quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Exposição CANTEIRO DE OBRAS de Claudio Tozzi no Sesc Boulevard | Abertura dia 06/11 às 19h | Entrada franca


A trajetória e evolução do trabalho do artista, arquiteto e designer paulista Cláudio Tozzi entra em exposição nesta quinta-feira (6), no Centro Cultural Sesc Boulevard, em Belém. Intitulada Canteiro de obras, a mostra é composta por serigrafias no estilo pop art, com cores, formas e enquadramentos típicos dos quadrinhos da década de 1960. A exposição prioriza temas urbanos e apresenta o olhar do artista sobre os grandes acontecimentos que marcaram a sociedade na época, como os protestos dos estudantes contra a ditadura militar e as transformações do universo feminino. 
A abertura da mostra será realizada a partir das 19 horas, com entrada franca.   
      
Ao todo, a exposição conta com 37 obras, sendo 33 serigrafias, uma litogravura, três pinturas e um objeto de instalação. Elaboradas a partir de diversos materiais, as peças que compõem a mostra tem o objetivo de evidenciar como as artes se manifestam em todas as suas técnicas, além de possibilitar reflexões sobre a vida. Caracterizadas pelas formas geométricas e mistura de cores, as obras de Tozzi retratam o engajamento político e social de uma geração. A mostra pode ser visitada até o dia 28 de dezembro, de terça à sábado, das 9 às 18 horas, e aos domingos, das 9 às 13 horas.  

Vanguardista das artes plásticas e adepto do estilo pop art, Cláudio Tozzi é um artista que está sempre em processo de reelaboração de sua linguagem. Em seu processo metódico e objetivo, Tozzi  transita por vertentes construtivas e conceituais, revelando-se, sobretudo, um arquiteto construtor de imagens. Considerado um dos mais expressivos artistas do cenário nacional, o trabalho de Cláudio, para a crítica especializada, é definido como um marco divisório da arte contemporânea no país. Em mais de 50 anos de carreira, Tozzi teve dezenas de obras expostas em diversas cidades pelo mundo, como Tóquio, Nova York, Londres, Lisboa e Paris.  

Texto: Bruno Costa

Nenhum comentário: