segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Lúcia Gomes 20 anos no IAP


Carreira da artista plástica será revisitada com obras do acervo da Casa das 11 Janelas. Seminários sobre os 50 anos do golpe militar no Brasil também estão na programação que começa nesta terça-feira, 11 de fevereiro e segue até o dia 14.



Os 50 anos pós golpe militar de 1964, marcam a exposição sobre a vida e carreira da artista visual Lúcia Gomes, repleta de reflexões e militância humanistas. Intitulada: “ARARA ARERE ARIRI Direitos Humanos ARORO ARURU - 50 anos de repúdio ao Golpe Militar - 20 anos Lucia Gomes - Salve a Justiça - Punição aos torturadores!”, a mostra está composta não apenas das obras da artista, mas também de mesas redondas temáticas, realizadas ao longo da semana e que contarão com importantes nomes da história da ditadura no Pará, como Marisa Mokarzel, Paulo Fonteles Filho, Orlando Maneschy e Tadeu Lobato, além da participação de Lucia Gomes com relatos em todas as mesas.
A noção de liberdade (e seus paradoxos) e o respeito à vida e à justiça norteiam a produção exposta e as práticas de Lucia Gomes. Em duas décadas de uma produção complexa e ininterrupta, não foram poucas as vezes em que Lucia Gomes tocou assuntos que passam pela violação de direitos humanos, como as torturas no regime militar brasileiro. Sua mostra vem somar forças às manifestações decorrentes dos 50 anos de Golpe Militar no Brasil, buscando evidenciar tais memórias, ainda muito dolorosas.
Nascida em Belém do Pará em 1966, Lucia Gomes é uma artista irrequieta, e corrobora a ideia de que por meio da arte se modifica a maneira de pensar, agir, ver e sentir o entorno e o mundo. Além de exposições individuais e participação em coletivas em várias cidades e países, a artista possui uma vasta prática de ações artísticas em espaços públicos, e mesmo no espaço virtual. Desde 2007 radicou-se na Suíça, de onde instiga, provoca e mantém vínculos constantes com os seus, que ficaram do outro lado do Atlântico.

PROGRAMAÇÃO
MESAS DE CONVERSA
Local: Teatrinho do Instituto de Artes do Pará
Hora: 19h às 21h

Mesa I
Data: 11/02
Convidados: Marisa Mokarzel, Tadeu Lobato e Vânia Leal
Mediação: Maria Christina

Mesa II
Data: 12/02
Convidados: Ednaldo Britto, Orlando Maneschy e Paulo Fonteles Filho
Mediação: Werne Oliveira

Mesa III
Data: 13/02
Convidados: Giza Bandeira, João Cirilo e Sissa de Assis
Mediação: Ramiro Quaresma

Mesa IV
Data: 14/02
Convidados: Arthur Leandro, Gil Vieira Costa e Jaqueline Souza
Mediação: Cledyr Pinheiro

Serviço
Exposição “ARARA ARERE ARIRI Direitos Humanos ARORO ARURU - 50 anos de repúdio ao Golpe Militar - 20 anos Lucia Gomes - Salve a Justiça - Punição aos torturadores!”
Local: Instituto de Artes do Pará
Visitação: de 11 a 14/02/2014

Dani Franco - Jornalista DRT-Pa 1749
Assessora de Imprensa - Instituto de Artes do Pará
(91) 4006 2918 / 8883 7611
FB: Instituto de Artes do Pará
@iap_pa

Fonte: http://iap.pa.gov.br/noticias/83-destaques/1073-iap-recebe-exposicao-dos-20-anos-de-carreira-lucia-gomes

Nenhum comentário: