quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Instituto de Artes do Pará apresenta livro de fotografias da “Bumbarqueira”

Instituto de Artes do Pará apresenta livro de fotografias da “Bumbarqueira”

Nesta quinta-feira, 18 de dezembro de 2014, o falecido Instituto de Artes do Pará realiza o lançamento do livro “Bumbarqueira”, catálogo que reúne fotografias de Bruno Pellerin, Elza Lima, Geraldo Ramos, Janduari Simões e Paula Sampaio, produzidas durante o carnaval de fevereiro de 2012.

No dia 11 de fevereiro de 2012, o Instituto de Artes do Pará convidou cinco fotógrafos do Pará para registrar o evento “Bumbarqueira”, uma grande festa carnavalesca que, pela primeira vez, reuniu 48 grupos tradicionais de diversas localidades num grande desfile pelas ruas da Cidade Velha em Belém.
Numa jornada fotográfica de pouco mais de tres horas. Bruno Pellerin, Elza Lima, Geraldo Ramos, Janduari Simões e Paula Sampaio, captaram imagens do carnaval revigorado na Cidade Velha. A trajetória incluiu a Igreja do Carmo, a Estação das Docas, passando pelo Ver-o-Peso e tendo a Praça do Relógio como ponto de apoteose, o "Bumbarqueira" (cujo significado paraense é "grande festa") ofereceu uma mostra do que geralmente só se vê no interior do Pará: o Cordão de Mascarados Fofó, de Obidos; Boi de Máscaras Tinga, de São Caetano de Odivelas; Pretinhos do Mangue, de Curuga; Pretinhos de Santarém Novo; grupos de carimbó de Marapanim; bandas da Vigia e muitos outros, que, na grande festa, se integraram aos blocos de carnaval da Cidade Velha, aos Palhaços Trovadores, aos ritmistas de escolas de samba de Belem, aos mascarados solitários e a todos os que se fizeram presentes.
Este cenário esta agora destacado em livro, que o IAP coloca à disposição do público, marcando em conjunto um belo momento da fotografia e cultura popular do Pará.


Serviço
Lançamento do livro “Bumbarqueira” – fotografias de Bruno Pellerin, Elza Lima, Geraldo Ramos, Janduari Simões e Paula Sampaio.
Nesta quinta, 18 de dezembro de 2014, às 19h, na varanda do Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, 236). Entrada franca.
 --

Equipe Ascom - IAP
Telefones: 4006-2918
E-mail: iapcomunicacao@gmail.com
Site: www.iap.pa.gov.br
Twitter: @iap_pa

Nenhum comentário: