segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Lab.Círio (laboratório de criação em narrativas visuais) começa na próxima semana - Fotoativa

Lab.Círio começa na próxima semana!

com Allan Maués, Cinthya Marques, Rodrigo José
e convidados Miguel Santa Brígida, Octavio Cardoso, Paes Loureiro e Patrick Pardini


Lab.Círio - Laboratório de Criação em Narrativas Visuais

O Círio de Nazaré é tema da primeira edição do Laboratório de Criação em Narrativas Visuais, proposto pela Associação Fotoativa. O Lab.Círio oferece um espaço de troca de experiências entre artistas, pesquisadores e profissionais consagrados, tendo como foco o discurso fotográfico. A proposta objetiva direcionar olhares mais cuidadosos e atentos sobre a maior manifestação cultural da cidade de Belém, e uma das maiores do mundo – o Círio de Nazaré.
Mediado por Allan Maués, Cinthya Marques e Rodrigo José, o Laboratório propõe o compartilhamento de experiências estéticas e a construção de relatos a partir da festividade, primeiramente através de encontros com artistas e pesquisadores que discutem em seus trabalhos o Círio de Nazaré. Os convidados para esta edição são: o fotógrafo e coordenador do Núcleo de Fotografia do Museu da Universidade Federal do Pará – MUFPA, Patrick Pardini; o professor, carnavalesco e diretor do “Auto do Círio”, Miguel Santa Brígida; o poeta e professor de Estética, Filosofia da Arte e Cultura Amazônica, na Universidade Federal do Pará João de Jesus Paes Loureiro; e o fotógrafo e editor do jornal Diário do Pará, Octávio Cardoso.

Cirio, Patrick Pardini, 1989

Os mediadores, membros do Núcleo de Formação e Experimentação da Fotoativa, destacam que “o Lab.Círio procura oferecer um espaço coletivo de trocas, reflexão e criação, provocando o olhar de fotógrafos que desejam desenvolver um ensaio sobre o evento que move a cidade de Belém durante o segundo semestre”. Com o propósito de estimular a produção de conteúdo autoral a partir do Círio, o Laboratório abarca desde o compartilhamento da ideia inicial até a realização de um ensaio, a criação de uma proposta visual que poderá integrar fotografia, texto e/ou outras mídias.
Para o professor e poeta João de Jesus Paes Loureiro, a ideia de realizar um laboratório com discussões teórico e práticas auxilia na construção do discurso narrativo para as artes: “a iniciativa é super importante, pois não se vê normalmente a abordagem teórica relacionada com a aplicação técnica nas atividades artísticas, como, por exemplo, na fotografia, onde se privilegia a ação, sem pensar o que vem antes do ato, e mesmo o arcabouço teórico que influencia este ato.”

Cartazes do Cirio de Nazare no mercado da carne, de Miguel Chikaoka,  Belém 2006

Os primeiros encontros do Lab.Círio serão realizados com os quatro convidados, propondo uma reflexão a partir de diferentes abordagens do Círio enquanto manifestação cultural e estética, além de um ato de fé. Estes encontros devem servir como base para elaboração dos projetos autorais individuais e/ou coletivos dos participantes que serão compartilhados e discutidos em grupo ao longo do laboratório.
Destinado ao público interessado em experimentar um processo de criação em diálogo com outros artistas e pesquisadores, o laboratório prevê um total de 6 encontros, com início no dia 23 de setembro às 19h. As inscrições que devem ser realizadas diretamente na secretaria da sede provisória da Associação Fotoativa, que fica na Travessa Frutuoso Guimarães, nº 615.
Procissão fluvial, de Miguel Chikaoka, Círio, 2000
Mediadores - Núcleo de Formação e Experimentação – Fotoativa
Allan Maués possui formação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pará. Participou de algumas mostras, dentre elas, Salão Primeiros Passos do CCBEU (2011) e da exposição “Paisagem em (des) construção”. Atua junto à Associação Fotoativa desde 2011, integrando atualmente o Núcleo de Formação e Experimentação.
Cinthya Marques é educadora e artista visual graduada pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará, atua como fotógrafa e pesquisadora em diversas áreas de pesquisa como criação e crítica. É mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Ciências da Arte da UFPA desenvolvendo pesquisa sobre a obra do fotógrafo paulista Sinval Garcia e sua atuação nas artes visuais na Amazônia.
Rodrigo José vive e trabalha em Belém (PA). Com formação superior em Comunicação Social pela Universidade da Amazônia. Desenvolve trabalhos voltados para fotografia documental e também audiovisual. Desenvolve projetos em colaboração junto a Associação Fotoativa, bem como ministra oficinas e Iniciação a Fotografia pelo Serviço Social do Comércio – SESC Boulevard.
Convidados
Miguel Santa Brígida é jornalista, ator, encenador e professor de teatro. Carnavalesco. Mestre, Doutor e Pós-doutor em Artes Cênicas. Pesquisador em Culturas populares com ênfase na espetacularidade afro-brasileira. Líder do grupo de Pesquisa – TAMBOR- Grupo de Estudos em Carnaval e Etnocenologia (CNPq- 2008).
João de Jesus Paes Loureiro é poeta e professor de Estética, Filosofia da Arte e Cultura Amazônica, na Universidade Federal do Pará. Mestre em Teoria da Literatura e Semiótica, PUC/UNICAMP, São Paulo e Doutor em Sociologia da Cultura pela Sorbonne, Paris, França.
Octavio Cardoso é fotógrafo, vive e trabalha em Belém (PA). Começou a fotografar em 1984 na Fotoativa, tendo sido seu presidente de 2000 a 2007. Recebeu o grande Prêmio do Salão Arte Pará 87 e Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, 2010. Tem obras nos acervos do MAM – Rio, MHEP (PA), CCBEU (PA) e MASP – Pirelli.
Patrick Pardini é fotógrafo, reside em Belém-PA desde 1981. Desde 1999, desenvolve a pesquisa fotográfica Arborescência – fisionomia do vegetal na paisagem amazônica, contemplada com as bolsas VITAE (2002) e IAP-Instituto de Artes do Pará (2003), selecionada pelo Ano do Brasil na França (2005) e pelo Projeto Portfólio do Itaú Cultural (2008). Desde 2003, coordena o Núcleo de Fotografia do Museu da Universidade Federal do Pará-MUFPA.

Lab.Círio – Laboratório de Criação em Narrativas Visuais
Período: 23, 24 e 30 setembro 02, 16 e 17 outubro 2014
Horário: 19h as 22h
Carga horária: 18 horas
Investimento: R$ 150,00
Vagas: 15
Mediadores: Allan Maués, Cinthya Marques e Rodrigo José
Convidados: João de Jesus Paes Loureiro, Miguel Santa Brígida, Octávio Cardoso e Patrick Pardini

Foto do Cartaz: Rodrigo José
Fotos na sequência: Patrick Pardini (1), Miguel Chikaoka (2 e 3)

 

desenvolvido por
Núcleo de Comunicação e Difusão
Associação Fotoativa

a.fotoativa@gmail.com
+55 (91) 3225-2754

Frutuoso Guimarães, 615
Bairro Campina · Belém · Pará · Brasil



Nenhum comentário: