sábado, 28 de junho de 2014

Balanço do Semestre: Alguns dos Melhores Filmes de 2014




Não sei quanto a vocês, mas este primeiro semestre de 2014 veio com produções muito interessantes.
Devo destacar, aliás, que decidi trazer a obra La Grande Bellezza, de Paolo Sorrentino, para a presente lista (ela já apareceu na do ano passado). Este longa estreou neste semestre em Belém e causou uma recepção mais do que positiva. É um grande ensaio sobre Roma, sobre o processo de envelhecimento e suas relações contraditórias com o viver no mundo contemporâneo, sobre nosso querido maestro Federico Fellini.
Junto do filme de Sorrentino, outro destaque é para Azul é a cor mais Quente, de Abdellatif Kechiche, ganhador da Palma de Ouro em Cannes de 2013. Esta obra, a qual versa sobre mundos diferentes, mesmo dentro de um universo que muitos consideram único (universo de grupos femininos homoafetivos), chegou em um contexto geopolítico e global conflituoso e tenso – e sua presença, portanto, é um posicionamento contra esses mais novos horrores sofridos pelas populações LGBTQ+, infelizmente com certo tipo de objetificação das personagens. 
Para fechar, não posso deixar de comentar a obra de Lars Von Trier, Ninfomaníaca (e aqui consideramos o Volume 1 e o Volume 2 como um filme só). Mais uma vez em parceria com a atriz Charlotte Gainsbourg, o longa do dinamarquês é ousado (caso das polêmicas envolvendo uma misoginia velada em seus filmes). Seu longa dois-em-um busca desconstruir a noção que temos de determinar o que é certo e errado para o outro.

Outra coisa. Ainda ressalto alguns títulos dos apresentados na disputa pelo Oscar 2014. Fora as escorregadas comuns da academia, tivemos acesso a ótimos filmes de Martin Scorsese, Spike Jonze e Alexander Payne.
Quem acha que o Brasil não produziu nada de relevante, enxergamos algo completamente diferente, vindo da atual produção pernambucana. Tatuagem, de Hilton Lacerda, mostra extrema sensibilidade, não limitada pelo império da Globo Filmes. Arte, política, corpo e gênero são alguns dos eixos para se apreciar esta mais nova preciosidade local cinematográfica.




Filmes 1º Semestre 2014


01 – Tatuagem (Hilton Lacerda)
02 – Ela (Spike Jonze)
03 – O Lobo de Wall Street (Martin Scorsese)
04 – Doze Anos de Escravidão (Steve McQueen)
05 – A Grande Beleza (Paolo Sorrentino)
06 – A Caça (Thomas Vinterberg)
07 – Blue Jasmine (Woody Allen)
08 – Dentro da Casa (François Ozon)
09 – Nebraska (Alexander Payne)
10 – Tom na Fazenda (Xavier Dolan)
11 – Ninfomaníaca (Lars Von Trier)
12 – Jovem e Bela (François Ozon)
13 – A Religiosa (Guillaume Nicloux)
14 – Álbum de Família (John Wells)
15 – Círculo de Fogo (Guillermo del Toro)
16 – Azul é a cor mais Quente (Abdellatif Kechiche)
17 – Clube de Compra Dallas (Jean-Marc Vallée)
18 – Rush (Ron Howard)

Nenhum comentário: