quarta-feira, 11 de junho de 2014

FotoAtiva _ JUNHO 2014

 
 
    
maio e junho de 2014
belém - pará - brasil

Comunidade Fotoativa
Confira nesta Letra Informativa os resultados da Jornada Pinhole Day Belém 2014 e demais atividades desenvolvidas. Conheça as publicações que chegaram para nossa biblioteca e, em breves relatos, dois eventos que a Fotoativa esteve presente - ENNEFOTO.14 e a TEIA da Diversidade.
Concluindo mais um semestre de atividades com o planejamento dos meses que seguem. Convidamos todos para os cursos Photograff com Jeyson Martins eFotografia de Viagem com Rafael Araújo que começam agora no início de junho.
Seguimos ao ritmo de nosso 30º ano de vida. Estamos preparando um circuito de singelos projetos integrados, com início previsto para o dia 14 de agosto, o dia em que brindamos nosso aniversário.
Dúvidas, ideias e contato, escreva para nucleocomunicativa@gmail.com
 em junho,os últimos cursos do semestre


curso 'Photograff' com Jeyson Martins

07 de junho a 05 de julho - terças, quintas e sábados

Pelo viés da experimentação, a proposta do curso alia fotografia e grafitti no campo expandido da cidade pensada como um espaço livre para o fazer artístico. Compreender isso e levar para a fotografia essa liberdade, sem amarras acadêmicas ou estéticas, é a ideia a ser compartilhada no curso.
Últimos dias de inscrição.

curso 'Fotografia de Viagem' com Rafael Araújo

11 a 24 de junho - de segunda à sexta + viagem a definir

Destinado a iniciantes, a proposta deste curso é compartilhar conceitos e técnicas fotográficas no contexto de viagem. Criar relações entre os dois fazeres, propondo uma vivência desde o planejamento às experiências e situações mais comuns durante uma viagem.
Últimos dias de inscrição.
 
a biblioteca cresceu mais um pouco
e espera tua visita



 

Fotografia Paraibana em Revista

Gustavo Moura

Contemplado pelo prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia de 2012, é baseado na riqueza paraibana e suas vertentes nordestinas, reunindo ensaios produzidos a partir da década de 50 até os dias de hoje.
   
 

O Futuro tem o coração antigo

Celso Borges

O livro reúne 60 poemas curtos, fotográficos, sobre a cidade de São Luís, que dialogam com 30 fotografias feitas por alunos do Curso Técnico em Artes Visuais do IFMA e inclui um vídeo de 18 minutos do cineasta Beto Matuck.
   
 

Quem somos nós

Celso Oliveira
Um ensaio realizado pelo fotógrafo Celso Oliveira desde 1991, iniciado no Cariri cearense e desenvolvido entre o Norte e Nordeste do Brasil.
  

 

Revista Pitomba

Publicação independente maranhense orquestrada por Bruno Azevêdo, Celso Borges e Reuben da Cunha Rocha que segue a máxima que eles mesmos gritaram no editorial do número inicial da revista: “quer fazer, faz!” 
   
 

A imagem na idade mídia

Marcus Ramúsyo de Almeida (org.)

Fomentado em 2009 pelo Apoio a Publicações APUB-FAPEMA, a publicação é uma compilação de artigos com enfoque multidisciplinar sobre a imagem como centro de estudo, a partir de temáticas que transitam entre política, design, jornalismo, artes plásticas, turismo e religião.
   
 

Visualidades

José Almir Valente e Marcus Ramúsyo de Almeida (org.)
Comunicação, arte e cultura nos anos 10.
   
 

Memórias da Imagem

III Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia

Partindo da associação constante que se faz da fotografia com a memória, os participantes refletem acerca dos modos de memória reinventados pela fotografia e como ela pode se constituir enquanto pensamento artístico.
  

 

Homem Cultura Natureza

IV Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia

Reúne trabalhos onde a ideia de natureza não está vinculada somente à noção idealizada de algo desvinculado da ação do homem e, portanto, ligado à ideia de cultura - a paisagem e o retrato são construções culturais, forjadas pelo homem e pelo artista.
 seguimos caminhando


Pinhole Day Belém 2014

Pinhole ao Cubo: processos, potências e possibilidades

O Pinhole Day Belém 2014 continua dando frutos. Acompanhe a galeria de imagens dos mais de cem participantes que celebraram o Pinhole Day Belém em dois locais simultâneos - Instituto de Artes do Pará e Fórum Landi. As percepções sobre o tempo e a chuva permearam nosso encontro.
Aguarde, em agosto, no aniversário da Fotoativa, o seminário Pinhole ao Cubo: processos, potências e possibilidades!

projeto Fototaxia

Em busca do elo perdido

O projeto Fototaxia, de formação de professores da Rede Municipal de Educação, coordenado por Miguel Chikaoka, começa a visitar as escolas parceiras que irão desenvolver projetos artísticos-pedagógicos como desdobramento da semana de formação no início de fevereiro. Ao todo serão cinco projetos acompanhados. As visitas começaram esta semana.

Casarão Fotoativa

O retorno ainda é uma incógnita. O último informe recebido na semana passada: a empresa (Senenge) havia entregue os papéis faltantes para concretizar a liberação dos recursos referente ao executado. Seguimos acompanhando os encaminhamentos entre as partes para retornar ao Casarão tão logo possamos.
A imagem é de um dos encontros para formação do Conselho Curatorial da Fotoativa.
 lembranças de maio 

café fotográfico Navegante da Luz

com Marisa Mokarzel e Miguel Chikaoka


O Café Fotográfico convidou a pesquisadora e o artista para uma conversa sobre o livro recentemente lançado, Navegante da Luz, que é resultado da Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2013.
O Café Fotográfico retoma seus trabalhos em agosto, com Danilo Bracchi falando sobre sua experiência com Dança e Fotografia. Aguarde!

ENNEFOTO.14

16 a 18 de maio, Salvador-BA

Após o encontro de 2012 em Belém-PA, o II Encontro Norte-Nordeste de Produtores Culturais da Fotografia discutiu Políticas Públicas em Fotografia, com a presença de 15 estados, articulando suas ações entre os GTs de Memória, Difusão, Projetos Sociais, Formação e Políticas Públicas. O Bahia Foto aconteceu reuniu diversos municípios do interior. José Viana apresentou um 'Breve Panorama da Fotografia Paraense', após uma conversa articulada entre diversos agentes em Belém-PA.

TEIA 2014

19 a 24 de maio, Natal-RN

O Ponto de Cultura 'Olhos de Ver Belém', sediado na Fotoativa entre 2008 e 2010, esteve na Cobertura Colaborativa da TEIA 2014. Além do reencontro da rede de Pontos de Cultura, quatro anos depois da última TEIA em Fortaleza-CE, entre Grupos de Trabalho, Fóruns e Plenárias, pontos e ponteiros afirmaram a diversidade cultural brasileira e o programa Cultura Viva como Política Nacional, recentemente aprovada pelo Senado.
+ saiba mais via Cobertura Colaborativa dos Pontos de Cultura
 
 

 

desenvolvido por
Núcleo de Comunicação e Difusão
Arlem Araujo, Camila Fialho e José Viana


Associação Fotoativa

fotoativa.org.br
a.fotoativa@gmail.com
+55 (91) 3225-2754
Frutuoso Guimarães, 615
bairro da Campina
Belém Pará Brasil
 

Nenhum comentário: