lopes, Fernando Leitão da Cunha Junior, Jefferson Sandro Alves, Juliana Aleixo, Laura Jaqueline Baia de Castro Paiva, Luiza Brilhante, Marcelo Kalif, Maria das Neves Pontes Peres, Patricia Brasil, Socorro Simonetti, Raoni Godinho. Condução: Cinthya Marques.

Foto: Irene Almeida
MONÓCULOS
Seleção de monóculos produzidos pelos participantes da Oficina Diapositivos em Preto e Branco, ministrada por Roger Sassaki & Simone Wicca.
Usados no passado como lembranças de viagens, brindes, fotos de família, monóculos são peças de plástico que trazem uma foto em base transparente, conhecida também como cromo. No monóculo a imagem é vista através de uma lente de aumento. A luz que garante a visibilidade do cromo vem de sua parte posterior, onde há um plástico translúcido.
Participantes: Álvaro Palha, Anne Dias, Elaine Arruda, Irene Almeida, Karina Martins, Marise Maués, Moyses Cavalcante, Rafael Fernando Serrão Chaves.

MG Calibre e Mestre Laurentino na comemoração dos 32 anos da Fotoativa. Foto: Miguel Chikaoka

SONORA MERCÊS: “Gravidades” com Calibre & Cachimbinho.

Bass & Sax’s. Instrumental na veia.
18 às 20h

E Mais

LOJINHA

10 às 20h
Publicações, fotos, cartões postais, camisetas, etc.

BAR FOTOATIVA

10 às 20h
Água, refrigerante, cerveja e chá

QUITUTES D’AS MANAS & TACACÁ DA PATRICIA

Vatapá, Maniçoba, Tacacá, doces e salgados
11 às 20h


Associação Fotoativa


Associação Fotoativa
desde 1984 

 

visite fotoativa.org.br
escreva a.fotoativa@gmail.comligue +55 (91) 3225-2754
Praça das Mercês, 19 · Campina · Belém · Pará · Brasil

Nenhum comentário: