terça-feira, 19 de abril de 2016

"Des Ve Lar" 15 anos Pinhole Day Belém

E então, vamos pinholear?
A Fotoativa entra na reta final de atividades do Pinhole Day Belém, cujo tema Des Ve Lar, alinhado às comemorações dos 400 anos da cidade, sugere o livre jogo entre ver, velar e desvelar, imaginando as diversas camadas que habitam a cidade e seus conviventes.
Além disso, Des Ve Lar celebra os quinze anos de realização contínua do Pinhole Day Belém, que desde 2002, incluiu a cidade de Belém na rota e no calendário mundial da fotografia artesanal de furinho.

Noite de Conversas – relatos de experiência


Na quarta-feira, 20 de abril, véspera do feriado, as portas do Casarão estarão abertas para relatos de experiência de artistas, educadores e pesquisadores, tomando a fotografia pinhole como objeto de debate. A entrada é franca e a roda começa às 19h. Confira os relatos:
MiniDocs - iniciação em edição de vídeo
Foto: Renata Aguiar
Insular: pelo buraco da agulha por Renata Aguiar
Insular é o que está relacionado com ilha ou a ela pertence. Ilha é um pedaço de terra cercado de água por todos os lados. O buraco da agulha pode ser o ínfimo espaço por onde a luz que o atravessa forma a imagem, fixada na superfície sensível da fotografia, pode ser também o pequeno furo pelo qual observo como estrangeira a realidade de um outro, o aluno/fotógrafo, que provocado pelas possibilidades da luz, apresentadas em atividade da disciplina de Arte na Casa Escola da Pesca, retrata, recria, registra e reconstrói relações de identidade e afeto com o lugar que habita e pelo qual é habitado. Dessa experiência que mediei como professora, que pretendo falar.
Confere mais do trabalho da Renata Aguiar

Foto: Ionaldo Rodrigues
Por dentro do diário de classe: a fotografia pinhole como reflexo do outropor Cinthya Marques
Estudo de caso da oficina de fotografia artesanal realizada por Sinval Garcia (1966 – 2011) para alunos da Fundação Curro Velho em 1997, e as relações encontradas na prática educativa enquanto espelho de si, relacionadas à técnica pinhole.
Confere mais sobre a Cinthya Marques
Tenda Lab
Foto: Joyce Nabiça
Vila da Barca
por Joyce Nabiça
Busco olhar para uma Vila da Barca não muito conhecida ou não conhecida por alguns. Revelo, desvelo uma Vila que talvez exista nas minhas lembranças não vividas. Sensações que só a fotografia pinhole pode me proporcionar.
Pinhole Elétrico
Foto: Miguel Chikaoka
"Mottainai - Pin", quinze anos luz 
por Miguel Chikaoka
Desvelar a potência que reside no exercício da fotografia pinhole, a partir do que trata o filósofo Vilém Flusser, no livro "Filosofia da Caixa Preta" com o propósito de refletir sobre a capacidade de pensar do homem numa sociedade dominada pela tecnologia.

Jornada Pinhole Day Belém 2016


Casarão Fotoativa, Pinhole Day Belém 2015. Foto: José Viana
24 de abril. Em diversas cidades no mundo inteiro, em meio ao veloz avanço tecnológico que se dá no tempo-espaço, celebra-se concomitantemente a fotografia artesanal de furinho.
Possibilidade de se inclinar sobre a passagem do tempo, contando segundos, minutos e até horas para produzir uma única e singela imagem, sem grandes ou pequenos aparatos tecnológicos, com excessão daqueles produzidos pelas próprias mãos dos apaixonados pela fotografia pinhole.
Em Belém, com a Fotoativa, são quinze anos de celebração. No último domingo de abril, 24, as atividades se estenderão ao longo do dia, a partir das 8h da manhã, até o cair do sol. As inscrições serão feitas antecipadamente via formulário on line, e também podem ser feitas na hora, durante o evento.
A Jornada Pinhole Day é uma realização da Associação Fotoativa, juntamente com sua rede de artistas e colaboradores. Incentive, convide seus amigos e participe de mais este momento.

SERVIÇO

Des Ve Lar | Pinhole Day Belém 2016
Encontros preparatórios para Voluntários
nos dias 15 de abril de 19h às 22h e 16 de abril de 9h às 12h
inscrições gratuitas
Noite de Conversas – relatos de experiência
com Renata Aguiar, Cinthya Marques, Joyce Nabiça e Miguel Chikaoka
quarta-feira 20 de abril às 19h
entrada franca
Jornada Pinhole Day Belém 2016
domingo 24 de abril a partir das 8h
R$15 antecipado e R$20 no dia do evento
Todas as atividades acontecem no Casarão Fotoativa
localizado na Praça das Mercês, 19 – Bairro da Campina – Belém, Pará
Aguarde as próximas chamadas. Acompanhe tudo pelas nossas redes sociais no
facebook.com/associacaofotoativa e no instagram.com/fotoativa



Associação Fotoativa


Associação Fotoativa
desde 1984

 

visite fotoativa.org.br
escreva a.fotoativa@gmail.comligue +55 (91) 3225-2754
Praça das Mercês, 19 · Campina · Belém · Pará · Brasil

Nenhum comentário: