terça-feira, 15 de julho de 2014

Lounge, guitarrada e samba no Festival Cultura de Verão nesta quarta-feira, dia 16

Lounge, guitarrada e samba no Festival Cultura de Verão

Joelma Kláudia, Félix Robatto e Samba de Artista são as atrações desta quarta-feira, 16, na Estação

Lounge, guitarrada e samba fazem a trilha sonora do 8° Festival Cultura de Verão, nesta quarta-feira (16), na Estação das Docas. Depois do emocionante show de lançamento do CD “Mestre Laurentino e os Cascudos”, chegou a vez de novos artistas subirem ao palco instalado do Anfiteatro São Pedro Nolasco: a cantora Joelma Kláudia, o guitarrista Félix Robatto e o coletivo Samba de Artista. Os shows começam às 20h, mas quem chegar mais cedo pode curtir a exibição de filmes no Cine Estação (Teatro Maria Sylvia Nunes), às 19h, dentro da Mostra Pará, realizada em parceria com o Instituto de Artes do Pará (IAP). A entrada é franca.
Joelma Kláudia nasceu numa família musical. O pai, Joel Pinto, liderava uma banda gospel em Altamira, sudoeste do estado, onde ela nasceu. Fez aulas de canto e mudou-se para Belém, para aprimorar-se no violão, mas o desejo de cantar falou mais alto. Fã de rock, jazz, blues e MPB, Joelma estreou como cantora em 2003, na banda Os Nômades, mas logo seguiu para carreira solo. O primeiro disco, intitulado “Dias Assim”, foi gravado em 2010.
No Festival Cultura de Verão, a artista pretende mostrar ao público um pouco do seu novo trabalho, “Amazônia Lounge”, em fase de pré-produção. “São músicas de diversos compositores paraenses numa ambiência eletroacústica”, antecipa. No repertório, nomes como Júlio Freitas, Maria Lídia, Walter Freitas e Átila Milhomem, conterrâneo da cantora. “A proposta é fazer uma releitura de músicas conhecidas, numa versão lounge”, diz ela.
Nilson Chaves fará uma participação especial no show, dividindo com a artista a interpretação da música “Velhos Sonhos”. No palco, Joelma é acompanhada por Jó Ribeiro (teclado e trombone), Toninho Abenatar (saxofone), Ademir (bateria), Príamo Brandão (contrabaixo) e Renato Torres (guitarra).
Para Joelma Kláudia, apresentar as novas versões antes da gravação do disco é interessante para sentir a receptividade do público. “É muito importante esse feedback”, comenta a artista, que pretende lançar “Amazônia Lounge” no final deste ano. “Essa é a minha primeira vez no Festival Cultura de Verão. Estou superfeliz”.

Joelma Kláudia | Divulgação

Guitarrada
O guitarrista Luiz Félix Robatto já é conhecido do público paraense. Em 2004, fundou a banda La Pupuña, que lançou dois discos – “The Charque Side of The Moon” (2007) e “All Right Penoso!!!” (2008) – circulando pelo Brasil e pelo exterior com a “guitarrada progressiva”, uma mistura do estilo paraense com influências de surf music e psicodelia. Ex-integrante da banda de Gaby Amarantos e produtor musical do elogiado álbum de estreia da cantora, Félix finaliza agora seu primeiro disco solo, “Equatorial, Quente e Úmido”, que será lançado no segundo semestre.
No Festival Cultura de Verão, o repertório será quase 100% autoral, com músicas como “Ilha do Marajá” e “Amazônia Big Rave” dividindo espaço com hits da época do La Pupuña, como “São Domingos do Surf” e “Só a galera”. Félix promete uma noite dançante, aos moldes da “Quintarrada”, baile que tem agitado as noites de quinta-feira, no Templários. “Estamos formando um público bacana. A cada semana chega mais gente”, diz ele, animado.
O show na Estação das Docas abre a temporada de apresentações neste segundo semestre. “Vamos tocar na Feira da Música de Fortaleza e também no Festival Se Rasgum”, antecipa o músico, acrescentando que, antes do lançamento do disco, o público poderá sentir o gostinho do novo trabalho com um EP, que chega ao mercado entre agosto e setembro.

Robatto | Foto: Thiago Araújo

Samba
Um coletivo formado por alguns dos mais respeitados nomes do samba paraense encerra a programação do dia 16. O Samba de Artista reúne Bilão da Canção, João Lopes, Ademir do Cavaco, Marquinho Melodia e Júnior Bambo, acompanhados pelos músicos Maurinho, Jacinto Kahwage, Príamo Brandão, Marcos Puff, Marcelinho, Heraldo Seabra, Muka, Wilson Monteiro, Bruno e Meninéia. O repertório traz clássicos do samba paraense consagrados no programa “Clube do Samba”, da Rádio Cultura FM.
O 8º Festival Cultura de Verão segue até dia 23, na Estação das Docas, com exibição da Mostra Pará e shows de Espoleta Blues, Cronistas de Rua e Arraial do Pavulagem.

Serviço
8° Festival Cultura de Verão. 
Dia 16 (quarta-feira), com filmes no Cine Estação (19h) e shows no Anfiteatro São Pedro Nolasco (20h). 
Entrada franca. 
Realização: Cultura Rede de Comunicação. 
Apoio: Guarda Municipal de Belém, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Saneamento (Sesan) e Instituto de Artes do Pará (IAP).


PROGRAMAÇÃO
19h – Cine Estação
Coleção Waldemar Henrique (Acivaldo Negrão). Documentário sobre o maestro que fez o canto amazônico ecoar pelo Brasil e por diversos países, entre as décadas de 1930 e 1950. (Documentário/12'14/DVD2006/Belém)
As Variações de Rede (James Bogan e Diógenes Leal). Versão em português do original “The Hammock Variations”, premiado filme sobre o poeta Max Martins. (Documentário/Color/15’40/DVD/2007/EUA)
Benedito Nunes – Mora na Filosofia (Júnior Braga/TV Cultura). Crítico literário, professor, escritor, ensaísta e filósofo, Benedito Nunes ensinou Literatura e Filosofia em diversas universidades do Brasil, da França e dos EUA. É um dos fundadores da Faculdade de Filosofia do Pará e da Escola de Teatro e Dança da UFPA. (Documentário/55’23/DVD/2007/Belém)
20h - Anfiteatro São Pedro Nolasco
Shows de Joema Klaudia, Félix Robatto e Samba de Artista

Nenhum comentário: