terça-feira, 23 de setembro de 2014

SESSÃO MALDITA APRESENTA DOCUMENTÁRIO "BOTINADA: A ORIGEM DO PUNK NO BRASIL"




O documentário "Botinada: A Origem do Punk no Brasil", será exibido nesta sexta-feira (dia 26 de setembro) na Sessão Maldita no Cine Líbero Luxardo, às 21 h, com entrada franca. Confira abaixo informações sobre o filme e sobre a sessão. 

"Foi por causa do punk que eu descobri que poderia montar uma banda, tocar e compor. Poderia basicamente qualquer coisa. Até mesmo arriscar fazer um documentário. Resolvo então me concentrar na turbulenta chegada do movimento por aqui. Parto para a pesquisa. Começo a rastrear os entrevistáveis. Quem são? Onde estão? O que eles fazem hoje em dia? Me pego diante de uma insolúvel espécie de gincana norteado por pistas falsas. Todo o material que encontro está em condições precárias: fitas de vídeo mofadas e jornais caindo aos pedaços. Não poderia ser diferente. Vou atrás de todos os vestígios, tento juntar o máximo de material possível antes que seja tarde. Os punks me recebem muito bem. Eles transbordam emoção e sinceridade nos depoimentos. Depois de duas décadas, conseguem o distanciamento necessário pra ver toda essa história com bom humor. Os ricos detalhes permanecem num arquivo empoeirado na memória. Botinada traz à tona essa incrível história contada pelos punks que vivenciaram de corpo, alma e jaqueta de couro essa caótica jornada."

Gastão Moreira


Sessão Maldita apresenta
BOTINADA: A ORIGEM DO PUNK NO BRASIL
Título original: Botinada: A origem do punk no Brasil | Direção: Gastão Moreira | Roteiro: Gastão Moreira | Gênero: Documentário musical | Elenco: Clemente Nascimento, João Gordo, Kid Vinil, Antonio Bivar, Wander Wildner,  Marcelo Nova, Garotos Podres, Cólera e Olho Seco, Ratos de Porão, Replicantes, Lixomania, Fogo Cruzado, Restos de Nada, Espermogramix, Condutores de Cadáver, Hino Mortal e Rephugos | Ano: 2006 | País: Brasil |  Cor: Colorido e preto e branco | Duração: 110  min. | Classificação etária: 16 anos



Sinopse: Botinada narra as origens do punk rock no Brasil, sua primeira fase (1976 - 1984) e o paradeiro de seus protagonistas. Foram 4 anos de pesquisa, 77 pessoas entrevistadas, milhares de horas nas ilhas de edição, 200 horas de vídeo e muitas imagens raras e inéditas compiladas pela primeira vez. O documentário teve como base os documentários Punks, Garoto do Subúrbio e Rota ABC, e conta com imagens raras, como a banda Cólera tocando ao vivo em 1980 na TV Tupi que nunca foi ao ar e o Inocentes tocando no Gallery em 1982, além de entrevistas com punks de todo Brasil, jornalistas, cineastas, bandas e simpatizantes do movimento punk.

Sexta-feira, dia 26 de setembro de 2014
às 21h
Entrada franca 
O Cine Líbero Luxardo dispõe de 86 lugares, com espaços para cadeirantes

Realização: Governo do Pará | Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves





Cine Líbero Luxardo
Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves  |  Av. Gentil Bittencourt, 650, Nazaré, Belém, Pará
Informações: (91) 32024321 | cinelibero@gmail.com

Nenhum comentário: