segunda-feira, 6 de abril de 2015

Fotoativa em Residência convida para as Aberturas de Processos

http://www.fotoativa.org.br/?p=5435

Fotoativa em Residência convida para as Aberturas de Processos

A Associação Fotoativa realiza nas próximas terça (7) e quinta-feira (9), a partir das 19h, encontros com os selecionados no projeto “Fotoativa em Residência – Dois de cá, dois de lá” com a participação de mais dois convidados, na sede da entidade, na Praças das Mercês, em Belém.
A programação é aberta ao público e terá como tema os processos criativos na arte. A participação é gratuita. O projeto foi contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª Edição, do Ministério da Cultura.
No primeiro dia, as residentes Débora Flor e Malu Teodoro terão como convidado o poeta paraense Marcílio Costa para a mesa-redonda “Poesia e Olhar Devagar”. O objetivo é traçar maneiras de construir poéticas nas artes visuais.
“Escolhemos os convidados a partir das propostas apresentadas pelos residentes e também em sintonia com os curadores Alexandre Sequeira e Armando Queiroz, que participaram do júri e que vão acompanhar os selecionados. A ideia é abrir caminhos de diálogo entre as poéticas dos convidados e dos residentes em troca com o público”, explica Camila Fialho, coordenadora do projeto.
Fotoativa em Residência convida para Aberturas de Processo
da série 'Pangeia' de Malu Teodoro e Vinicios Assencio
Para a artista Débora Flor, a residência será uma busca de sua percepção artística, que procura desenvolver a partir de encontros e momentos de partilha. A ideia da fotógrafa é ir até a praia do Pesqueiro, em Soure, na Ilha do Marajó, e desenvolver processos relacionais com a comunidade local.
Pinhole Day Belém 2015 - Exercícios de Liberdade
da série 'Caboclo' de Débora Flor

“Também quero me envolver com as crianças e ir até às escolas. Acredito na fotografia como elemento de encontro. Esta será a primeira vez que vou mergulhar em uma pesquisa para o meu próprio trabalho e será norteador do que farei daqui pra frente”, diz Débora.
Na quinta-feira, o encontro será com os residentes Wellington Romário Alves e Randolpho Lamonier, com o convidado Nando Lima. Desta vez, a mesa-redonda vai abordar “Derivas e encontros performativos”, com a ideia de abrir discussões sobre a fotografia em relação com a performance e outras linguagens.
Fotoativa em Residência convida para Aberturas de Processo
frames de Randolpho Lamonier
O artista Wellington Romário costuma desenvolver pesquisas e ações performáticas, e agora entende que pode conceitualmente fazer o que chama de “deslizamento”. A nova proposta é entendida pelo próprio significado da palavra, ação de deslizar, sair do lugar – e é sobre isso que pretende falar com o público.
“O que eu busco é chegar até o outro, por isso tive essa ideia, para me sentir mais à vontade com o que venho fazendo, e há um tempo atrás comecei a pensar que eu fazia não exatamente performance. Estou agora ansioso para encontrar pessoas que têm a fotografia como base, porque eu vou sair da posição de fotografado”, conta.
Fotoativa em Residência convida para Aberturas de Processo
mani fest ação com Wellingto Romário

SERVIÇO

Aberturas de Processo
Fotoativa em Residência Mesa: Poesia e Olhar Devagar
Débora Flor (PA), Malu Teodoro (RO) e Marcílio Costa (PA)
Terça-feira, 7 de abril às 19h
Mesa: Derivas e encontros performativos
Wellington Romário (PA), Randolpho Lamonier (MG) e Nando Lima (PA)
Quinta-feira, 9 de abril às 19h
Local: Casarão Fotoativa
Praça das Mercês ou Visconde do Rio Branco, nº 19
Bairro da Campina, Belém, Pará



Associação Fotoativa


desenvolvido por
Núcleo de Comunicação e Difusão

 

visite fotoativa.org.br
escreva a.fotoativa@gmail.com
ligue +55 (91) 3225-2754ou (91) 9 8226 4094
Frutuoso Guimarães, 615 · Campina · Belém · Pará · Brasil

Nenhum comentário: