sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Artista Luciana Magno faz instalação de Orgânicos no IAP

Foto: Afonso Gallindo

Luciana Magno abre instalação "Orgânicos"

Na próxima terça-feira, dia 7, às 10h, a artista visual Luciana Magno inicia a instalação do projeto “Orgânicos”, que será montado no jardim do Instituto de Artes do Pará. Resultado do edital de bolsas 2013, o projeto integra o Circuito das Artes do IAP e permanece em execução até o dia 31 de janeiro de 2014.


 “Orgânicos” é um exercício relacional entre vídeo, performance, biologia, agronomia e geologia. A pesquisa realizou ações nas regiões de Bragança, Ajuruteua, Fordlândia, Belterra, Santarém, Alter do Chão, Carajás, Serra Pelada, Marabá, Altamira e Xingu. Lugares escolhidos devido as interferências sofridas nas paisagens por conta do deslocamento do curso do rio, causadas pelas obras da Usina Hidroelétrica de Belo Monte. Em Belém, o projeto é desenvolvido nos arredores da cidade e nas Ilhas do Combu.

A instalação no IAP é o resultado desse processo de busca pelo entorno do rio. No dia 7, além da exibição do processo de pesquisa e do registro das performances, haverá ainda um bate bato com o público. “Desde o início da bolsa, venho plantando algumas mudas, junto com a equipe do IAP, tentando manter uma área mais natural, sem grandes interferências do paisagismo. Os vídeos vão ser exibidos no jardim, porque todo o processo veio da natureza, queria que a mostra comungasse disso também”, informa Luciana.

O registro das performances foi feito pelos artistas Luciana Lemos e Solon Ribeiro. O projeto contou ainda com o apoio dos pesquisadores Amintas Lopes e Luiza Antunes; assim como do Instituto Chico Mendes, do campus da Universidade Federal do Pará em Bragança, do Centro de Pesquisa em Mangue, coordenado pelo professor Marcos Emanuel, e do Departamento de Cartografia e Geologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de Belém.

Para saber mais sobre a artista vá em: http://www.iap-circuitodasartes.com.br/pagina/luciana_magno



Serviço
Instalação do “Orgânicos” de Luciana Magno
Terça-feira, 7 de janeiro de 2014,
Instalação: 10h
Bate-papo com o público: 19h
No Instituto de Artes do Pará. Entrada franca.

-- 

Equipe Ascom - IAP
Telefones: 4006-2918
E-mail:
 iapcomunicacao@gmail.com 
Site:
 
www.iap.pa.gov.br

Twitter: @iap_pa

Nenhum comentário: