segunda-feira, 30 de setembro de 2013

OFICINA DE FOTOGRAFIA DOCUMENTAL - GUY VELOSO

“Do Poético ao Prático”
Oficina de Fotografia Documental, com Guy Veloso
no Fórum Landi, das 19h às 22h no período de 02 a 05 de outubro.
30 vagas e investimento de R$ 200,  
Inscrições na Fotoativa, Travessa Frutuoso Guimarães, número 615, entre General Gurjão e Riachuelo, no bairro da Campina. Contatos podem ser feitos pelo número (91) 3225-2754 ou através do e-mail a.fotoativa@gmail.com.




Outubro está a porta e a Fotoativa, a pedidos, realiza a oficina “Do Poético ao Prático”, com Guy Veloso. Focada na fotografia documental, a atividade possibilita a análise de um projeto temático de média ou longa duração, desde a sua concepção, dentro dessa modalidade fotográfica.


Partindo de sua vasta experiência profissional – se detendo especialmente sob o projeto “Penitentes: dos Ritos de Sangue à Fascinação do Fim do Mundo” – Guy explicará sobre cada uma das fases do ofício do fotógrafo que se dedica ao trabalho artístico, passando da criação/pesquisa, até a realização, exibição e a pós produção. Além disso, o ministrante abordará outros temas como as técnicas de abordagem, a ética fotográfica, o mercado de fotografia autoral e as formas de apresentação de projetos a galerias e museus.

“Do poético ao prático: fotografia documental” é destinada a fotógrafos e estudantes avançados de fotografia, interessados em compartilhar informações sobre a construção da poética fotográfica. Os participantes serão estimulados a identificarem temas de ensaios fotográficos, diferenciando as formas de abordagem de personagens, além de contarem com informações sobre como valorizar e indicar algumas formas de editar um portfólio e produzir projetos para salões e concursos.

“Vamos novamente, não nos deter nas questões técnicas, de fotografia analógica ou digital, mas sim compartilhar informações que cada pessoa poderá aplicar da forma como desejar, seja utilizando um equipamento profissional ou até um celular”, esclarece Veloso.

As inscrições já estão abertas (30 vagas no total), com investimento de R$ 200, e as aulas serão realizadas no Fórum Landi, das 19h às 22h no período de 02 a 05 de outubro. Para se inscrever, basta procurar a secretaria da Associação, localizada na Travessa Frutuoso Guimarães, número 615, entre General Gurjão e Riachuelo, no bairro da Campina. Contatos podem ser feitos pelo número (91) 3225-2754 ou através do e-mail a.fotoativa@gmail.com.


Guy Veloso

Guy Benchimol de Veloso nasceu (1969) e trabalha em Belém-PA. É fotógrafo desde 1989 com diversas publicações e mostras nacionais e internacionais. Seus ensaios até hoje são feitos com equipamento analógico. Usa apenas lentes 35mm para, como diz, “chegar ainda mais perto das pessoas”, o que em muitos casos torna-se um verdadeiro “corpo-a-corpo” durante grandes procissões e romarias. Os projetos de cunho antropológico demoram anos para serem apresentados ao público pela extensa pesquisa e envolvimento do fotógrafo. Em 2007 expôs individualmente na própria fábrica do equipamento que usa, Leica, em Solms-Alemanha.

Compõe os acervos Essex Collection of Art from Latin America, Colchester-Inglaterra; Coleção Nacional de Fotografia, Centro Português de Fotografia, Porto-Portugal; Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; MAR – Museu de Arte do Rio; Pirelli / MASP; Joaquim Paiva/MAM-RJ e MAM-SP. Convidado pelos curadores Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias, Guy Veloso exibiu o ensaio documental Penitentes na Bienal Internacional de São Paulo de 2010.

“Penitentes: dos Ritos de Sangue à Fascinação do Fim do Mundo”, é um projeto desenvolvido entre os anos de 2002 e 2010 e apresentado na 29ª Bienal de São Paulo.


-- 
Associação Fotoativa
Tel XX 91 3225-2754

Utilidade Pública Municipal e Estadual

Nenhum comentário: