segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Filmes de Walério Duarte no Cineclube Alexandrino Moreira

Filmes de Walério Duarte no Cineclube Alexandrino Moreira nesta segunda (4/11/2013)

O cineclube Alexandrino Moreira apresenta nesta segunda-feira, 4 de novembro, dois filmes do premiado diretor paraense Walério Duarte: o curta-metragem “Açaí com Jabá” e o documentário “Camisa de 11 Varas”. Tudo a partir das 19h, no Teatrinho do IAP, com entrada franca.

O primeiro filme a ser apresentado é o curta “Açaí com Jabá”. Com 13 minutos de duração, e dirigido de forma coletiva por Alan Rodrigues, Marcos Daibes e Walério Duarte, “Açaí com jabá” é uma história típica e orgulhosamente paraense, onde o açaí é mais do que um mero coadjuvante: é o protagonista.
A bebida, tão apreciada no Pará graças a seu sabor único e suas conhecidas potencialidades energéticas, ganha um olhar novo, bem humorado, com ares de lenda urbana.
No filme tomar açaí é um ritual, um desafio a ser encarado com respeito. Sua cor forte e seu fluir pesado dão o tom de um duelo peculiar, sob o sol escaldante de Belém do meio dia. 

Produzido em 2010, o documentário “Camisa de 11 Varas” tem 52 minutos e foi originalmente intitulado “Profissão: Escravo”. O filme refaz a trajetória de 12 homens que foram recrutados em 1974 por um “gato”, para trabalhar em uma fazenda no interior do Pará. Esses homens foram escravizados, e para fugir dessa condição enfrentaram uma longa jornada pela selva paraense. Os que conseguiram sobreviver ao caminho de volta recontam sua história que, nesse documentário, é reencenada por jovens moradores da região.



Serviço:
“Açaí com Jabá” e “Camisa de 11 Varas” no Cineclube Alexandrino Moreira
Segunda-feira, 4 de novembro de 2013
Às 19h
Teatrinho do IAP – Praça Justo Chermont, 236
Entrada franca.



Atenção!
Terça-feira (5) tem ICONOCLÁSSICOS no Teatrinho do IAP. Veja a programação:
http://www.iap.pa.gov.br/noticias/83-destaques/1023-dia-do-cinema-brasileiro-e-comemorado-no-iap-com-filme-sobre-rogerio-sganzerla
-- 

Gerência de Artes Plásticas e AudiovisuaisInstituto de Artes do Pará
Praça Justo Chermont, 236 (Ao lado da Basílica de Nazaré)
66035-140 / Belém - Pará
(91) 4006-2904/2910/2911

Nenhum comentário: