domingo, 9 de fevereiro de 2014

Periódico Permanente - Número 4 - Divulgação

Acesse o PERIÓDICO PERMANENTE #4, lançado em dezembro de 2013, que tem como curadores residentesTobi Maier e Iuri Pereira.
 
 
Contemplado no Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010, o PERIÓDICO PERMANENTE (ISSN 2318-4647) organiza e reorganiza editorialmente os diversos conteúdos arquivados na plataforma forumpermanente.org ao longo de seus dez anos de existência. Com periodicidade trimestral, a publicação traz à luz textos, registros em vídeo e relatos críticos de eventos presenciais documentados no website sob diferentes amarrações curatoriais/editoriais.
 
O projeto editorial de Tobi Maier e Iuri Pereira busca "fortalecer pensamentos de comunidades marginalizadas e discursos de pós-colonialismo e feminismo de vários pontos de vista dentro do contexto brasileiro", contando com contribuições inéditas de Maria Thereza Alves ("Canibalismo no Brasil desde 1500"), Beatriz Lemos("Acervo Marcia X") e Fabiana Faleiros ("Solta essa porra"), além de uma entrevista com Glauco Mattoso, feita especialmente para a publicação. Do arquivo do Fórum foi resgatado o relato crítico da palestra de Hans Belting em São Paulo em 2008 ("Nos termos do outro") e a documentação crítica dos eventos Cinema Perigoso Divino Maravilhoso e Políticas da Imagem, entre outros. Em "Vandalism", Jimmie Durhamcomemora a pixação do Monumento às Bandeiras em outubro do ano passado.
 
Sobre Tobi Maier
Critico de arte e curador. Vive em São Paulo, onde trabalhou como curador associado da 30a Bienal de São Paulo (2011-2012). Anteriormente, atuou como curador no MINI / Goethe-Institut Curatorial Residencies Ludlow 38, em Nova Iorque (2008-2011) e no Frankfurter Kunstverein (2006-2008). Em 2013 lançou a publicação OEI # 60–61 2013: Extra-disciplinary spaces and de-disciplinizing moments. In and out of the 30th Bienal de São Paulo (512 paginas), foi curador das mostras The Second Sex - a visual footnote em Noisy-le-Sec, Paris, e Was ist Kunst- Mirrors of Production na Galeria Jaqueline Martins, São Paulo além das mostras individuais Marcelo Cipis: rostos a procura de um rostoPrêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013 e Alexandre Brandão: Efeito sem causa na Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo. Ele possui título de mestre em Estudos Curatoriais pelo Royal College of Art, Londres, Reino Unido.www.tmtxt.wordpress.com
 
Sobre Iuri Pereira
Graduou-se em Letras na USP e fez mestrado em Teoria Literária na Unicamp. É editor e professor de literatura. Publicou em 2012 o livro Dez poemas da vizinhança vazia e organizou edições de obras de Gil Vicente e Gregório de Matos. 
 
Sobre o Fórum Permanente: museus de arte; entre o público e o privado
A plataforma forumpermanente.org se tornou um arquivo de referência para as discussões do campo da arte contemporânea no Brasil e no exterior, acumulando a documentação crítica dos principais eventos presenciais ocorridos nos últimos anos. São textos, registros em vídeo na íntegra e relatos críticos de encontros, palestras, debates e oficinas, nacionais e internacionais, com ênfase em discussões sobre o museu de arte na atualidade, curadoria, mediação/educação e arte pública. A ideia deste novo projeto editorial é dinamizar esse arquivo, vendo como conteúdos publicados em diferentes épocas podem se tornar produtivos para gerar uma reflexão crítica no presente. Leia mais...
 
Atenciosamente,
 
Equipe Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado.
Forum Permanente's Team; art museums between: the public and private domain.
www.forumpermanente.org

Nenhum comentário: