segunda-feira, 28 de abril de 2014

Exposição "Espontâneos" de Alexandre Dantas na Galeria Theodoro Braga

Espontâneos – Alexandre Dantas



“Haverá quem pergunte: por quê não usa uma máquina fotográfica, já que pretende retratar a realidade visual com tamanha precisão?”. A questão retórica é de um texto escrito para a exposição O Toque da Luz (2009), primeira individual de Alexandre Dantas nesta galeria. Passados cinco anos desde então, meio tempo em que o pintor  apresentou a mostra Outros Caminhos (2013) no Hall Benedito Monteiro – FCPTN, expondo as crises de transição em suas escolhas formais, a pergunta se fragmenta e transige às urgências expressivas do pintor, que passa do óleo para a acrílica por um fator pragmático: velocidade.

A mostra Espontâneos se apodera precisamente do conceito de velocidade, bastante caro à arte contemporânea, na extremidade oposta do realismo naturalista, que é seu ponto ótimo de partida, e também a barricada de suas colisões. São retratos de diversas personalidades – as chamadas celebridades, tão caras ao universo pop cristalizado pelas serigrafias de Warhol – algumas fornidas na própria seara paraense. Há também, em meio a diversas faces reconhecíveis, algumas anônimas, talvez figurando ali propositalmente no contrapé do jogo associativo. Os retratos explodem cores e texturas que aludem ao fauve e ao expressionismo, sem deixar de lado o charme pop.

A palavra espontâneo diz respeito a algo que acontece sem planos, naturalmente, sem uma motivação externa, vivendo de si mesmo, de seu próprio ethos, e também de seu pathos intrínseco. A escolha pela velocidade da pintura em acrílica reorganiza a pintura de Dantas na direção da franqueza do showbiz, e produz seus próprios instantâneos: as efemérides que, na pintura, tem a chance de concorrer a perenidade pictórica.



Renato Torres
Músico, poeta e arte-educador

Serviço: Exposição Espontâneos - Alexandre Dantas
Abertura: 29 de abril de 2014 - 19h
Exposição: de 30 de abril a 30 de maio de 2014
de segunda a sexta, das 9h às 19h

--
FCPTN – Galeria Theodoro Braga
Av. Gentil Bittencourt, 650(subsolo) – Nazaré -  66035-340 Belém-Pa.  Tel. 3202-4313.
galeriatheodorobraga@gmail.com e gtb@fcptn.pa.gov.br.

Nenhum comentário: