quarta-feira, 4 de março de 2015

Abertas as inscrições processo seletivo para a ESCOLA INTERNACIONAL DE CINEMA E TV DE CUBA

Abertas as inscrições processo seletivo para a ESCOLA INTERNACIONAL DE CINEMA E TV DE CUBA

INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS BRASILEIROS 

A Coordenação dos Exames de seleção para a EICTV no Brasil comunica que estão abertas até o dia 7 de março, as inscrições para o Processo Seletivo 2015 / 2018. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 14 de março, em cinco cidades: Belo Horizonte / MG, Recife / PE, Florianópolis / SC, Brasília / DF e Belém / PA.

Serão oferecidas oito especializações:
-  Direção,
- Produção,
- Roteiro,
- Fotografia,
- Som,
- Documentário,
- Edição e
TV e Novas Mídias.
Cada candidato deverá optar por apenas uma destas especializações.

O curso tem duração de 3 anos. O início está previsto para setembro de 2015 e término em julho de 2018.




Processo de seleção
Cada candidato responderá a 2 provas escritas: uma prova de conhecimentos gerais e uma prova correspondente à especialização que escolheu. Os candidatos aprovados nas provas escritas passarão por entrevista oral no dia seguinte (14 de março). A comissão julgadora, então, realiza uma pré-seleção indicando os melhores candidatos em cada especialização. Caso haja necessidade, algumas entrevistas serão realizadas no domingo, dia 15 de março. Os candidatos que tenham vindo de outras cidades terão prioridade, na ordem das entrevistas. Todo o processo é realizado em português. O material e a documentação dos selecionados são enviados, em seguida, para Cuba, para a EICTV. O Conselho Docente da EICTV faz a seleção final. Os nomes dos candidatos selecionados devem ser anunciados na segunda quinzena de junho.

Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis candidatos. A seleção é feita por especialização, entre os candidatos de todo o mundo, principalmente da América Latina. São oferecidas 5 vagas por área formando um grupo de 40 estudantes. Não existe uma cota determinada para cada país. 

A Prova Específica acontece entre 8h e 11:30h e a Prova de Conhecimentos Gerais, entre 13:30h e 16:00h, no dia 13 de março.

Matrícula

A matrícula para os três anos tem um custo de cinco mil euros por ano. Forma de pagamento: à vista (em setembro) ou em duas parcelas (setembro e janeiro). O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual subsidia parte do valor da matrícula dos alunos brasileiros sendo o restante pago pelo aluno. Este subsídio cobre integralmente a matrícula do segundo e terceiro anos e parte do primeiro ano do curso.

Os estudantes que ingressam no curso regular têm direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños, assistência médica primária e de emergência, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo.



Sobre a Escuela Internacional de Cine y TV
A  EICTV, localizada em San Antonio de los Baños (Cuba), é considerado um dos melhores centros de formação audiovisual em todo o mundo. Foi fundada em 15 de dezembro de 1986, pela Fundação Novo Cinema Latino-Americano (FNCL). Seus fundadores foram o jornalista e escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, o poeta e realizador argentino Fernando Birri e o teórico e realizador cubano Julio García Espinosa, entre outros. Na época, a intenção foi criar uma escola que atendesse povos de língua latina, África a Ásia. Desde então, já formou milhares de estudantes e profissionais de mais de 50 países, que fizeram desta escola um espaço para a diversidade cultural de grande envergadura, hoje referência mundial.

Inscrições     
                                                           
ficha de inscrição estará disponível neste link ou no blog www.eictvbrasil.blogspot.com, no alto da coluna ao lado, a partir de 12 de janeiro.

Visite o blog e saiba mais www.eictvbrasil.blogspot.com

Local da prova em Belém:
Regional Norte do MINC - Belém
Avenida Governador José Malcher, nº 474 - Nazaré

Maiores informações: 91-98342-1531, com Afonso Gallindo

-- 
Visite nosso site facebook.com/comunidadedarte

Nenhum comentário: