terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Balanço do Semestre: Alguns dos Melhores Filmes 2º Semestre de 2014


Dezembro chegou e a corrida para as premiações de 2015 também. Junto ao término do ano que se anuncia, nossa coluna do NOVAS MEDIAS mais uma vez traz um perfil dos filmes mais relevantes para se ver e se pensar deste segundo semestre de 2014. Ainda que algumas produções não tenham chegado em Belém (caso do esperado Adeus a Linguagem, de Jean-Luc Godard, e Winter Sleep, de Nuri Bilge Ceylan), tentamos montar uma lista com o que passou nos cinemas ou mesmo já se encontra disponível para download.

Este ano foi realmente muito intenso cinematograficamente, e nossos primeiros lugares para o segundo semestre ficaram com as obras A Dança da Realidade, de Alejandro Jodorowsky, e Boyhood, de Richard Linklater.  A obra de Jodorowsky, narrativa que mostra uma jornada pessoal de saída de um modus operandi Moderno e excludente para outro mais includente, passível de melhor aceitar diferenças, possui um toque lírico sensacional, criativo, repleto de elementos surreais característicos da obra do diretor. Quem fizer associações com um cruzamento dos cineastas Federico Fellini e Luis Buñuel não estará nem um pouco equivocado. Poesia filme na veia! O papel principal é interpretado magistralmente pelo filho do diretor, Brontis Jodorowsky, também intérprete em El Topo, clássico do cineasta da década de 1970.

O filme de Linklater, por outro lado, é um projeto de execução arriscada e certeira. Ao acompanhar a vida, literalmente (são doze anos de filmagens), do ator principal Ellar Coltrane  - o diretor nem sabia se este projeto iria vingar, ou se o menino conseguiria manter uma coerência de interpretação boa com o passar dos tempos -, esta obra, além de original e super veloz (seus 166 min passam voando), é um manifesto aos nossos dias tecnologico-alienantes. O textos inspirado pode ajudar muitos a questionarem suas atitudes éticas em sociedade e quanto as suas subjetividades. O tom coloquial da trama lembra o que há de melhor no cinema europeu dos irmãos Dardenne ou de Laurent Cantet.

Não podemos também deixar de mencionar o novo filme-obra-prima de Wes Anderson, um dos diretores mais legais da cena indie. Com seus planos milimetricamente afinados, superestetizados, os quais parecem vir de um universo paralelo, temos uma trama cômica, sutil, poética e dona de grandes atuações. A cada novo título do diretor que aparece, somos obrigados a repensar o seu pódio de melhores. 

E por falar em atuação, não percam Marion Cotillard na melhor interpretação feminina do ano pelo filme dos irmãos Dardenne. Sensível, dolorosamente silenciosa e cheia de verdade, a atriz conseguiu, ao meu ver, ofuscar até mesmo Julianne Moore, ganhadora de melhor atriz em Cannes deste ano. Sua jornada pessoal para não perder o emprego é de uma sutileza única.

Por fim, para não prolongarmos nossos breves comentários, queremos marcar muito bem o excelente filme de Cronemberg, pois esta obra, para além do mundo das celebridades, parece uma ótima metáfora para problematizar quem nós somos (ou quem decidimos ser socialmente, essa grande atuação em função de um modelo capitalista da vitória); a nova ficção científica de Christopher Nolan, que, mesmo com uma trilha sonora deja vú, encanta os aficcionados pelas teorias de wormholes e tem um Matthew McConaughey soberbo; e o fenomenal longa de Fernando Coimbra, com brilhante atuação de Leandra Leal - dramaturgia refinada on the rocks!

Bem, é isso ae. Dá uma olhadinha na lista e não deixa de baixar, alugar, ver em mostra etc...





Melhores Filmes 2º Semestre 2014

01 – La Danza de la Realidad (Alejandro Jodorowsky); Boyhood (Richard Linklater)
02 – O Grande Hotel Budapeste (Wes Anderson)
03 – Dois Dias, Uma Noite (Jean Pierre e Luc Dardenne)
04 – Mapas para as Estrelas (David Cronemberg)
05 – Interestelar (Christopher Nolan)
06 – O Lobo Atrás da Porta (Fernando Coimbra)
07 – The Wind Rises (Hayao Miyazaki); Hannah Arendt (Margarethe von Trotta)
08 – Planeta dos Macacos, O Confronto (Matt Reeves)
09 – Miss Violence (Alexandros Avranas); Magia ao Luar (Woody Allen)
10 – Garota Exemplar (David Fincher); Guardiões da Galaxia (James Gunn)

E para aqueles que quiserem lembrar, eis nossa lista com os mais inteerssantes filmes do primeiro semestre.


Melhores Filmes 1º Semestre 2014

01 - Ninfomaníaca (Lars Von Trier); Azul é a cor mais Quente (Abdellatif Kechiche); A Grande Beleza (Paolo Sorrentino)
02 - Tatuagem (Hilton Lacerda)
03 - Ela (Spike Jonze); O Lobo de Wall Street (Martin Scorsese)
04 - Nebraska (Alexander Payne); A Caça (Thomas Vinterberg)
05 - Blue Jasmine (Woody Allen); Dentro da Casa (François Ozon)
06 - Tom na Fazenda (Xavier Dolan)
07 - Jovem e Bela (François Ozon);
08 - A Religiosa (Guillaume Nicloux); Rush (Ron Howard)
09 - Álbum de Família (John Wells); Doze Anos de Escravidão (Steve McQueen)
10 - Círculo de Fogo (Guillermo del Toro); Clube de Compra Dallas (Jean-Marc Vallée)

Comentem, galera!

Abraço grande,

John Fletcher

Nenhum comentário: